Ed.Nº 135 – Mafia II: Jimmy e Joe (2010)

Analise

Faaala gamers do Brasil! A nossa viagem através da Empire Bay, a cidade do jogo Mafia II continua em pleno vapor porque agora, iremos focar nossos olhos para o conteúdo adicional, que são as DLCs. Existem três pacotes adicionais e disponíveis para o PC, PS3 e Xbox 360.

Precisamente falarei sobre Jimmy’s Vendetta e Joe’s Adventure, duas DLCs que apareceram alguns meses depois do lançamento do jogo base em 2010, Mafia II chegou em agosto e essas DLCs apareceram entre setembro e outubro para que vocês tenham uma boa noção de como aconteceu. Esses conteúdos foram produzidos também pela 2K Czech, mesmo estúdio do jogo base.

Jimmy possui um desafio puxado para o lado Arcade sem muita conversa. Jogo e mais jogo com ação sem interrupções, é bem aquela coisa, “insira a ficha e só largue do jogo quando tiver terminado”.

Por outro lado, Joe é a DLC que vai tampar um enorme buraco na história principal, aqui já é algo mais entrelaçado com a própria história e o enredo e para o jogador que deseja continuar fazendo missões lineares vai gostar bastante porque essa DLC é como se dissesse: “legal, você manjou bem do jogo agora vou aumentar a dificuldade porque eu sei que você é bom”.

E como tudo isso se aplica em Mafia II, é o que veremos agora na Edição 135 com Jimmy’s Vendetta e Joe’s Adventure. Acompanhem:

Mafia II Jimmy's Vendetta Joe's Adventures MarvoxBrasil

Quando me dei conta Mafia II estava sendo anunciado lá em 2008 com trailer, teaser e imagens. Naquele momento vai saber quando ele seria lançado, não tinha ainda uma data prevista, e o mais importante, quando que eu conseguiria jogar. A oportunidade apareceu em 2012 durante uma promoção de julho no Steam Summer Sale. Até aqui não passava pela minha cabeça comprar qualquer coisa adicional, só pensava em jogar Mafia II. Chegou que em 2012 eu estava dando atenção para o Nintendo Wii porque haviam surgido jogos em 2010/2011 que eu queria terminar como desafio pessoal mesmo. Veio então julho de 2013 e a mesma promoção que por sorte os dois conteúdos estavam por um preço bastante vantajoso, e assim enxerguei a oportunidade de jogar Mafia II por completo e terminar também as duas DLCs.

Leia mais sobre minha primeira impressão de Mafia II no Meme Gamer de 2013!

A primeira DLC chama-se The Betrayal of Jimmy, originalmente foi exclusivo para o PS3 e na época quem comprava o jogo base podia fazer o download gratuitamente através da PSN. Depois de um tempo, esse pacote foi liberado para Xbox 360 e no PC é encontrado tranquilamente no Steam. Esta DLC conta com 30 missões novas e coloca o jogador no controle do personagem Jimmy que conheceremos melhor a seguir.

Então, basicamente as DLCs ficam deste jeito no menu principal do jogo. The Story é o enredo principal e as DLCs são expostas na ordem de lançamento, isso que é também legal por deixar organizado em uma ordem cronológica, por isso é necessário instalar o jogo base para conseguir acessar as DLCs que não são standalone, que é aquele formato como Far Cry 3 Blood Dragon que funciona de forma independente sem o jogo base.

Mafia II + Conteúdo adicional

A vingança de Jimmy

“Eu costumava ser um cara bem legal. Está com algum problema? Você chama o Jimmy. Não sabe o que fazer para resolver uma situação? Você chama o Jimmy.” – Jimmy

Jimmy trabalhou por muitos anos para a família Gravina, uma das várias famílias poderosas de Empire Bay. Era o braço direito de Sal Gravina, conhecido como Big Sal ou apenas Don. Até aqui Jimmy vivia aceitando todos os serviços que lhe era passado. Faça isso! Apague aquele! Resolva isso! Jimmy honrava com sua profissão normalmente sem reclamar.

Foi então que Judge Hillwood ligado com a família Gravina chamou Jimmy para um serviço em que tinha que roubar um carro, e no fim o carro estava cheio de drogas, a polícia já sabia de tudo e foi fazer a batida e assim prendeu o personagem. Tudo era um esquema para tirar Jimmy de circulação por 15 anos.

A DLC Jimmy’s Vendetta começa dentre esses 15 anos, no final dos anos 40, praticamente em momentos finais vividos pelo jogo base, sem entrar em contato com Vito ou Joe. A trama aqui é bem fechada para o lado empresarial da máfia e das famílias conhecidas durante o enredo principal, em parte é interessante porque depois tudo acaba virando um intensivo para saber se o jogador prestou atenção nos nomes e nos rolos de cada família.

Quando começamos, Jimmy esteve trancafiado por todo esse tempo, ele nem viu praticamente a guerra acabar e por razão do destino uma tentativa de rebelião estoura fazendo o jogador tomar o controle do personagem. Chega a ser até interessante porque o personagem ele já era da máfia, já era super conhecido por todos os trabalhos já concluídos e de repente o mesmo cara está livre sem nada para detê-lo. Seria como soltar um tanque de guerra na terra da viagem de Gulliver para que vocês entendam o estrago.

O jogador terá com Jimmy o seguinte objetivo, durante 34 missões, arrumar um jeito de eliminar todos aqueles que o colocaram para ver o Sol nascer quadrado. O jogador vai entrar em missões com muito combate de peito aberto, perseguições, importante saber armar um bom plano de fuga porque a polícia vai ficar na sua cola o tempo todo. Por isso como sugestão, até acho importante primeiro terminar a campanha principal porque é naquela hora da correria, da perseguição ou fuga que conhecemos melhor os becos, avenidas e ruas para sabermos a hora certa de jogar o carro em um canto e passar despercebido até esfriar o nível de procurado.

Jimmy's Vendetta, DLC, Mafia II

Empire Bay

Abaixo vemos o mapa viário de Empire Bay, uma cidade que segundo a 2K Czech é fictícia e mistura trechos de: Nova York, Chicago, Los Angeles, Detroit e Boston, todas são cidades dos Estados Unidos, qual a proximidade com essas cidades naquela época dos anos 40 a 50, eu particularmente nunca vou saber. Pena que não fazem jogos de época assim com a cidade de São Paulo.

Mesmo assim, reparem na cidade pelo mapa e vejam como aparentemente é uma cidade bastante compacta e bem fácil de decorar, com apenas 3 rodovias principais (em amarelo) que interligam vários pontos da cidade. E para quem quiser enxergar em um tamanho bem maior, cliquem na imagem para expandir o mapa e ver onde se concentra a maioria dos ícones importantes que o jogador, vez ou outra, tenderá a passar.

Mafia II Empire Bay Mapa

Gun Shop, Harry (loja de armas) – Para esse local existem dois ícones para indicar a loja que vende armas mais leves e outro ícone indica armas mais pesadas como metralhadoras.

Body Shop (oficina) – Além de arrumar o carro, é possível emplacar os carros também, então coloque o que você quiser, os carros emplacados nem precisa se preocupar em abandoná-los em algum canto porque vão reaparecer na sua garagem, afinal, o que é seu ninguém tira. O mais legal são rodas e calotas, são muitos tipos diferentes para escolher.

Giuseppe (ferro-velho) – Só existe um ponto para este lugar, além de algumas missões na história principal, também é possível ganhar uma grana ao entregar carros muito procurados para Giuseppe destruir com a prensa. Mas não pense que você vai procurar carros pelo nome, aqui o lance é que cada veículo, sejam carros ou caminhões possui uma sujeira, algo como um corpo no porta malas, ou drogas, e o jogador precisará apagar evidências. Só achei pouco explorado esse lado do Giuseppe podiam ter pensado em mais missões porque como os carros estão “quentes”, ou seja, com algo criminoso e portanto, sempre tem a polícia de olho.

Clothing Store (roupas) – Uma loja mais diferente que a outra e com estilos de roupas para cada ocasião, mesmo que o interesse de 90% dos jogadores apenas querem sair e completar a missão, existe o lado elegante ou descontraído para aparecer e se apresentar para os chefões da máfia de Empire Bay.

Bar (caneca de cerveja) – Bares enormes que servem de fachada para bordéis e botecos, menores e mais aconchegantes para tomar aquela cervejinha enquanto ouve uma música ambiente.

Food and Drinks (energia) – Guarde bem aquela grana arrecadada após ou durante as missões, será muito bem utilizado nos restaurantes e lanchonetes para comer aquele hamburgão e tomar até um refrigerante.

Home (salvar jogo) – Seu esconderijo, sua casa, local onde dorme, descansa e se alimenta também. Existem vários pontos que você pode comprar para chamar de lar e o mais importante, salvar o seu jogo. O interior dessas casas esbanjam detalhes, chega uma hora que de tanto jogar, você começa a não querer mais sair das casa. A geladeira por exemplo, tudo o que eles tiram de lá, de sanduíches e refrigerantes a cervejas possui um nível de detalhe que dá vontade de puxar aquele objeto para fora da tela.

Gas Station (posto de gasolina) – Todos os veículos possuem um medidor de combustível, se um determinado veículo for utilizado várias e várias vezes, é melhor passar em um posto e abastecer, antes de iniciar qualquer missão. Nesses jogos sempre tem aquele carro que o jogador simpatiza mais e fica, “esse carro é bom e não quero perder ele não”.

Jimmy's Vendetta, DLC, Mafia II

Jimmy’s Vendetta chegou em 7 de setembro de 2010, o único porém é, o jogo possui 34 missões que ao terminar só vai valer a pena se mais pessoas que você conheça também joguem e tentem brigar pela sua pontuação, o que normalmente é difícil encontrar rostos conhecidos em um mesmo jogo, ainda mais neste. Foi a mesma coisa quando joguei Zombie Driver HD, até um certo mapa todo mundo fez pontuação e deixou lá no ranking pelo Leaderboarding e depois o pessoal desencanou, isso é muito normal. Acaba existindo uma preguicinha, além da falta de tempo para jogar, o que é mais que normal.

Mas, para aqueles que procuram mais detalhes sobre a história de Vito Scaletta e o enredo principal é capaz de gostar ainda mais do pacote Joe’s Adventures.

As peripécias de Joe

O terceiro e último conteúdo adicional chegou em novembro de 2010, em um pacote muito diferente e que trabalha no sentido de explicar ao jogador a existência de um enorme buraco na história de Mafia II que desenrola entre os anos 40 até o início da década de 50. Apesar de serem 10 anos, os anos 40 e 50 possuem comportamentos muito diferentes, é como pensar no início do Ano 2000 e no presente 2016 e vem aquele pensamento lembrando das coisas. Nossa parece até que foi em outra dimensão! No caso do Mafia II essa mudança reflete também nas músicas tocadas em rádios e nos locais públicos. Existem faixas da trilha sonora que só começam a tocar quando chegam os anos 50.

No player  abaixo é possível ouvir uma das faixas presente na trilha sonora de Mafia II, você pode ouvir enquanto termina de ler.

Joe é o melhor amigo de Vito desde a infância. Quando muito jovem, Joe já tinha uma gangue montada e foi em uma dessas caminhadas que conheceu Vito e o chamou para fazer parte da gangue. Depois, Joe começou a trabalhar para a família Clemente, que eram todos bandidos. Foi a partir daqui que Joe aprendeu com a família tudo o que mais sabia fazer.

Bebidas fortes para travar o corpo e o cérebro, carros velozes para desprender a alma do corpo e mulheres a rodo, essa é a vida de Joe. Um sujeito que por mais que seja um bon vivant, ele possui um coração enorme. Quando Vito estava na pior sem grana nenhuma, e todo ferrado, o amigo deu um apartamento para Vito morar. O único problema de Joe é o temperamento, é do tipo, bebeu vai para cima na porrada, e nem tudo se resolve assim.

Essa é uma dupla muito interessante porque existe muito banho de água fria entre os dois perfis, cada um tem seu pensamento e se respeitam muito sendo que Vito  é o ponto racional e Joe é o lado impulsivo. Quando Joe quer agir com os punhos, entra Vito para apaziguar e dizer “dá para resolver de outro jeito”. Às vezes chega a irritar porque os acontecimentos são tão fortes que chegam a mexer com a emoção mesmo. Fica aquela vontade de pegar o carro e sair metralhando o alvo daquela missão, mas aí, você percebe que o cara não estará sozinho, e quem passou do Capítulo 8: Balls and Beans, lembra que entre os Capítulos 8 a 10 é um miolo que mais parece um caroço de abacate. O jogo entra em uma dificuldade muito legal que desafia você o tempo todo, um passinho errado poderá ser a morte.

Quanto a esse lado impulsivo, o problema começa quando chefes de família buscam resolver tudo de modo menos chamativo, e pessoas como Joe e Jimmy acabam às vezes, estragando mais do que resolvendo. Quebram tudo, queimam qualquer coisa, causam estragos e fica difícil apagar vestígios desse jeito. Haja “Garoupa” para a polícia de Empire Bay, porque a “Onça”, coitada, ficou pobre demais.

Clip Trip

Joe’s Adventures foi a DLC mais aguardada pela própria 2K Czech, em seu conteúdo temos: 25 novas missões, 7 novas roupas para comprar nas lojas da cidade, 9 territórios novos, 19 revistas da Playboy e 10 Conquistas a mais. O jogo base possui 12 horas apenas para chegar ao fim e terminar, o pacote Joe’s Adventure adiciona mais 6 horas no jogo, assim como The Betrayal of Jimmy e Jimmy’s Vendetta, cada DLC adicionará 6 horas.

Essa ansiedade da 2K Czech para a vinda desta DLC foi mais pelo fato que Mafia II teria originalmente 22 Capítulos, mas o estúdio percebeu que o jogo ficaria extenso demais, muito longo e maçante para o jogador acompanhar e decidiu fragmentar extraindo as partes com o Joe para deixar tudo em um pacote separado de onde saíram mais alguns conteúdos citados acima.

Em um momento do jogo base Vito Scaletta é preso por 10 anos em Hartmann Federal Penitentiary, dentro da prisão o jogador terá uma outra visão mais interna do jogo, apenas focado na prisão mesmo. Passam dias, meses, Vito acaba conhecendo algumas pessoas, inclusive um dos maiores conselheiros da família Vinci, que acaba sendo mais que um padrinho praticamente, ensina até o Vito a lutar boxe.

Quando Vito consegue sair da prisão e voltar em plena atividade para Empire Bay, não encontramos mais o Joe e só ficamos sabendo dele lá no final. Esse buraco na história principal acontece porque Joe começa a apresentar um lado que ele até então no enredo principal não havia despertado. Interesse por poder e começou a aparentar maduro, mas de um jeito que chega a preocupar. Eis que entra um outro líder que estende a mão para, quem sabe, empurrar Joe para o patamar que ele almeja. Será?

Enquanto Vito ganhava um intensivo na prisão de melhor sobrevivência nas ruas, Joe estava mesmo era entregando currículos. Eu nem lembro de Joe bebendo nessa DLC, e as localidades que acontecem as missões de Joe’s Adventures são muito difíceis, principalmente porque uma delas acontece ainda no inverno, e de carro, Joe precisa perseguir um grupo e a perseguição é tão frenética que vai continuar em cima de um lago congelado. E aí meu amigo, como controlar o carro em uma área extremamente escorregadia com o carro desgovernado, é muito louco.

E mesmo Joe sendo um personagem que não é tão magro, isso não é motivo para fazer feio. Joe consegue ser muito rápido e aguenta muitos tiros durante as lutas. Se Mafia II fosse um beat’em up, Joe seria aquele personagem facilmente escolhido, daria até briga. E pelas DLCs daria para resumir deste jeito:

  • The Betrayal of Jimmy e Jimmy’s Vendetta, é feito para o jogador que procura um jogo mais Arcade.
  • Joe’s Adventures, procura explicar ao jogador interessado na história o que acontece do lado de fora da prisão onde Vito Scaletta foi sentenciado. O jogador continuará a explorar Empire Bay e controlará o personagem Joe Barbaro.

Vietnã, protestos e mais Mafia

A próxima parada acontecerá em New Bordeaux, cidade do terceiro jogo, que nos poderá revelar ótimas curiosidades e histórias que com certeza passou despercebido, vai ter gente revisitando todos os cantos desde Lost Heaven até Empire Bay só para não perder nenhum detalhe. Por enquanto sabemos que Vito Scaletta está no elenco, aliás ele está no elenco desde 2002, mas e quanto os outros, e Joe Barbaro. O jeito é esperar até outubro para sabermos mais.

Eu espero que Mafia III mantenha a integridade da franquia com a mesma profundidade única, assim como acontece desde 2002. Igual a esta abertura do estúdio onde aparecem dois caras, um deles recebe a tatuagem com o logotipo do estúdio, essa abertura aparecia ao iniciar Mafia 1, quando a 2K Czech ainda era a Illusion Softworks, alguém lembra desta abertura?

Abaixo, acompanhe algumas imagens de Mafia II e o pacote Joe’s Adventures, e assim termina este especial em duas edições de Mafia II. Se você perdeu a edição 134 poderá acessar aqui sem problema. Até a próxima!

Sobre Marvox

Formado em Comunicação Social: Propaganda e Marketing, fundador e autor do Blog MarvoxBrasil. Criador da série Start Again no Youtube. Desde 2015 faz parte da equipe do Canal Jornada Gamer. Minha maior paixão, saber que consigo ajudar pessoas a terminar mais jogos. Essa conquista não tem preço!

Publicado em 2 de julho de 2016, em Análises, Atualizações do Site, PC, PS3, XBOX 360 e marcado como , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Para comentar não é preciso se identificar. Mas, se quiser, pode comentar utilizando seu login do Facebook, Twitter, G+ ou Wordpress. Grande abraço!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: