Ed.Nº 94 – Speed Racer in The Challenge of Racer X (1993, PC)

Ed94SpeedRacerMVX

Faaala gamers do Brasil! Na edição 94, vamos embarcar juntos com Go Mifune, mais conhecido por aí como Speed Racer, e à bordo da maravilha tecnológica chamada Mach 5 ou Mach Go, estaremos em um desafio de tirar o fôlego neste jogo de corrida criado pela Accolade em 1993. Naquela época esta softhouse estava em seu auge até a infeliz queda e encerramento das atividades em 1999. E conseguir os direitos do anime para esta produção muito marcante, não foi fácil. Acompanhe, e vamos encarar de frente o Corredor X.

SpeedR000

Go! Go! Go!

A carreira do jovem Speed Racer começou em 1960 no Japão, quando o autor Tatsuo Yoshida resolveu contar uma história sobre corridas de automóveis. O nome original do personagem é Go Mifune (por isso tem a letra G estampada na camisa), uma homenagem para o ator japonês Toshiro Mifune, protagonista do filme Os Sete Samurais. Speed Racer tem apenas 18 anos e dirige o carro Mach 5 criado por seu pai, Pops Racer. O clima anos 60 envolta da história, é inspirado em filmes como, Viva Las Vegas, estrelado por Elvis Presley e 007 Contra Goldfinger (nos momentos de ação quando Speed desvenda alguns mistérios).

SpeedR009

A Família Racer

Um dos momentos mais intrigantes da história, é a relação entre Speed Racer e o Corredor X, que na verdade é o irmão mais velho chamado Rex, que após uma situação de risco que quase custou a própria vida durante uma corrida, Rex discutiu pesado com Pops Racer, e no fim, Rex voltou na forma do Corredor X e agente secreto da Interpol. E Speed Racer não sabe, mas tem uma leve ideia que o Corredor X possa ser seu irmão que sumiu há anos.

Além de Speed Racer, Rex e Pops Racer, o paizão da família, temos também o Gorducho (irmão mais novo) que vive junto com Zequinha (um macaco de estimação), Trixie (a namorada de Speed), Moms Racer, além do Inspetor que sempre pede ajuda de Speed Racer para desvendar mistérios, e o mecânico Sparky, sempre pronto a consertar o Mach 5, seja lá qual for o problema.

SpeedR002

O Desafio do Corredor X

No jogo criado pela softhouse Accolade para o PC, o Corredor X desafiou o jovem Speed Racer para um duelo de campeão onde a corrida final será disputada somente entre vocês dois. Tudo funciona por meio de rodadas, em cada uma delas, existem 6 pistas com cenários diferentes e níveis de dificuldade que são superados com o controle do Mach 5 e suas várias opções tecnológicas para que você consiga ultrapassar os 12 carros existentes na tela.

O melhor de tudo isso, é um jogo extremamente Arcade, sem limite de tempo no alto da tela, e vale a pena dizer que todo o embalo da trilha sonora desde a abertura do jogo até as músicas durante as pistas, fará você sentir-se parte do anime o tempo todo como se você estivesse sentado no próprio Mach 5.

Logo que o jogo abre, você escuta o ronco do motor do Mach 5, igual a abertura da primeira geração do anime, quando passava nas TVs brasileiras. E as cenas em vídeo, tem a imagem do anime com o áudio em inglês, passando aquele clima de “estou assistindo o anime e jogando ao mesmo tempo”.

SpeedR005

Não perca o controle durante as corridas

Mach 5 é um carro cheio de tecnologia, talvez a mais marcante é quando Speed Racer aciona os pés hidráulicos e faz o carro pular ganhando a dianteira dos competidores, e até mesmo para escapar de obstáculos mortais. Para controlar o Mach 5 você utilizará as setas do teclado, para cima acelera, para esquerda/direita você desvia dos competidores e para baixo você usa o breque.

Junto a isso, temos também 4 botões que você pode alterar da maneira que sentir-se confortável para utilizar com sua mão esquerda. Você pode colocar por exemplo as teclas A, S, D, F que seriam (fazer o carro pular, turbo, proteção dos pneus contra obstáculos na pista e por fim, escudo ou modo anfíbio para momentos em que seu carro cair na água.

SpeedR003

SpeedR004

Durante as pistas, os competidores vão fazer de tudo para tentar impedir a sua vitória, os cenários são bastante desafiadores com precipícios onde você precisará fazer o carro pular e lagos ou rios que nesse momento você usa a habilidade anfíbio do Mach 5 e passa tranquilamente sem fazer o carro afogar.

O importante é você garantir pelo menos um dos 3 primeiros lugares no ranking final porque assim, você conseguirá ganhar dinheiro. Antes de cada corrida começar, você passará primeiro pela tela onde aparece o pai do Speed Racer, ele vai oferecer novas peças para você comprar e adicionar no Mach 5. Assim, você garantirá o seu sucesso dentro do jogo Speed Racer in The Challenge of Racer X.

SpeedR006

SpeedR007

SpeedR008

Accolade e sua falência

De forma independente, a Accolade surgiu com o objetivo de criar jogos somente para diversos modelos de computadores. Claro que, depois chegamos a ver algumas criações no Super Nintendo e no Mega Drive, com o gato Bubsy. Mas em 1987, numa época em que jogos de corrida eram simplesmente acelerar e ultrapassar oponentes, a Accolade decidiu experimentar uma nova modalidade, a simulação consciente, em que o jogador tenha o prazer de pegar o volante e dirigir sem precisar sentir-se um campeão da pista, o nome do jogo é Test Drive.

Quando Test Drive apareceu, um ano antes a Sega já tinha lançado somente nos Arcades o jogo Out Run que justamente coloca o jogador no controle de uma Ferrari, sem precisar sentir-se um vencedor, apenas dirigir de forma descompromissada enquanto presta atenção nas mudanças e na beleza de todo o cenário. Após essa gratificante atitude da Sega, e assim depois sendo trazida pela Accolade, faziam com que o público ficasse dividido. Eu quero correr e vencer, ou eu quero apenas ter o prazer de dirigir?

O último jogo da série Test Drive, pelas mãos da Accolade apareceu em 1997, o famoso Test Drive 4 e deu aquela ideia de misturar o prazer da direção e a velocidade, que depois foi absorvida para o universo do jogo Gran Turismo. Test Drive 4, foi lançado no PC e no primeiro PlayStation, a versão de PC foi trazida pela revista CD Expert para o Brasil.

Em 1999 a Accolade não era mais a mesma, a Infogrames decidiu comprar, mas não deu certo, e a softhouse fechou de vez no mesmo ano. Toda a propriedade de criação da franquia Test Drive, foi transferida para as mãos da Atari, e o último jogo de impacto dentro da franquia foi Test Drive Unlimited 2, lançado em 2011.

SpeedR001

Speed Racer espera por você

A primeira vez que joguei Speed Racer in The Challenge of Racer X, foi em 1994. Naquela época, quando você comprava um computador, sempre acabava vindo algum jogo já instalado e que você descobria por acaso. O problema é que alguns jogos tinham que ter livros para inserir respostas que ao acertar dava acesso ao jogo, quem já jogou o clássico Indy 500, vai lembrar das telas com perguntas. Hoje em dia, este jogo do Speed Racer é considerado um abandonware (programa abandonado devido aos anos de existência sem renovação de propriedade) e que você poderá encontrar em qualquer site retrô de boa qualidade para baixar e instalar em seu PC. Vale a pena curtir um jogo que traz o clima do anime, e que se depender do Mach 5, não faltará tecnologia e qualidade para a sua diversão. Até a próxima!

SpeedR010

Sobre Marvox

Formado em Comunicação Social: Propaganda e Marketing, fundador e autor do Blog MarvoxBrasil. Criador da série Start Again no Youtube. Desde 2015 faz parte da equipe do Canal Jornada Gamer. Minha maior paixão, saber que consigo ajudar pessoas a terminar mais jogos. Essa conquista não tem preço!

Publicado em 29 de maio de 2014, em Análises, PC Retrô e marcado como , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Para comentar não é preciso se identificar. Mas, se quiser, pode comentar utilizando seu login do Facebook, Twitter, G+ ou Wordpress. Grande abraço!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: