Ed.Nº 70 – Battle Out Run, Master System [Detonado Especial]

Out Run, você já deve ter ouvido esse nome. Trata-se de um dos jogos mais memoráveis que já apareceu nos videogames. Quem o criou foi a SEGA inicialmente para os Fliperamas em 1986, depois para o Master System em 1987 e finalmente para o Mega Drive em 1991 sob o trunfo de levar a mesma qualidade do Fliperama para os 16-bits da SEGA, com certeza você já deve ter jogado. A última versão lançada foi em 2006 com Out Run Coast 2 Coast para Xbox/PS2/PC/PSP.

A saga Out Run é muito rica e possui vários jogos, a cronologia dos títulos vocês conferem abaixo:

1- Out Run, 1986
2- Turbo Out Run, 1989
3- Out Run 3D, 1989
4- Battle Out Run, 1989
5- Out Run Europa, 1991
6- Out Runners, 1992
7- Out Run 2019, 1993
8- Out Run 2, 2003
9- Out Run 2 SP, 2005
10- Out Run 2006 Coast 2 Coast, 2006

Voltamos então para 1989 onde iremos relembrar de uma versão um tanto diferente da saga Out Run, talvez essa seja a ovelha negra de toda a saga, o que torna o título ainda mais divertido. O nome é Battle Out Run.

Foi para o Master System II que a SEGA lançou esta versão. Um lance exclusivo para continuar injetando gás na biblioteca de jogos do videogame de 8-bits. Entretanto, o jogo não foi tão bem recebido pela crítica da época por um pequeno motivo, dificuldade alta. Será? É por isso que fiz este tutorial para conhecimento de todos de que é possível terminar Battle Out Run e vê-lo como um game muito, mas muito legal de jogar. Vamos lá!

A Missão

Você é um policial à bordo de uma Ferrari. Seu objetivo é percorrer 8 localidades dos Estados Unidos e capturar 8 corredores safados que estão assustando os motoristas. Eles apostam rachas e não preocupam-se com a vida alheia.

Como jogar?

Assim que você escolhe um dos 8 destinos, você vai para a tela onde você pode escolher uma das quatro músicas que servirá de trilha sonora durante a perseguição, igual ao Out Run do Mega Drive. E começa a captura, você percorre uma estrada cheia de curvas e obstáculos além de ter vários carros andando para lá e para cá. O nosso maior atraso são os carros que trafegam em zigue-zague e você precisa ficar esperto/esperta para guiar a Ferrari de um jeito estratégico para não levar esbarrões e chegar até o oponente no menor tempo possível para ter mais tempo na hora de detonar o corredor. Os comandos são assim:

Acelerar, segure o botão 1;
Brecar, dê toques no botão 2;
Usar nitro, segure para cima no direcional. (Dica, guarde para usar apenas na hora do confronto com os chefes).

Os Obstáculos Na Pista

Dos mais variados possíveis: Placas de trânsito nas bordas, óleo na pista, rampas que faz a Ferrari sair do chão e dão à você uma vantagem maior e, curvas fechadas que faz o seu carro ser jogado para fora da pista.

Mas afinal, com tanta dificuldade como conseguir terminar este jogo? O segredo está na traseira de um caminhão:

Essa é uma das partes mais legais do jogo porque lembra muito o filme “A Super Máquina” (Knight Rider) ou o desenho Pole Position que passava na época no SBT, onde dentro do caminhão existe uma oficina e tudo acontecia lá dentro. Veja só:

As pistas em Battle Out Run acontecem em duas etapas. A primeira, você tem que chegar até o caminhão, entrar e equipar a sua Ferrari. E a segunda, quando no horizonte aparece o carro que você deve capturar. Para isso acontecer, você deve bater contra o carro do fora-da-lei. Assim que o oponente aparece, uma barra de energia vermelha é exibida no canto superior esquerdo da tela. Não só aparece a barra de energia como a trilha sonora muda completamente, passando um ar de perseguição e nesse momento você deve, antes do tempo acabar, encher o carro do oponente de totós para no final, tirar o chefão da estrada e receber o seu prêmio em dinheiro.

Quem são os maníacos das estradas e como vencê-los?

Aqui você pode ver claramente quem são os maníacos. A quantidade de pontos na tela é a recompensa ganha pela captura.

1- San Francisco: Compre Engine A + Nitro

2- Los Angeles: Compre Body A + Tire A

3- Las Vegas: Compre Nitro + Engine B

4- Grand Canyon: Compre Body B + Nitro

5- Chicago: Compre Chassis B + Tire B + Nitro

6- Miami: Compre Engine C + Nitro

7- Washington: Compre Nitro

8- New York: Compre Body C + Nitro

Toda vez que você os captura aparece a tela onde os foras-da-lei dizem coisas do tipo: “nunca imaginei que me pegariam” ou “eu sou o verdadeiro maníaco das estradas” ou até “você ganhou o meu respeito”. Veja só um exemplo:

Assim que você captura o motorista de Nova York, você fica aliviado, solta o controle da mão, dá aquela respirada esperando que os créditos apareçam mas, do nada aparece a tela com a parte interna da Ferrari onde é possível escolher uma música no rádio. Epa, já ví essa cena 8 vezes, vai me dizer que não acabou??

Não, Não Acabou!

Agora é a hora de continuar em Nova York para pegar o maior maníaco das estradas. Esta é a saideira, você ganhou uma bela grana quando capturou o prêmio de $10.000 então ao chegar no caminhão, compre tudo para a perseguição do século. Você tem que comprar: Tire C + Chassis C + Nitro e tudo ficará assim:

O único item que resta é o Chassis A que não serve para nada nesta estratégia apresentada para vocês. O problema é que não sabemos o rosto do corredor, nem sabemos como é o carro desse maníaco, o que não demorará muito para descobrir:

O que dificulta o último corredor é o tamanho da barra de energia dele. É muito grande e você tem apenas 95 segundos para tirá-lo da estrada. E veja só, fui conseguir restando apenas 8 segundos.

No fim, o rosto do último motorista é revelado e o melhor de tudo é a quantia da recompensa ganha pela captura, digamos que é 10 vezes o valor do último motorista, não é à toa que o jogo termina por aqui.

O mais curioso da SEGA é que pelo menos na época dos 8 e 16 bits, ou seja, Master System e Mega Drive, vários jogos tinham algumas pequenas referências aos filmes e séries dos Estados Unidos, não só filmes como até o cenário musical. E, dentro do universo do game Battle Out Run é possível encontrar duas referências bastante peculiares. A primeira é do personagem Mr. T, encontrado no seriado dos anos 80 – Esquadrão Classe A. Essa série passava nas noites do SBT. A segunda referência, fica para o motorista da Ferrari que você controla durante o jogo, uma referência ao ator Stevie Bisley, que fez o papel do policial Jim Goose, o parceiro de Mel Gibson em Mad Max 1, veja a imagem abaixo:

E assim terminamos o super detonado do game Battle Out Run. Usem o detonado à vontade para quando surgir a vontade de jogar novamente ou pela primeira vez, esta relíquia dos 8-bits que só apareceu no Master System. E quem nunca teve a oportunidade de jogar, tentem, acredito que será um grande desafio para todos vocês. Espero que tenham gostado. Até a próxima edição do Blog MarvoxBrasil!


 

Battle Out Run
Master System, 1989 | Longplay | Agosto/2019

2 Comments

Para comentar utilize seu login do Facebook, Twitter, Gmail, ou Wordpress =)