BIG Festival 2017: 13 Jogos para sua Lista de Desejos

No final de Junho havia começado o BIG Festival, esta foi a 5ª Edição do evento, e a quarta vez que pude conferir as atrações no Centro Cultural São Paulo. Infelizmente em 2016 não fui, mas ao fazer um comparativo entre 2015 e agora 2017, a impressão foi que o evento começa a ganhar mais atenção do público, pude perceber já pela existência de uma fila na porta que durou poucos minutos, entrei bem rápido mesmo.

Estive por lá no dia 25/6, Domingo, era meu aniversário e o Festival foi para encerrar a comemoração que eu havia feito com minha família no Sábado. Não posso deixar de mencionar que também pude aproveitar o evento em grande companhia do Gamer Caduco, conseguimos testar várias atrações e ainda fizemos uma mega parceria enquanto jogávamos um jogo de terror, um ajudando o outro e foi bem legal mesmo.

Vamos conferir 13 jogos que tive uma maior aproximação durante o evento, alguns títulos já encontram-se disponíveis, outros ainda serão lançados. São 8 jogos internacionais e 5 títulos produzidos por estúdios brasileiros.

[Tempo de leitura: 9 minutos]

 

Para o BIG Festival 2017 foram inscritos 768 jogos, de 54 países, sendo que 358 são jogos brasileiros. Pelo júri foram selecionados 45 jogos finalistas, e dentro deste número menor 18 jogos brasileiros foram para a final que contou com 11 títulos premiados.

Desde 2012 que o Festival consegue apresentar diversos títulos produzidos no país de, Aritana e a Pena da Harpia, Oniken, Odallus: The Dark Calls a Horizon Chase e Toren. Então, começaremos pelos jogos aqui do Brasil.

Confira imagens, vídeos, onde encontrar cada título, e espero que os jogos da lista possam trazer bons momentos de diversão.

 

Esquadrão 51

Indicações: Melhor Jogo Brasileiro / Melhor Arte
Desenvolvedor: Márcio Rosa
Plataforma: PC
Lançamento: Em breve

Em desenvolvimento por Márcio Rosa, é um shoot’em up horizontal onde controlamos um avião da 2ª Guerra Mundial, o jogo fala sobre uma invasão alienígenas que planejam implantar uma nova ditadura no planeta Terra. Todo o visual é nesse estilo preto e branco como se fosse filmado por uma câmera antiga, e o desafio lembra muito situações ofegantes de R-Type.

Onde encontrar?

Site oficial: www.esquadrao51.com
Facebook: www.facebook.com/squadron51

 

Teaser com demonstração da jogabilidade


 

Figment

Indicações: Melhor Jogo / Melhor Arte / Melhor Narrativa
Desenvolvedor: Bedtime Digital Games
Plataforma: PC/Mac, PS4, Xbox One
Lançamento: entre Julho e Agosto/2017

Action-adventure com jogabilidade 2.5D onde controlamos um guerreiro por um universo de sonhos ou pesadelos desenhado a mão. Os detalhes do cenário parecem ter saído de livros interativos daqueles antigos do qual precisávamos usar as mãos para mover as figuras. É um jogo com performances musicais em que as ações resultam em modificações do mundo em que o jogo acontece.

Onde encontrar?

Versão PC, Steamstore.steampowered.com/app/493540/Figment/

 

Teaser


 

Legend of the Skyfish

Indicações: Melhor Jogo Brasileiro
Desenvolvedor: Mgaia Studio
Plataforma: PC
Lançamento: 24/02/2017, já disponível

Ação e puzzles são unidos neste enigmático jogo que conta a história de uma menina que cai no mar e acaba sendo salva por uma baleia que se torna uma grande amiga, juntas viajam por Mundos em que a organização das fases e dos Mundos lembram Super Mario World.

Durante as fases o sistema de combate é livre e a personagem utiliza uma vara de pesca, com a ajuda do anzol consegue puxar blocos para ativar botões e desbloquear caminhos, e também puxar itens de ajuda para recuperar sua energia, contabilizada por corações. Existe também um sistema para equipar a personagem e torná-la mais resistente aos ataques dos inimigos.

Onde encontrar?

Steam: store.steampowered.com/app/589300/Legend_of_the_Skyfish

 

Trailer de lançamento


 

Distortions

Indicações: Melhor Jogo Ambiental
Desenvolvedor: Sinergia Studios
Plataforma: PC
Lançamento: Em breve

No ano passado Toren mostrou que a criação de jogos no Brasil está cada vez mais avançada, e essa evolução se mostra presente em Distortions, que possui uma criação muito profunda tanto no design quanto na jogabilidade, vistos pela Demo disponível no BIG Festival. Foi possível enxergar 3 estilos de jogo: Movimentação 3D, momentos em 2D que lembraram muito Out of this World, e o sistema de combate onde a personagem utiliza um violino e a magia acontece nos acertos das notas.

Onde encontrar?

Site Oficial: www.distortions.co
Site do Desenvolvedor: sinergiastudios.com

 

Gameplay Trailer


 

Celeste

Indicações: Melhor Gameplay
Desenvolvedor: Matt Makes Games Inc.
Plataforma: PC, PS4, Nintendo Switch
Lançamento: 2017

Para quem teve oportunidade de jogar O Jogo Mais Difícil do Mundo, ou atravessou as mirabolantes fases criadas pelos fãs em Super Mario Maker e quer encontrar o próximo nível, Celeste é o próximo nível. Fases repletas de perigos para vencer com muita habilidade, fora a coragem. Ótimo jogo para competições entre amigos, e que pode render bons momentos em transmissões ao vivo.

A desenvolvedora deixa disponível a versão antiga direto no site, clique aqui.

Onde encontrar?

Steam: store.steampowered.com/app/504230/Celeste


 

Além dos jogos brasileiros, durante o evento foi possível conferir jogos indies de outros países, da Itália, Áustria, Venezuela e até um jogo de terror de Taiwan. Vai vendo aí:

 

A Place for the Unwilling | País: Espanha

Desenvolvedor: AlPixel Games
Indicações: Melhor Narrativa
Plataforma: PC/Mac
Lançamento: 2018

Uma cidade misteriosa desenhada a mão e colorida com giz de cera onde o personagem se depara com sombras e outros NPCs por meio de conversas que o jogador pode selecionar as respostas que abrem um ciclo de progressões na trama. O ambiente noturno com névoas que cobrem pontos da tela podem trazer uma lembrança de Silent Hill, mas com uma jogabilidade toda em 2.5D. É possível entrar nas construções, casas e prédios, e toda a parte interna é muito detalhada com mobílias antigas.

Onde encontrar?

Jogo em desenvolvimento, esteve em campanha pelo Kickstarter e atingiu o requerido para a produção.

Steam: steamcommunity.com/sharedfiles/filedetails/?id=623245837
Site Oficial: www.alpixelgames.com/a-place-for-the-unwilling
Kickstarter: www.kickstarter.com/projects/mispgames/a-place-for-the-unwilling

 

Teaser


 

Aaero | País: Grã-Bretanha

Indicações: Melhor Som
Desenvolvedor: Mad Fellows
Plataforma: PC, PS4, Xbox One
Lançamento: 11/04/2017, já disponível

A primeira impressão que tive me fez lembrar dos desafios em túneis cheios de obstáculos para desviar do jogo Terminal Velocity da Apogee. Aaero é uma viagem musical, perfeito para jogar em volume máximo, o pouco que pude testar me fez entender o motivo da indicação de Melhor Som, ao apertar Start não sabia se era para começar o jogo ou entrar em uma festa. Quem curte AudioSurf não vai querer largar.

Onde encontrar?

Steam: store.steampowered.com/app/499890/Aaero/
Site Oficial: www.madfellowsgames.com

 

Trailer de lançamento


 

Detention | País: Taiwan

Indicações: Melhor Narrativa
Desenvolvedor: Red Candle Games
Plataforma: PC/Mac/Linux
Lançamento: 12/01/2017, já disponível

A ideia do jogo é passar diversas informações sobre costumes e curiosidades da cultura da Ásia, o estúdio escolheu mostrar esses pontos de maneira interativa por meio de elementos sobrenaturais ocorridos em uma escola dos anos 60, onde um jovem acorda em uma sala de aula com a escola vazia, e assim o personagem sai em busca de respostas até encontrar uma colega. O jogador consegue tomar o controle dos dois personagens para explorar o colégio, encontrar pistas, segredos, e situações para fazer o jogador pular da cadeira ou do chão (no evento jogávamos em pé).

A exploração é toda em 2D com movimentação para esquerda e direita, e o uso do mouse como recurso point and click para pegar e arrastar objetos do cenário, a forma como encontramos as coisas e entendemos o uso dos objetos encontrados lembram bastante o primeiro Resident Evil, encontre uma chave, anotações em papel, marcas em paredes, válvulas, e após alguma exploração será possível descobrir onde utilizar e para o que serve e assim o jogo se desenrola cada vez mais na atmosfera do medo.

Com a ajuda do Cadu foi possível chegar bem longe, depois que saímos da frente do jogo, um casal se aproximou e continuou de onde paramos. Enquanto isso fomos testar outro jogo que estava próximo, e não deu para deixar de reparar nos sustos que o casal levava enquanto jogavam Detention.

Onde encontrar?

Steam: store.steampowered.com/app/555220/Detention/
Site Oficial: redcandlegames.com/detention/

 

Teaser


 

Old Man’s Journey | País: Áustria

Indicações: Melhor Arte / Inovação
Desenvolvedor: Broken Rules
Plataforma: PC/Mac, Android, iOS
Lançamento: 18/05/2017, já disponível

Este estava sendo exibido por meio de um Tablet. O jogo conta a história de um pastor de ovelhas que mora numa casa no alto de uma montanha, um dia ele recebe uma carta misteriosa e decide partir para uma grande jornada. O uso do Tablet se fez necessário para demonstrar a mágica do jogo. Para fazer o homem atravessar o cenário o jogador pode, com o dedo, modificar os caminhos do cenário. São várias camadas, então pode empurrar uma montanha, puxar um campo verde, movimentar o percurso do rio, tudo de maneira que ajude o velhinho a seguir o caminho da aventura.

Realmente é um jogo com cenários lindos que traz uma sensação muito boa ao fazer a mente trabalhar para descobrir como alterar o ambiente a favor do velhinho. O que será que está escrito na carta?

Onde encontrar?

Steam: store.steampowered.com/app/581270/Old_Mans_Journey/
Site Oficial: www.oldmansjourney.com/

 

Trailer de lançamento


 

Overcooked | País: Grã-Bretanha

Indicações: Melhor Jogo / Melhor Gameplay
Desenvolvedor: Ghost Tower Games
Plataforma: PC
Lançamento: 03/08/2016, já disponível

Master Chief virou jogo? Aqui a brincadeira é uma grande competição de cozinheiros onde a cozinha pode ser em um simples restaurante da cidade ou até mesmo dentro de um vulcão ou no espaço. 4 jogadores divididos em duplas, e ganhava a dupla de cozinheiros que preparasse a maior quantidade de pratos. Jogo divertido e que arrancava sorrisos das crianças que jogavam, e dos adultos que assistiam.

Onde encontrar?

No Steam existem 3 versões para comprar: Avulsa, e uma DLC Standalone chamada The Lost Morsel, se quiser o pacote completo tem a Gourmet Edition que traz o jogo junto com a DLC.

Avulsa: store.steampowered.com/app/448510/Overcooked/
DLC: store.steampowered.com/app/530060/Overcooked__The_Lost_Morsel/
Gourmet Edition:  store.steampowered.com/bundle/1788/Overcooked_Gourmet_Edition/
Site Oficial: www.ghosttowngames.com/overcooked/

 

Trailer de lançamento


 

Redout | País: Itália

Indicações: Melhor Jogo de Realidade Virtual
Desenvolvedor: 34BigThings
Plataforma: PC, PS4, Xbox One, Nintendo Switch
Lançamento: 02/09/2016, já disponível

O BIG Festival deste ano contou com uma área exclusiva para jogos que utilizavam a tecnologia de Realidade Aumentada (VR), por meio de uma senha era possível aproveitar a experiência do jogo com os óculos especiais.

Mesmo que Redout estava sendo divulgado durante o evento como um jogo para Realidade Aumentada, ele é um jogo de corrida que também pode ser aproveitado da forma normal com controle e sem o uso de acessórios VR, onde a jogabilidade dele é toda inspirada em F-Zero X e WipeOut, digo isso porque cheguei a testar o jogo no PC em Janeiro/2017, lembro de ter gostado muito quando testei.

Cheio de veículos para desbloquear, tem aquele esquema do peso, e também a possibilidade de inserir novas partes para deixar a próxima corrida cada vez mais emocionante. Cenários muito bonitos construídos em Unreal Engine 4 com mudanças climáticas para preencher o desafio.

Onde encontrar?

Por enquanto existe a versão para PC, em breve estará no Nintendo Switch em Agosto/2017, e esperemos que não demore muito para chegar a vez do Xbox One e PS4. Jogo compatível com dispositivos VR.

Pelo Steam é possível instalar a Demo, a mesma que joguei em Janeiro.

Steam: store.steampowered.com/app/517710/Redout_Enhanced_Edition/
Site Oficial: 34bigthings.com/press/sheet.php?p=redout

 

Trailer de lançamento


 

Ultimate Chicken Horse | País: Canadá

Indicações: Melhor Gameplay
Desenvolvedor: Clever Endeavor Games
Plataforma: PC
Lançamento: 04/03/2016, já disponível

Tá rolando uma festa na sua casa, aniversário de criança ainda, o que é aquele monte de primaiada para todos os lados, e você sem saber o que fazer. Aqui está a salvação – Ultimate Chicken Horse.

Carneiro, Guaxinim, Galinha e Cavalo. Calma, não estou xingando não! Estes bichos são os personagens deste fantástico jogo em forma de competição, e para quatro pessoas. Primeiro os jogadores precisam escolher o cenário e encaixar diversas armadilhas e obstáculos, e no final da fase existe uma bandeira. A forma como todo mundo vai conseguir vencer o cenário e chegar na bandeira é no método “Você se vira!”. No evento, a mulecada estava doida com esse jogo, davam altas risadas. O jogo ainda possui legendas e dublagem em português.

Está aí uma forma de fazer as crianças espalhadas pela festa ficarem em um canto só da casa, pelo menos até cantar o parabéns.

Onde encontrar?

Steam: store.steampowered.com/app/386940/Ultimate_Chicken_Horse/
Site Oficial: www.cleverendeavourgames.com/ultimate-chicken-horse/

 

Trailer de lançamento


 

UnderHero | País: Venezuela

Indicações: Melhor Jogo América Latina
Desenvolvedor: Paper Castle Games
Plataforma: PC
Lançamento: 2017

Plataforma 2D com sistema de combate inspirado em Paper Mario, o personagem possui um peso que lembra muito Wonder Boy, inclusive na exploração por terra, em cavernas, dentro da água. A história aparenta ser bem divertida já que o personagem não sabe se está fazendo algo pelo bem ou pelo mal. Do pouco que pude ver, os inimigos possuem espaços para conversar e que podem, de repente, revelar informações para o jogador conhecer melhor a personalidade do pequeno herói.

Onde encontrar?

Steam: store.steampowered.com/app/573320/Underhero/
Site Oficial: papercastlegames.itch.io/underhero

 

Teaser de lançamento


 

Minhas impressões…

Mesmo que tenha ido num domingo e à tarde, pude perceber que o evento começa a ganhar corpo, nos anos anteriores não cheguei a pegar fila para entrar. Não é uma situação ruim, ao contrário, eu achei muito interessante ver que o público está mais interessado em ver o que é o BIG, do que se trata. O evento estava agradável demais, com muitas famílias, adultos com crianças, casais, avós com seus netos.

O único ponto que precisa ser melhorado é na questão da falta de controle para testar os jogos, sabemos que o evento possui diversos patrocinadores e apoiadores, mas aí existe uma questão que se chama, organização de equipamento.

Esse problema não precisa cair nas costas dos organizadores que já devem suar para caramba a ponto de conseguir fazer o evento ser GRATUITO, o que é muito bonito e tem que continuar assim. Mas que os Patrocinadores e Apoiadores, independente do escalão, ajudem  a fazer o BIG Festival ficar cada vez melhor equipado com Notebooks que não travam e controles para todos os jogos a fim de facilitar o aproveitamento do público.

Quero lembrar que o Blog MarvoxBrasil não recebe nada do evento e, sem fazer média afirmo…

O BIG Festival é realmente um dos melhores momentos que existem em Junho, e fico a espera da próxima edição!

No mais, os jogos que chegaram na final do Festival você confere ao clicar aqui no site do BIG Festival, sendo possível conferir diversas informações dos desenvolvedores além de muitos outros jogos que estavam no evento.

Agradeço demais ao Cadu pela companhia durante as 4 horas que permanecemos no evento, curtindo as atrações, tirando foto, foi muito legal mesmo! Acessem o site Gamer Caduco que o Cadu também vai postar suas próprias impressões do evento.

Até a próxima!

Anúncios

Sobre Marvox

Bacharel em Comunicação Social: Propaganda e Marketing, pela Universidade Paulista de São Paulo. Fundador do MarvoxBrasil. Cofundador do Canal Jornada Gamer.

Publicado em 7 de julho de 2017, em Atualizações do Site, Coberturas e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. 6 Comentários.

  1. Ah, que bacana você e o Caduco terem ido, eu sempre fico afim de dar um pulo em São Paulo na época do Big, mas esse ano a situação tá tão feia que nem BGS vai rolar.

    Além dos campeões, curti demais o visual do Esquadrão 51, apesar de achar que ainda falta fluidez na movimentação do caça, e também gostei bastante do conceito do Old Man’s Journey.

    Ótima cobertura Marvox, abraço!

    Curtido por 1 pessoa

  2. Acho que você tá afim de jogar Area 51 isso sim hahaha, legal que tenha gostado da lista Ulisses e acompanha sim, vai saber se uma hora aí aparece uma demo pra curtir melhor esses jogos, principalmente Esquadrão 51. Tomara!

    Curtir

  3. Cara valeu mesmo pela companhia, Cadu! Quero ver se em Outubro pego esse Detention pra aproveitar mais. E Cadu, sobre os links, cara nada mais justo afinal estivemos lá curtindo as mesmas paradas. Grande abraço!

    Curtir

  4. ESQUADRÃO 51 mas que caralho errei o nome kkkkkkkkk é que meu cérebro já associa aliens com área 51 kkkkkkkkk ^_^

    Curtido por 1 pessoa

  5. Gostei do Detention, Redout e do Area 51… na verdade fiquei apaixonado pelo Area 51, o jogo em Preto e Branco e toda aquela película de anos 50 eu amei!
    Excelente post Marvox, vou acompanhar estes jogos!

    Curtido por 1 pessoa

  6. Pô, foi legal demais! Experiência coop do Detention foi bem bacana! Melhor foi escutar os berros da menina do casal que jogou depois e vc mencionou, eu até assustei com ela gritando! huahuahuahua
    Putz, no fim não mandei o vídeo… foi mal… pior que eu nem comecei a escrever sobre o evento, acho que vou chupinhar os links daqui na caruda hein? Pode me xingar! kkkkkkkkkkkkkkkk
    Valeu pela companhia lá Marvox! Ano que vem é nozes de novo! \o/

    Curtido por 2 pessoas

Venha comentar e compartilhar sua experiência!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: