Músicas Inesquecíveis nos Games

EspecialTrilhas Sonoras, GameMusic, OST ou Soundtrack, muitos termos para dizer apenas uma coisa, música que toca durante o jogo.

Videogame não é só barulho, existe muita produção musical no universo dos games. O trabalho dos compositores colabora muito com o ambiente em que se trata o jogo. É nas músicas ouvida durante o jogo que ajuda a representar as fases, ações e situações, e que conseguem também transportar diversas emoções para quem está jogando.

Estava eu tranquilo na minha quando o Cadu, do blog Gamer Caduco apareceu no grupo do Whats App e chamou o pessoal para participar de uma ideia, e que pode ser um novo Meme muito legal de participar.Isso me fez lembrar de uma maneira muito forte da época em que eu batia cartão no site VG Music (esse mesmo), a Internet ainda estava no começo e o site ainda engatinhava. Ficava horas e mais horas procurando os nomes dos jogos que eu mais gostava para fazer o som sair pelas caixinhas do computador, em muitas vezes ouvia essas trilhas enquanto estudava ou fazia a lição do colégio.

A ideia começou pelo Portal 2 Join e Locadora Resident Ivo. Para participar desta atividade, é muito simples, separe no mínimo 5 músicas de games e escreva sobre as escolhidas.

 

Psychic World (Master System) => Prairie

Na época em que comecei a jogar Master System, era muito difícil ficar comprando jogos, você tinha que ir até uma loja de brinquedos ou qualquer loja do ramo de eletrônicos, eu tinha 8 anos e no máximo conseguia jogos em aniversários ou Natal. O que me salvou de verdade foram as Locadoras, e Psychic World eu pude conhecer desse jeito, alugando.

Chega a ser engraçado, mas o Master System tinha dois jogos com nomes parecidos ou quase parecidos, Psycho Fox e Psychic World, e naquela confusão de criança que mal sabia falar inglês, eu queria levar o jogo da raposa e quando cheguei em casa tinha uma menina na tela. Não lembro muito bem o que senti na hora, mas hoje lembrando disso dou muita risada.

Sou apaixonado por Psychic World, e essa música faz parte da primeira fase, e que pela música se mostra bastante convidativo escondendo a tamanha dificuldade que o cartucho carrega.

 

Kid Chameleon (Mega Drive) => Mountain Area

A primeira vez que vi o Mega Drive foi nas páginas das revistas de games, a coisa ficou diferente quando vi o console ao vivo, dentro da mesma Locadora que alugava Psychic World. Eu via muitos amigos lá que pagavam pra jogar Sonic, James Pond, Golden Axe e Juju Densetsu, eram eles que faziam a febre naquela Locadora.

Só que Sonic e Golden Axe eu já tinha jogado no Master, claro que são jogos bem diferentes nos dois sistemas, mas o que me chamou atenção de verdade foi QuackShot e Kid Chameleon, principalmente Kid Chameleon. Quando vi esse jogo foi como se o Mega dissesse – ou você me tem ou não vai jogar.

Eu não tive o Mega, mas paguei muitas horas para curtir o jogo do menino que consegue se transformar em uma variedade de personagens, cada um mais doido que o outro. A música que escolhi faz parte de uma das primeiras etapas que eu acho muito bonita, com fases que misturam montanhas e paredes banhadas a ouro.

 

Donkey Kong Country (Super Nintendo) => Fear Factory

Eu demorei bastante para conseguir comprar um Super Nintendo, ainda bem que tive amigos que já tinham o console e eu pude aproveitar muitas horas em Super Mario World e Street Fighter II: World Warrior. Na oportunidade que eu tive de levar o SNES para casa, o console já não acompanhava mais o jogo Super Mario World, e a novidade naquele ano de 1994 que eu lembro com muito carinho foi conhecer Donkey Kong Country.

Para mim foi algo completamente novo, eu já tinha visto Donkey Kong naquele jogo de Game Boy onde o Mario tinha que salvar a Pauline, também tinha jogado aquele mais antigo. Mas jogar algo de Plataforma controlando o próprio Donkey Kong, isso foi muito doido.

Eu ficava horas e mais horas tentando entender as fases, encontrando segredos, morrendo muito até conseguir chegar ao final. Mas antes do final existe um Mundo que me fez gostar muito de conhecer DKC, uma fábrica com um ambiente todo de metal, óleo, fogo, e uma música que aparece como estopim para o cérebro ser bombardeado. Na hora que essa música começava, eu aumentava o volume da TV no mais alto possível.

 

Turok 2: Seeds of Evil (Nintendo 64) => Slaughter by the River of Souls

Quem acompanha meus textos e as atividades que faço na Internet sabe que eu gosto muito de jogar Doom. Mas Turok 2 foi um jogo que me trouxe muita alegria na época em que pude jogar no Nintendo 64. Lembro que tinha comprado o cartucho, era um cartucho preto, coisa linda mesmo. E eu pude ver um jogo bem diferente dos Shooters de PC como DOOM ou Duke Nukem 3D. Turok 2 era um FPS onde as fases eram bem longas, com pelo menos 1 hora de duração cada uma e que pedia o uso do acessório Expansion Pak.

Essa música que separei para este momento é a que toca durante a 2ª fase River of Souls. Uma área onde o personagem sobe nas costas de um dinossauro armado com lançadores de mísseis, no alto do cenário é possível enxergar várias torres bem altas revestidas com blocos de tijolos, tudo em uma área cheia de castelos e pontes levadiça banhada por um rio envenenado, e a água possui uma coloração esverdeada que no menor contato com o personagem, pode levá-lo rapidamente à morte.

Ainda bem que a versão Remastered do jogo Turok 2 está aí lançada pela Night Dive, assim fica fácil reviver tudo de novo, e foi o que fiz no mês passado logo que ele saiu.

 

Deus Ex (PC) => The Synapse (Hong Kong Streets)

Quando comecei a fazer do computador a minha plataforma principal de jogos, Deus Ex foi o jogo que me fez ir pela primeira vez até uma loja para comprar jogos de PC. Até então eu só me preocupava em jogar no console e de vez em quando jogava alguma coisa no PC.

Eu lembro que demorei muito para entender como o jogo funcionava, o que ele pedia, para onde eu devo ir porque haviam muitos momentos de conversas e respostas para escolher, dependendo da escolha, os NPCs agiam de forma diferente, não era uma coisa linear. Deus Ex me incentivou a prestar mais atenção nas aulas de Inglês, e o que eu aprendia tentava colocar em prática na frente do computador. Quando comecei a avançar no jogo foi que encontrei a 7ª área: Hong Kong, e onde pude ouvir a música que está no player abaixo.


 

Essas são apenas 5 de centenas de músicas que passam pela minha cabeça, quero mesmo parabenizar os autores Visio e Ivo Ornelas pela iniciativa, e agradeço ao amigo Cadu, pelo convite para participar.

E vocês que acompanham os textos, os parceiros do site MarvoxBrasil também podem participar, não só podem como devem porque é muito legal mesmo. Torço para que esta lista de participantes cresça, a oportunidade disso acontecer está dada, vamos lá! E você, quais são as suas músicas inesquecíveis nos games?

 

Participantes:

Portal 2 Join (Visio)
Locadora Resident Ivo (Ivo Ornelas)
Gamer Caduco (Cadu)
Retroplayers (Sabat)
Gamerniaco (EduFarnezi)
Nerd Profeta (Nerd Profeta)
Arquivos do Woo (Cyber Woo)
Vão Jogar! (Tchulanguero)

9 Comments

  1. Ai sim viu bela top 5 esse Marvoz curti todas essas game music sempre escuto algumas no meu psp no trabalho durante a minha hora de descanso para relaxar um pouco tenho esse costume a algum tempo.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Essa música do primeiro DK é extremamente linda. Saudades da infância, já que a dificuldade nunca deixou saudades visto que até hoje a franquia é extremamente viciante! Bela lista!

    Curtido por 1 pessoa

  3. Confusão com nome de jogo era foda, aconteceram algumas vezes querendo alugar uma coisa e levava outra, as vezes era até bom porque acontecia aquele lance da surpresa. Não cheguei a terminar Kid Chameleon na Locadora, isso veio acontecer alguns anos depois quando pude jogar com mais calma no emulador. E Cadu, você pode não ter escutado a música de Turok 2 por 30 minutos, mas quando você tiver alguma oportunidade de jogar ouvirá por 1 hora kkk, as fases são longas.
    Valeu mesmo pelo convite e torço para que a lista de participantes aumente!

    Curtir

  4. Caramba, Ivo! Você falou em 10, eu era para ter colocado 8 músicas, quando vi que você e o Visio tinham colocado 5 preferi ficar nessa meta, mas é bom assim, porque rolando uma próxima ocasião já tem 3 separadas XD. E esse lance de música de games tem muito material né, não só as originais mas gosto bastante de uns trabalhos remixados que a galera faz por aí. Material para esse tipo de atividade não falta mesmo, muito bom!

    Curtir

  5. Pow sacanagem escolher só 5, também achei viu, é por isso que teremos que fazer novas listas kkk
    Sério Visio, show de bola essa atividade gostei muito mesmo de ter participado, esses tipos de trabalhos são muito bons porque faz a gente que gosta de escrever sobre games sair um pouco da zona de conforto, certeza que a galera que participou parou o que tava fazendo só pra pensar em quais músicas iria colocar, esse tipo de agito faz muito bem. Grande abraço!

    Curtir

  6. Pôoooo, legal que participou! \o/
    Aí sim!
    Curti a seleção, tem músicas que eu não conhecia aí! Já as de plataformas SEGA eu nem preciso dizer que conheço bastante, né? kkkk
    Sabe o que é curioso? Eu quase coloquei uma música de Psychic World no meu post, mas quase mesmo. Pq foi o primeiro jogo que terminei no Game Gear. Mas achei que Shinobi 2 foi mais marcante pra mim! rs
    Eu ri da confusão de nomes, talvez eu tivesse passado por isso se tivesse jogado o da menina no Master System. Mas durante a infância/adolescência só joguei no comedor de pilhas mesmo.
    Kid Chameleon e DKC são classicos demais, curto as trilhas deles também! Conseguiu terminar Kid Chameleon na locadora? E eu também estranhei o DK como protagonista, sendo que tinha jogado o “original” no Atari 2600!
    Curti a música de Turok 2, mas não fiquei 30 minutos escutando… huhuahuahua
    Deus EX também. São dois jogos que preciso conhecer algum dia.
    Muito bom! Eu que agradeço por ter participado da brincadeira! 😀

    Curtido por 1 pessoa

  7. Marvox! Uma lágrima caiu aqui quando ouvi a Donkey Kong Country – Fear Factory. Essa música é demais mesmo! Alias DK 1 tem tantas músicas fantásticas, AQUATIC AMBIENCE que diga né?! Adorei sua lista! Não conhecia do Deus EX e Turok 2 e ouvi agora aqui e gostei MUITO! Shows de bola! Valeu Marvox! E esperamos que na próxima sejam 10 músicas pq 5 foi difícil ^^

    Curtido por 1 pessoa

  8. Caramba! Quem diria que essa minha ideia de bosta daria certo e já temos 5 sites participando da brincadeira!
    Cara, ao citar Turok 2 já ganhou meu respeito! Bela citação!!!
    Como é dificil escolher apenas 5 músicas né? Essa foi a pior parte hahahaha

    Parabéns aí e obrigado por participar!

    Curtido por 1 pessoa

Para comentar utilize seu login do Facebook, Twitter, Gmail, ou Wordpress =)