Ed.Nº 150 – Kane & Lynch: Dead Men [2007]

AnaliseFala, gamers do Brasil! Esta é a edição 150 e vamos receber eles, os figurões barra pesada e malucões dos games, Kane e Lynch. Quando eles chegam não deixam barato nenhuma situação.

Kane & Lynch é uma produção do estúdio IO Interactive responsável pela criação do personagem e jogos da série Hitman. O primeiro jogo é Dead Men, que apareceu em 2007 por meio de uma parceria com a Eidos. Anos mais tarde, em 2011 veio a continuação Kane & Lynch 2: Dog Days, desta vez já com a distribuição da Square Enix. O mais importante é que os dois jogos foram lançados para PC, PlayStation 3 e Xbox 360.

No final do ano passado durante o Meme Gamer em dezembro/2016, tinha escrito que havia jogado esta duologia, então nesta edição vamos curtir o primeiro jogo, e na próxima falarei sobre a continuação.

MarvoxBrasil 150 Kane & Lynch Dead Men


Kane & Lynch: Dead Men (PC [Análise], PS3, Xbox 360)
Desenvolvedor: IO Interactive
Publicado por: Eidos Interactive
Lançado em: 13 de novembro, 2007

[Tempo de leitura: 13 minutos]

O primeiro contato com Kane & Lynch aconteceu durante um conteúdo adicional (DLC) disponível para o jogo Lara Croft and the Guardian of Light, isso em 2014. Naquele momento já havia terminado a campanha, fiquei interessado em ver o que mais o jogo oferecia. Ao ativar a DLC, os personagens originais são substituídos pela dupla. Kane havia ficado no lugar da Lara Croft, enquanto Lynch ficou no lugar do amigo Guardião.

A parte interessante é que a brincadeira não se resume a uma troca de skin, as cutscenes e textos são ajustados aos padrões da dupla que possuem conversas e posturas bem diferentes da temática de Guardian of Light. Mesmo que isso tenha sido apenas uma participação especial, foi muito legal terminar o jogo com a dupla, além de ter ajudado na vontade de correr atrás e conhecer o verdadeiro Kane & Lynch.

Durante a jogatina tentei recordar o motivo pela demora para chegar em Dead Men. Não que isso seja um problema, o importante é conhecer sem importar o tempo. E foi aí que me lembrei que o jogo é de 2007 e nessa época eu estava na reta final da Faculdade, período de TCC e o pouco tempo que dediquei aos games foi para conhecer BioShock e The Simpsons Game.

E se me permite, gostaria de saber de você que lê o blog neste momento – Você já sentiu vontade de conhecer ou conheceu algum jogo, qualquer jogo, devido a participação especial de algum personagem? Por favor escrevam aí nos comentários, com certeza será algo muito legal de compartilhar.

 

Abandonado em um serviço forever alone

Vamos começar com a forma que o jogo funciona no PC. Kane & Lynch: Dead Men é vendido no Steam ou ativado no Steam caso a pessoa compre em outra loja digital, de qualquer forma é necessário ter uma conta na plataforma da Valve para conseguir jogar, além disso, existe um serviço adicional que faz o jogo rodar no computador e coloca o Steam em segundo plano. Dead Men funciona pelo Games for Windows – LIVE, todo o conteúdo do jogo fica guardado lá no antigo serviço que a Microsoft havia criado para interligar PC e Xbox 360, algo que só aconteceu agora com Windows 10 e Xbox One. E quando digo todo conteúdo, é desde o progresso até as conquistas (achievements). Então ficam Steam e Windows – LIVE em pleno funcionamento.

Dead Men foi o primeiro título que ativei nessa plataforma da Microsoft sem negar a sensação de forever alone naquele ambiente virtual. O mais importante é que o jogo funcionou tranquilamente no Windows 10, sem problemas na performance do jogo, não houveram falhas ao guardar e retomar o progresso da campanha até conseguir chegar ao final e assistir o desfecho.

 

Temperatura Máxima

Kane & Lynch é um jogo focado na ação desenfreada de uma dupla sentenciada a pena de morte, o jogo começa com os protagonistas presos em um veículo de segurança máxima da polícia, sendo transportados pelas ruas de uma cidade norte-americana. De repente aparecem pessoas que tentam resgatar a dupla, ocorre um acidente no percurso e a imagem do jogo fica bastante embaçada porque Kane bateu o rosto, está meio zonzo e logo é possível ouvir Lynch que guiará o jogador para um local seguro e longe das barreiras da lei. O começo de uma heroica tentativa de fuga, digna de filmes de ação das tardes de domingo como Plano de Fuga com Mel Gibson.

No asfalto e pelo ar os policiais fecham o cerco em busca da recaptura da dupla fugitiva. Esta perseguição fará o jogador correr pelas ruas movimentadas, passará pela parte interna de uma lanchonete repleta de objetos e detalhes por todos os lados e só terminará no espaçoso estacionamento que pertence a uma loja de Donuts,  momento este em que a equipe da SWAT aparece para o confronto.

Para o jogador que passou alguma vez por GTA e conseguiu chamar tanta atenção que fez piscar na tela 6 estrelas de procurado para aparecer a SWAT e o FBI, é assim o início de Kane & Lynch: Dead Men.

Kane e Lynch estavam prestes a ir para o corredor da morte mas algumas pendências precisavam ser acertadas e assim se envolvem com um grupo de engomados e criminosos conhecidos como The 7, grupo formado por 4 irmãos (The Brothers) e dois capangas, Carlos e Mute que acusam Kane de um roubo enorme na conta dos irmãos. Kane não pode devolver o valor, então o débito é levado em troca pela vida de sua esposa e Jenny, a filha. O jogo mostra esse lado paternal de Kane, e existe uma tentativa psicológica por parte da filha de fazer o personagem abandonar essa vida, enquanto o jogador descobrirá também o lado obscuro de Lynch.

Neste momento inicial é possível aprender a maioria dos movimentos, Kane consegue agarrar-se em beiradas, existe muita prática do cover para se proteger da mira da polícia e posteriormente de outros elementos que aparecerão no caminho da dupla.

O jogo mostra-se um Third-person cooperativo, e se a escolha do jogador é aproveitar a campanha em modo solo, então seguirá com Kane enquanto Lynch é controlado pela máquina. É permitido jogar em 2 Players Online onde o 1º Player é Kane e o 2º Player será o Lynch.

À todo momento Kane e Lynch estarão juntos durante as 16 fases do jogo, se um morrer é dado o game over para recomeçar com a ajuda de checkpoints em determinados pontos e os danos causados pelos inimigos dependerá da dificuldade que no jogo é colocada em três termos: Aspirina (Easy), Codeína (Normal) e Morfina (Hard).

Com isso existem dois sistemas de regeneração do personagem, o primeiro é o básico esquema de ficar parado em algum local seguro, e o outro sistema dá a essência do trabalho cooperativo. Se o personagem tomar muito dano ele cairá no chão desacordado, rapidamente o companheiro Lynch chegará perto do corpo de Kane e injetará uma dose de adrenalina, é o “continue” oferecido pelo jogo, só que existe a punição maior caso o jogador tenha o azar de cair duas vezes em curto espaço de tempo, ao receber uma segunda dose aparecerá “Morto por Overdose”, esse é o game over do jogo.

 

Estratégia de comando no stealth sem stealth

Existe um trabalho muito interessante da parte da IO Interactive ao fazer um third-person à moda da casa, sem se apegar em regras padronizadas e resolveram investir na estratégia cooperativa que vai além dos protagonistas. Existem situações em que o jogador se verá no meio de um grupo de NPCs e precisará dar ordens de avanço, retirada e ataque.

Este recurso foi muito bem trabalhado pelo estúdio no jogo Freedom Fighters de 2003 e a qualidade continua a mesma, fique tranquilo porque os NPCs não atrapalham em nada para cumprir os objetivos.

Não há stealth enraizado no jogo mesmo que em alguns momentos as fases pedem que o jogador invista em atitudes mais furtivas apenas para abrir caminho e evitar que os alarmes sejam acionados, por exemplo, na fase da Penitenciária de segurança máxima onde é necessário derrubar alguns inimigos na base da porrada. A estratégia serve também para tentar impedir que o jogador bata de frente com os inimigos, já que quanto mais perto dos inimigos o jogador estiver mais danos o personagem poderá levar.

Um recurso muito importante que infelizmente o jogo não trabalha muito bem, a precisão da mira. Se você já passou por Max Payne 3 e GTA V, ou mesmo Syphon Filter para a galera das antigas, e espera por uma mira certeira terá um pequeno problema, nada que não dê para se acostumar e até criar táticas para o tiro atingir o ponto escolhido.

A duração do jogo conta com apenas 7 horas de campanha, um tempo tranquilo para completar o enredo com o percurso das fases muito bem elaboradas que percorrem três localidades a partir da cidade norte-americana, passa por Tóquio e Havana, até chegar na América do Sul onde acontece o desfecho em dois finais diferentes, o jogador poderá assistir um e depois poderá retomar o último estágio para prosseguir por um novo caminho até encontrar o segundo desfecho.

 

Dead Men

Mesmo que o enredo não seja tão bom, Dead Men possui poucos comandos e o torna muito fácil de se acostumar, realmente traz aquela sensação de “pô vou jogar de novo, foi legal tudo que pude ver”. Cheguei a terminar o jogo na dificuldade Normal e depois fiz uma nova jogada no Hard. Foi possível entender o motivo dele ter sido tão comentado na época em que foi lançado.

O maior destaque é com relação aos personagens principais que tornam-se inesquecíveis, porém, a preocupação do estúdio em deixar a dupla marcante, resultou em deixar de lado aquela aproximação dos antagonistas e isso acontece durante o percurso e após finalizar o jogo. Praticamente são pulverizados pela memória e não são marcantes. É algo bastante curioso se pensar por exemplo na série Max Payne, onde todo o arsenal de personagens, sejam principais, antagonistas ou apenas passageiros, são muito bem lembrados e focados, com nomes imbatíveis e frases de efeitos.

Além da campanha principal, tem o modo Fragile Alliance que é totalmente multiplayer, com equipes que tentam levar nas mochilas a maior quantidade de dinheiro e sair vivos do alcance da polícia, com direito a cravar pontuações no ranking de habilidade dispostas online na antiga plataforma da Microsoft.

Por fim, Kane & Lynch: Dead Men é um jogo divertido e muito barato, no Steam o preço padrão é de R$ 12,99 e em período de promoção sai por apenas R$ 3,00. Um third-person shooter para jogar sozinho ou para jogar online em modo cooperativo e isso pode ser até uma sugestão para quem gosta de fazer transmissões em conjunto.

Chegamos ao final da edição 150 do Blog MarvoxBrasil, logo abaixo você pode conferir a galeria com imagens capturadas durante a jogatina no PC, em algumas imagens existem dicas também, então vale a pena conferir. Até a próxima, com Kane & Lynch 2: Dog Days!


Informações, e outros conteúdos:

=> [Game] Kane & Lynch: Dead Men, no Steam

=> Meme Gamer: O que você jogou em 2016?

=> [Análise] Lara Croft and the Gardian of Light

=> [Análise] Lara Croft and the Temple of Osiris

Anúncios

Sobre Marvox

Bacharel em Comunicação Social: Propaganda e Marketing pela Universidade Paulista de São Paulo. Fundador/Autor do MarvoxBrasil. Cofundador do Canal Jornada Gamer.

Publicado em 2 de março de 2017, em Análises, Atualizações do Site, PC, PS3, XBOX 360 e marcado como , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 3 Comentários.

  1. Fala Cadu! Vale qualquer tipo de participação especial com personagem ou fase, o importante é dar motivo para que você conheça mais jogos. Por exemplo, só de jogar Sonic All-Star Racing (antigo ou Transformed) já dá ótimas dicas do que conhecer no Mega Drive (pelo menos pra galera mais nova né) e outros games que a Sega já trabalhou. Kane & Lynch foi daqueles jogos que eu peguei assim pra conhecer valeu a experiência e no fim você fala – beleza foi legal, próximo jogo.
    Valeu mesmo pelo comentário, grande abraço!

    Curtir

  2. Curti a análise, Marvox. O jogo parece interessante e bem feitinho, embora não seja o tipo de jogo que me chama a atenção (confesso).
    Não me recordo de querer jogar um jogo pq um personagem fez participação especial em outro que tenha jogado, vale com fases? Depois de Sonic Generations eu fiquei curioso pra jogar alguns jogos do Sonic que nunca tinha jogado, tipo Unleashed, pq gostei muito da Rooftop Run… isso vale? kkkkkk

    Curtido por 1 pessoa

  3. Já tinha visto um trailer desse jogo e lendo o seu post me despertou o interesse de conhecer mais a respeito dele vou adicionar ele a minha lista para jogar depois.

    Curtido por 1 pessoa

Venha comentar e compartilhar sua experiência!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: