Ed.Nº 139 – Tom Clancy’s Rainbow Six: Vegas 2

AnaliseFaaala gamers do Brasil! Vamos começar mais uma edição, desta vez uma recomendação que trarei para você que procura um jogo bem legal para curtir online junto com um amigo ou amiga. Não sei se já contei isso, eu gosto muito de jogar online principalmente quando se trata de jogo com modo história cooperativo. É muito legal quando temos alguém ou um grupo de amigos para partilhar uma jogatina e terminar juntos é muito mais divertido.

Em 2011 cheguei a trazer a análise do jogo Alien Swarm, foi um texto bem divertido porque contou com a participação de dois grandes amigos, graças ao fato do jogo permitir que 4 pessoas joguem juntas. Esse jogo foi desenvolvido pela Valve e lançado em 2010 e é gratuito. Acessem a Edição 58 com Alien Swarm, para quem não conhece será uma boa opção também.

Para esta edição 139, falarei sobre Tom Clancy’s Rainbow Six: Vegas 2, mas podemos chamá-lo apenas de Vegas 2, fica bem mais fácil. O jogo foi desenvolvido pela Ubisoft Montreal e lançado em 2008, primeiro nos consoles Xbox 360 e PS3 e logo depois, no mesmo ano, veio a versão do PC. Um jogo muito divertido e que poderá fazer você virar a noite fácil, fácil até conseguir terminar. Acompanhem:

MarvoxBrasil 139 Tom Clancy's Rainbow Six Vegas 2 Agosto 2016

Com o passar dos anos e conforme crescemos surgem novas responsabilidades, faculdade, trabalho e o dia a dia acaba ficando cada vez mais corrido, é difícil toda hora termos alguém para dividir as horas de jogo. De vez em quando surge um fim de semana gratificante com comes e bebes na casa dos amigos onde a jogatina percorre pela tarde de um sábado ou domingo, porém, nem sempre dá para fazer isso.

Uma das saídas é jogar online, seja no PC, Xbox, PlayStation ou Nintendo, e quando descobrimos que uma pessoa que você conhece tem o mesmo jogo que você, basta uma simples mensagem “Bora jogar!” para a brincadeira começa. No PC normalmente nos juntamos via Skype ou qualquer outro recurso para conversar usando um headset, tudo vira motivo para montar um corujão, seja em duas pessoas ou um grupo.

Hoje em dia as opções são inúmeras, indo de Left 4 Dead, Counter-Strike, um MMO que vier em sua cabeça, jogo de corrida ou luta. Normalmente eu prefiro o contato de ter a pessoa do lado jogando comigo, porque esse lance de jogar online, no meio do caminho, existem diversos imprevistos que podem acontecer como: conexão ruim, má sorte de ocorrer falta de energia, servidores que não são muito bons dependendo do jogo/empresa. Todos sabemos disso, mesmo assim, jogar online é uma grata saída e que pode virar uma oportunidade para aprender e também ensinar e assim ter uma experiência bastante interessante.

Em comemoração aos 18 anos da franquia Tom Clancy’s Rainbow Six que começou em 21 de agosto de 1998, vamos curtir Vegas 2 e conhecer o título que após 8 anos, continua muito bonito e divertido.

 

Uma noite, 2010 e Skype…

“Eaê, vamos jogar alguma coisa?”

“Vamos, estou com um jogo aqui e dá para jogar o modo história em duas pessoas, cooperativo.”

“Pow, o preço está bom, vou pegar então.”

“Caramba, que jogo louco! Gostei mesmo, precisamos terminar isso.”

Foi assim que conheci Vegas 2, recomendei para o meu amigo Bruno, e assim ele aceitou encarar o desafio, por sorte o jogo estava em promoção no Steam e jogamos várias e várias noites em uma semana até assistir o desfecho.

Naquela época ainda não existia a plataforma Uplay da Ubisoft, então, é um jogo que você consegue comprar pelo Steam, instalar e jogar. Hoje em dia, mesmo ao comprar pelo Steam o jogo é adicionado na biblioteca do Uplay, e fica ao seu critério, jogar conectado ao Steam ou ao Uplay. Tanto faz.

Quando entramos pela primeira vez em Vegas 2, o jogo pede para criarmos uma conta no sistema Rainbow Six da Ubisoft, os servidores funcionam tranquilamente até hoje, a pessoa poderá se juntar na partida tanto no início quanto a qualquer momento. A outra pessoa precisa ter o jogo já instalado no computador, depois é só fazer o convite e assim ela passará a fazer parte do jogo. Suas conquistas e as conquistas do seu amigo são independentes, então todo mundo tem a oportunidade de tirar proveito das suas vitórias durante o progresso.

Para a época, Vegas 2 trouxe pela primeira vez a possibilidade de customizar o seu personagem, rosto e corpo e roupas, com várias possibilidades, podendo usar camuflagem, óculos, capacete, boné, dando liberdade para o jogador deixar o personagem do jeito que achar melhor. E pela primeira vez, modo cooperativo para duas pessoas no modo História e 4 pessoas no modo Caçador de Terroristas (Terrorist Hunter).

 

Bishop e Knight, parceria estratégica

No enredo temos dois personagens, Bishop e Knight, então o primeiro jogador será o Bishop e o segundo será o Knight, que serão seguidos por mais dois NPCs, ou seja, o grupo é composto por 4 personagens, mas isso não ocorre o tempo todo porque em alguns momentos você e seu parceiro estarão sem a tropa, então valerá muito o trabalho cooperativo mesmo, porque o erro de um poderá causar a morte do outro, ou de ambos.

Vegas 2 é um Tactical Shooter com visão em 1ª Pessoa, a parte tática se dá porque o primeiro jogador, Bishop, dará todas as ordens para os dois NPCs: Reagrupar, Seguir em frente, Dê cobertura. E pela primeira vez, todos esses comandos podem ser feitos utilizando a voz, por isso a importância de jogar usando um microfone ou headset. Enquanto você conversa com seu parceiro, a boca do Bishop ou do Knight se mexe. Quando você vê isso, na hora de realizar um cover, onde o personagem fica encostado na parede. A visão em 1ª pessoa rapidamente passa para 3ª pessoa, e podemos enxergar o corpo do seu personagem, enquanto também podemos enxergar o que se passa dentro de uma sala, sem que precisemos nos mostrar no ambiente, além de outros recursos.

Tom Clancy's Rainbow Six Vegas 2 (PC)

E se eu apertar esse botão?

O jogo traz uma série de recursos que é muito importante saber como funcionam cada um e que poderão ajudar a todo momento:

Marcar inimigos – Faça isso para um “X” vermelho aparecer sob a cabeça dos inimigos para saber a posição do alvo que você pretende eliminar.

Visão-Noturna – Em algumas fases os terroristas poderão cortar a energia, e ficará tudo escuro, para que você não tropece nos inimigos, use para enxergar no escuro. A visão fica verde.

Visão-Térmica – Use esse recurso quando os inimigos atacarem com bomba de fumaça, elas realmente cegam o caminho. A visão ficará em tom roxo e você conseguirá enxergar os inimigos.

Câmera Espiã – Próximo de uma porta, antes de entrar em qualquer sala, você conseguirá ativar uma mini câmera que o personagem coloca passa por baixo da porta, e assim conseguirá saber o que acontece do outro lado. A visão fica em preto e branco.

Sonar – Quando ativo, um mini mapa em 2D aparecerá no canto superior direito da tela e exibirá o ponto em que você está, as bolinhas amarelas serão os inimigos, utilize isso quando perceber que o ambiente mostra-se muito quieto, isso evita emboscadas.

O jogador contará com duas armas de fogo e três espaços adicionais para granadas, C4 e bombas de fumaça. Durante as fases, em pontos estratégicos e antes de um momento de ação mais intensa, o jogador poderá encontrar pequenos baús ou contêineres (eu chamo de contêiner), para o jogador restaurar todos os seus recursos, munição, trocar de armas, e até mudar a aparência do seu personagem.

Os jogadores também poderão utilizar o rapel para subir e descer pelos prédios, dá até para atirar de cabeça para baixo enquanto estiver no rapel, muito bom para dar aquele headshot nos inimigos desprevenidos.

Tom Clancy's Rainbow Six Vegas 2 (PC)

Sempre uma novidade para desbloquear

De forma a trazer um modo cooperativo mais proveitoso, o jogador contará com uma barra de Pontos de Experiência (XP), cada inimigo eliminado e objetivo atingido são adicionados pontuações, sempre que a barra de XP atinge o limite, o jogador ganha um novo Level, e assim desbloqueia novas armas, munições, e acessórios para o personagem vestir, todos os trajes possuem níveis de resistência, o que fica mais legal e não passa a ideia dos trajes existir apenas para incrementar o visual, são mesmo para proteger a todo momento.

Ao todo o jogo possui 7 Missões, onde cada uma é dividida em 3 ou 4 partes, começando nos picos gelados da França, o jogador viajará até Las Vegas e encerrará sua jornada no México. As fases conseguem prender a atenção, possuem um clima de tensão devido a presença dos terroristas e de tudo o que acontece durante o percurso do jogo até o final, porque as fases elas obrigam o jogador a utilizar os recursos que tem nos dedos ao alcance de cada comando, de cada botão.

E aqui vai uma dica ao jogar o modo história cooperativo, se um jogador vir a morrer aguarde 10 segundos para renascer, fique tranquilo porque aparecerá a contagem, se ambos morrem, por exemplo, morreram na Parte 2 então apenas essa parte é reiniciada. Por isso, procurem jogar com bastante senso de parceria mesmo, se um cair aguarde 10 segundos até seu parceiro renascer e continuem em frente.

 

Jogo possui conquistas próprias

Quando a Ubisoft lançou Vegas 2, muitas desenvolvedoras, além dela, ainda não tinham trazido as Conquistas (Achievements) do jeito tradicional que vemos hoje, muitos jogos tinham suas conquistas internas, e Vegas 2 é assim, portanto se você deletar o jogo no seu PC terá que refazer as Conquistas. O que deixa o jogo com uma “cara nova” a cada novo jogo, porque você acabará usando novas estratégias devido a experiência ganha a cada jogada.

Na ocasião em que aconteceu essa jogatina co-op, a diversão foi tanta que resolvemos jogar na dificuldade Realistic, é aqui que o jogo se mostrará do jeito que ele é, um tiro certeiro do inimigo é morte na hora. Depois de jogar muitas vezes, nesse momento já estávamos com um conhecimento melhor das fases e conseguimos terminar nessa última dificuldade. Foi muito legal!

Quando você achar que as suas opções com jogos online se esgotaram, recomendo, jogue Vegas 2. É um jogo com preço bastante acessível, atualmente na faixa dos R$ 19,99 no Steam e quando aparece promoção então, é aquele jogo que merece ir para sua biblioteca. E se você já tem ele, então comece a jogar o quanto antes, dê um toque no seu amigo ou amiga e chame para jogar.

Rainbow Six: Vegas 2 está entre os 25 melhores jogos já feitos para jogar em modo Cooperativo e também está entre os 50 melhores Shooters já lançados. É um ótimo jogo também para você fazer por exemplo, uma transmissão ao vivo e mostrar para o seu público.

A edição 139 fica por aqui, mas você poderá ainda conferir as imagens do gameplay de Vegas 2, capturadas na época em que rolou essa jogatina em dupla. Aproveitem a dica e, até a próxima!

Acesse a página do jogo no Steam – store.steampowered.com/app/15120/

Sobre Marvox

Formado em Comunicação Social: Propaganda e Marketing, fundador e autor do Blog MarvoxBrasil. Criador da série Start Again no Youtube. Desde 2015 faz parte da equipe do Canal Jornada Gamer. Minha maior paixão, saber que consigo ajudar pessoas a terminar mais jogos. Essa conquista não tem preço!

Publicado em 29 de agosto de 2016, em Análises, Atualizações do Site, PC, PS3, XBOX 360 e marcado como , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 4 Comentários.

  1. Tava vendo aqui, parece que esse Rainbow Six 3 tem três Expansões, só que uma delas é exclusiva pro Xbox, pow mancada kkk. No Steam tem o pacote Gold que já vem o necessário para entender a Campanha, verei se pego em alguma promo.

    Curtir

  2. Se não me engano ele é uma expansão do Rainbow Six 3, me pareceu interessante!

    Curtido por 1 pessoa

  3. Valeu Fúria, obrigado mesmo! E cara, existe uma parte curiosa nesse Vegas 2, mesmo sendo de 2008, ele é um prequel do Rainbow Six 3: Raven Shield de 2003. Você já jogou esse Raven Shield? Queria saber se é bom =)

    Curtido por 1 pessoa

  4. Baita artigo, peguei o Vegas 1 e logo pego o 2! Fanboy é foda, joga até quando o game é ruim(alô R6 Lockdown) hahahaha.

    Abraços,

    Fúria

    Curtido por 1 pessoa

Para comentar não é preciso se identificar. Mas, se quiser, pode comentar utilizando seu login do Facebook, Twitter, G+ ou Wordpress. Grande abraço!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: