Festival de jogos indies “BIG Festival 2015” no Centro Cultural de São Paulo

Faaala gamers do Brasil! Vamos iniciar os escritos do mês de julho no Blog MarvoxBrasil, e antes de trazer novas análises para vocês, vamos falar sobre o Big Festival 2015 que acontece no Centro Cultural de São Paulo desde o dia 27 de junho e que termina dia 5 de julho. Sugiro ficar atento às informações para não perder esta mega oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o evento e o que ele traz. Inclusive, a programação do evento com convidados bem legais começa hoje, quarta-feira (01/07), e vai até o sábado (4/7) aqui em São Paulo, mas o evento continua no Rio de Janeiro, dias 6 e 7 de julho, fique atento à localização e anote aí para não esquecer.

Local do evento para São Paulo: Centro Cultural de São Paulo – Rua Vergueiro, nº 1000 – São Paulo (ao lado da estação Vergueiro do Metrô) | Tel: 3397-4002. Entrada: gratuita. Horário: 10h às 21h. Mapa da região.

Local do evento para Rio de Janeiro: Av. Graça Aranha, nº 1, Rio de Janeiro.

Dica do Marvox para o BIG Festival SP: A região do evento é rodeada por faculdades, e por isso a localização é ótima por contar com diversos bares, restaurantes e próximo também tem o Shopping Pátio Paulista. Portanto, vale a pena marcar de ir com a galera porque não faltam opções para fazer aquele happy hour pós-evento.

O Big Festival – Brazil’s Independent Games Festival é um evento gamer muito bacana que abrange jogos indies brasileiros, e também, jogos feitos em países da América do Norte (Canadá, Estados Unidos), Europa (Inglaterra, Suíça) e Oriente (Coréia do Sul).

Para curtir esse festival indie é muito fácil e não precisa pagar nada para entrar, se você estiver a pé, é só desembarcar na Estação Vergueiro do Metrô (Linha Azul), o Centro Cultural fica encostado com a própria estação do metrô. Chegou no Centro Cultural, é só descer alguns degraus e logo você verá o local cheio de televisores de tela plana e cerca de 50 jogos para curtir à vontade, e sem filas quilométricas para conseguir jogar. Se liga na listinha básica do que jogar por lá, coisa boa demais!

O “BIG Festival” é considerado um dos maiores festivais da América Latina dentro do segmento dos jogos independentes. É o momento e a oportunidade para o cenário indie mundial de apresentar as criações que estão e estarão disponíveis para jogar. Temos jogos exclusivos para o PC, e também, jogos que estão disponíveis para jogar no PS4, Xbox One e Wii U.

Meses antes do evento acontecer, são inscritos diversos jogos indies para participar. E nesta edição de 2015, foram inscritos 692 jogos, que por meio de uma bancada os jurados votaram e selecionaram 50 jogos que são os que estão em exibição durante todo o evento.

Mas o evento não se resume aos jogos, existe também a parte de aprofundamento do conhecimento e esclarecimento da percepção, com palestras para ampliar a visão do visitante interessado. Claro que, tudo com horário marcado, e o melhor é que você pode assistir qualquer um dos 39 palestrantes, gratuitamente. Para assistir é preciso se inscrever, e as vagas são limitadas.

Dentro do local do evento, é possível encontrar um balcão com o guia do evento. Todos os visitantes podem tranquilamente garantir o seu. O guia do evento contém as informações dos jogos disponíveis para o público jogar. E no final do guia tem um espaço para o visitante escrever com caneta o nome do melhor jogo do “BIG Festival 2015”, depois é só destacar e depositar na urna.

Além disso, a partir do dia 1º/7 até o dia 5/7 começa a programação do festival com presenças marcantes de profissionais da indústria dos games e mídia relacionadas também. Recomendo você acessar o site oficial, e ir até a parte “Programação” para conferir os horários e se preparar para cada atração.

São muitos jogos para pouco tempo e lá dentro as horas passam voando. Vale a pena testar cada um para tirar o seu próprio parecer e sentir mesmo como são os jogos. Por isso, antes de ficar perdido pelo evento, aqui vão algumas dicas de onde você pode começar.

Abaixo, separei 10 jogos que estão no “BIG Festival”. Você vai saber o nome dos jogos, desenvolvedor, e a plataforma onde você poderá jogar. Não esqueci também do pessoal que curte maiores detalhes, por isso segue também o link para o site oficial de cada jogo. Aproveite e assista aos trailers para conhecer mais opções do que jogar. Alguns dos jogos listados aqui já estão disponíveis nas devidas lojas digitais, é só clicar em seus respectivos links para ajudar vocês em uma busca mais direta, portanto, prepare a sua wishlist.

Apotheon / Desenvolvedor: Alientrap Games / Plataforma: PC, PS4

DisponívelSteam / PSN
País: Canadá / Site: www.apotheongame.com

 

Inside My Radio / Desenvolvedor: Seaven Studio / Plataforma: PC e Xbox One

Disponível: Steam / Live (previsão 2015)
País: França / Site: insidemyradio.com

 

Magenta Arcade / Desenvolvedor: Long Hat House / Plataforma: Android e iOS

Disponível: Google Play / AppStore
País: Brasil / Site: www.longhathouse.com/games/magenta_arcade

 

Mekazoo / Desenvolvedor: The Good Mood Creators / Plataforma: PC

DisponívelSteam (previsto para 2016)
País: Estados Unidos / Site: www.goodmoodcreators.com/mekazoo

 

Momodora III / Desenvolvedor: Guilherme Melo Martins / Plataforma: PC

Disponível: Steam
País: Brasil / Site: rdein.itch.io/momodora-iii

 

Odallus: The Dark Calls / Desenvolvedor: JoyMasher / Plataforma: PC

Disponível: Steam / Gog.com
País: Brasil / Site: joymasher.com/odalluspreorder

 

This War of Mine / Desenvolvedor: 11 bit Studios / Plataforma: PC

Disponível: Steam
País: Polônia / Site: www.warisnotachoice.com

 

Treeker: Os Óculos Perdidos / Desenvolvedor: Fernando Paulo / Plataforma: PC

Disponível: Splitplay / Steam
País: Brasil / Site: www.labindie.com/beta/jogos-indies/treeker

 

Toren / Desenvolvedor: Swordtales / Plataforma: PC e PS4

Disponível: Nuuvem / Steam / PSN
País: Brasil / Site: toren-game.com

 

WYZ / Desenvolvedora: Patrícia da Silva Leite / Plataforma: iOS

Disponível: AppStore
País: Brasil / Site: www.los4pixs.com/wyz

E assim, mais um evento para se divertir

A minha primeira experiência com o “BIG Festival” aconteceu em julho de 2014, naquele momento estive acompanhado de uma grande amiga, Beatriz, e foi onde eu conheci o jogo Aritana e a Pena da Harpia, que no mesmo ano pude jogar, terminar e em setembro do mesmo ano trouxe a análise na Edição 97 do Blog MarvoxBrasil.

Na edição 2015 foi diferente, porque tive a oportunidade de curtir o evento no dia 27 de junho, primeiro dia do evento ao lado de um grande amigo Hugo (vulgo Chokko), e pude ter um contato maior com o game Odallus: The Dark Calls que é a próxima produção da JoyMasher – os criadores de Oniken.

O Blog MarvoxBrasil chegou a publicar um preview sobre Odallus na edição 91, falamos também sobre Oniken, então vale a pena dar uma chegada nas edições para conhecer mais sobre esses jogos porque, vocês não vão se arrepender.

E para terminar esta mini cobertura, confira a nossa galeria com as fotos do evento. “BIG Festival 2015”, se você mora em São Paulo não deixe de marcar presença. E quem estiver na cidade à passeio ou negócios, está aí uma opção turística onde você viaja pelo mundo indie dos games em um lugar só, sem escalas e custo zero.

Bora curtir em companhia dos amigos ou família. Até a próxima! •

Sobre Marvox

Formado em Comunicação Social: Propaganda e Marketing, fundador e autor do Blog MarvoxBrasil. Criador da série Start Again no Youtube. Desde 2015 faz parte da equipe do Canal Jornada Gamer. Minha maior paixão, saber que consigo ajudar pessoas a terminar mais jogos. Essa conquista não tem preço!

Publicado em 1 de julho de 2015, em Coberturas e marcado como , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 10 Comentários.

  1. Verdade, vale a pena descolar uma mochila e tirar uma tarde para aproveitar mesmo. Gostei do War is Mine, eu vi que dá para criar seu próprio personagem também, os comandos são bem simples tudo na base do clique, to pensando em pegar ele numa próxima promoção.

    Curtir

  2. oopa, joguei o Toren só o notebook que exibia o jogo que não ajudava muito, bem legal e quero continuar a jogar em casa.
    Eu sei que fiquei por lá das 15 às 21h, foi possível curtir bastante dos jogos, tinha até jogo de futebol que estava escondido kkk, não sei dizer o motivo.

    Curtir

  3. Vendo as imagens o The War of Mine promete ser muito bom,além do Odallus.O bom é ir a um evento assim com tempo.Para curtir tudo que ele oferece.

    Curtir

  4. Ótima cobertura, novamente!! Bom ainda dar tempo de conferir este festival; esse tipo de evento possibilita que os desenvolvedores nacionais mostrem seu trabalha para o grande público e que nós, público, tenhamos a experiência final do gameplay. Já tinha lido e visto vídeos do Toren, e realmente este game parece me empolgar, vc chegou a joga-lo?

    Curtir

  5. Cara eu gostaria muito de ir em alguma das palestras, podemos tentar ir, vamos combinar. Cadu, o Inside My Radio é previsto para sair no Xbox One ainda em 2015, mas hoje em dia esse lance de jogar no PC depende, se você tiver um controle de Xbox 360, por exemplo Odallus é legal no controle mesmo, Apotheon também, esses jogos 2D que tenham uma facilidade maior no controle, teclado+mouse eu só jogo Luta, Shooter e demais jogos 3D, tenho amigos que rodam os jogos no notebook e estão sempre com o controle plugado, é uma boa rsrs

    Curtir

  6. Poxa, sério que foi também? Fui terça-feira no evento e acabei ficando pouco tempo, mas gostei. Esperava algo bem cheio e até que estava tranquilo. Até tô preparando um texto sobre também! rs
    Curti o Momodora III, o Odallus e o Inside My Radio. Tomara que tudo saia para algum console algum dia, pq eu pra jogar no PC sou uma lástima… rs
    Pretende acompanhar alguma palestra ou ir outro dia?

    Curtir

  1. Pingback: Overgrind #6: Atualizações de Junho 2016 | Blog MarvoxBrasil

  2. Pingback: Overgrind #6: E3 e Feiras de Games | Blog MarvoxBrasil

  3. Pingback: Festival de jogos indies “BIG Festival 2015″ no Centro Cultural de São Paulo I MarvoxBrasil | QuadNation

  4. Pingback: Visitando o BIG Festival 2015 | Gamer Caduco

Para comentar não é preciso se identificar. Mas, se quiser, pode comentar utilizando seu login do Facebook, Twitter, G+ ou Wordpress. Grande abraço!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: