Ed.Nº 113 – Recollection: atravesse os puzzles entre a vida e a morte.

AnaliseFaaala gamers do Brasil! Na edição 113 estaremos entre a vida e a morte, com este curioso jogo que apareceu recentemente para o PC e que está disponível na loja Splitplay.

Recollection é um prato cheio, tanto para quem acompanhou de perto a Era N64 e PSX com jogos que intercalavam puzzles em várias partes das fases, quanto para quem já passou por todas as câmaras de Portal 1 e Portal 2. Sendo assim não há o que temer perante os desafios propostos neste hospital surreal.

Com comandos simples, visual satisfatório e ideia bastante criativa, este é um jogo que não tomará mais do que duas hora do seu dia. Acompanhe nossa análise,  para conhecer mais sobre o jogo Recollection.

MVXED113Recollection

Quando a tela de abertura aparece, o que se vê é um corredor com uma cadeira de rodas próximo de uma porta, onde a iluminação pisca sem parar. Ao ver essa cena, corredor de hospital + cadeira de rodas + luz que pisca = esse jogo deve dar alguns sustos – Urrú, jogo de terror brazuca! Calma… nem tanto.

Ao clicar em play, rapidamente ouço barulhos de desfibrilador. Ok! Eu estou em um hospital e existe uma tentativa de ressuscitação, mas de quem? Eu acordo, estou em um quarto de hospital deitado na cama, eu me levanto, fico em pé e olho para a cama. Existe um corpo ainda deitado sob a cama, uma pessoa idosa com a pele do rosto aparentemente gasta pelo tempo.

A ficha cai, eu sou o espírito da pessoa deitada na cama.

Começo a caminhar em direção da porta do quarto, e decido seguir pelo corredor que leva até uma ala do hospital, e na parede encontro um quadro, dos vários que existem pelo hospital e percebo que, as pinturas são trechos da minha vida. Aniversário, momentos prazerosos da infância que ficam marcados na memória, conquistas da vida adulta e o momento que se fez presente para a chegada ao hospital.

Na minha mão direita existe um orifício geométrico, onde um cubo paira sob a palma da mão. Pelo caminho encontro dispositivos onde consigo arremessar esses cubos para destravar portas e continuar a caminhada pelos corredores do hospital.

Atravesso a porta e vejo uma garotinha de vestido verde que acena para que eu a siga. Encontro também um homem elegante com um olhar hipnótico e que em uma de suas mãos, esse homem segura um relógio dourado, desses de bolso.

Quem é essa garotinha? E o homem elegante, o que ele representa nesta história?

É o que o jogador descobrirá ao vencer todos os puzzles e encontrar todas as imagens que representam a passagem da vida do seu personagem em Recollection.

Profundidade em poucos meses

Direto da VFS – Vancouver Film Schools, estão os alunos do curso de Audio Design que conseguiram dar vida ao jogo Recollection, um grupo de apenas 6 pessoas, liderados por Hugo Moraleida que é programador com fetiche por Game Design e vem desenvolvendo jogos desde 2011. Temos aqui um trabalho de TCC que virou jogo, e de cunho educacional.

Posso dizer facilmente que esta é a primeira vez que vejo um jogo educativo trabalhado desta maneira, testando o raciocínio do jogador de forma a mexer com uma temática bastante madura e sem exageros de conteúdo. É possível terminar Recollection em menos de 2 horas e sair com uma bela limpeza mental.

Com relação a trilha sonora, o jogo utiliza tons bem leves que não atrapalham na hora de pensar, a música ajuda e muito a sugar o jogador ainda mais, para transpor as alas do hospital.

Recollection foi desenvolvido em 2014 e está disponível gratuitamente desde o dia 11 de maio de 2015, através da loja Splitplay. Por enquanto, o jogo é compatível apenas para o PC, os comandos funcionam com teclado+mouse ou com a ajuda do controle. Esperamos que futuramente haja versões para Linux e Mac, assim não faltarão oportunidades para curtir.

Nota do autor – A passagem da vida, diante da tela do computador.

Ao ver a quantidade de pessoas que estiveram à frente da criação em Recollection, me fez lembrar o começo de algumas softhouses. Por exemplo, quando a 3D Realms criou Duke Nukem 3D, a equipe tinha apenas 10 pessoas. Vamos pegar algo mais contemporâneo, Super Meat Boy foi criado por uma dupla. Vale mencionar também, Outlast que é até mais recente, foi criado por 12 pessoas e, que preparam a vinda de Outlast 2, e fechamos os exemplos com Aritana e a Pena da Harpia que foi produzido por um quarteto.

Aproveite para acessar a página do Recollection, e monte o seu cadastro no site da loja Splitplay, é bem fácil, sem demora e já adicione o jogo na sua biblioteca. Os jogos da Splitplay funcionam por DRM-Free, sem a necessidade de instalar plataformas online para conseguir jogar. Antes do download, verifiquem os requisitos do jogo, e boa diversão.

Confira também nossa galeria com algumas imagens do jogo Recollection capturadas durante o gameplay, a edição 113 fica por aqui. Até a próxima! •

Sobre Marvox

Formado em Comunicação Social: Propaganda e Marketing, fundador e autor do Blog MarvoxBrasil. Criador da série Start Again no Youtube. Desde 2015 faz parte da equipe do Canal Jornada Gamer. Minha maior paixão, saber que consigo ajudar pessoas a terminar mais jogos. Essa conquista não tem preço!

Publicado em 30 de maio de 2015, em Análises, PC e marcado como , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Para comentar não é preciso se identificar. Mas, se quiser, pode comentar utilizando seu login do Facebook, Twitter, G+ ou Wordpress. Grande abraço!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: