Ed.Nº 111 – Anjos & Dragões, cartas flamejantes com poderes angelicais

PreviewMVXFaaala gamers do Brasil! Na edição 111 do Blog MarvoxBrasil, temos um preview diferente, normalmente falamos sobre jogos de consoles e PC, desta vez o assunto que iremos tratar é sobre o novo Card Game brasileiro, Anjos & Dragões, que a Fiero Jogos está desenvolvendo.

Este card game será físico, haverá uma campanha de Financiamento Coletivo em breve, por enquanto vamos conhecer melhor do que se trata Anjos & Dragões, quais são as regras do jogo e uma entrevista bem legal com o André Luiz que é Game Designer na Fiero Jogos e vai nos contar mais sobre o que podemos esperar.

A previsão de lançamento é para o 2º semestre de 2015, com o tempo este preview será atualizado, com o gameplay oficial já disponível para assistir no final da entrevista, e maiores informações. Assim que tivermos acesso aos demais materiais iremos compartilhar com vocês aque acessam o Blog MarvoxBrasil. Vamos acompanhar a prévia de Anjos & Dragões!

Ed111MVX

Uma indústria que movimenta mais de 4 bilhões de dólares, sendo que só nos Estados Unidos estão concentrados 1 bilhão de dólares de arrecadação. Os TCGs são Trading Card Games conhecidos como jogo de cartas colecionáveis, cartas que podem ser trocadas com outros jogadores ou jogo de cartas customizáveis. Para ficar bem fácil entender, os Card Games são jogos de cartas que unem estratégia e elementos de RPG, é como jogar truco ou poker só que as cartas possuem ilustrações com personagens fantasiosos.Fogo - Bombardeiro Dourado

Nos Card Games sempre temos um deck que é a mesma coisa que um baralho com 52 cartas e nessas cartas existem personagens com força, ataque e defesa, a mesma situação de um jogo de truco onde a carta “3” seria o personagem mais poderoso e sempre ganha. Mas afinal, qualquer pessoa pode embarcar em um Card Game? A resposta, sim.

Basta ter vontade de aprender e deixar a mente trabalhar a favor da imaginação para criar a ocasião perfeita e deixar com que o jogo/disputa ganhe vida. Os Card Games possuem duas linhagens, existem os jogos que são com cartas físicas e outros que são jogos digitais podendo ser disputados através de dispositivos móveis ou pelo computador. Desde 2013, as empresas encaram a difícil tarefa de tornar cada vez mais comum a prática desses jogos em meio digital, o que não é fácil porque só o segmento dos jogos físicos já arrecadou quase 3 bilhões de dólares, enquanto que os card games digitais chegam a 1 bilhão de dólares.

No Brasil – Anjos & Dragões, é o novo jogo de cartas expansível, bem semelhante aos jogos de cartas colecionáveis tradicionais como Magic The Gathering, mas sem compra aleatória porque o deck já vem separado em 4 baralhos diferentes, cada um representando uma facção do jogo, então os jogadores podem comprar um deck da facção Luz, Sombra, Fogo ou Terra. E nisso, já começa a jogar.

O melhor é que todas as cartas são intercambiáveis, por exemplo, comecei a jogar com a facção Luz, mas de repente decido partir para a facção Fogo, não havendo problema algum de pegar alguma carta da minha antiga facção e inserir na nova facção. Essa mistura de cartas de Luz com Fogo cria-se uma nova estratégia para que suas disputas fiquem mais desafiadoras. A vantagem sobre os jogos de cartas colecionáveis, é o fato de o jogador saber exatamente o que está comprando, sem precisar comprar várias vezes o mesmo produto na esperança de conseguir uma carta rara, enquanto acumula várias cartas comuns inúteis.

Em uma pesquisa feita pelo Blog MarvoxBrasil para a realização desta matéria aponta que os Trading Card Games existem desde 1993, e um dos nomes que eu que vos escrevo mais lembro é do OverPower. Como esse nome fazia sentido, isso era em 1995/1996 e todos os amigos onde eu morei em São Paulo jogavam, tanto pessoas que já gostavam quanto pessoas que nunca sequer tinham antes encostado a mão em uma carta de Magic, o OverPower trazia os heróis e vilões da Marvel e da DC Comics, eu ainda possuo um deck guardado à sete chaves e vou compartilhar com vocês, principalmente para quem não conhece ver como eram.

MVXOverPower

Como Anjos & Dragões é jogado?

Fogo - Codinome DisparoO jogo é competitivo, no sistema de duelos entre dois jogadores. Um jogador desafia o outro, e apenas um deles vence, ou em raros casos, empatam. Também pode ser jogado em duplas, onde uma dupla se ajuda enquanto tenta superar a dupla oponente. As partidas são rápidas, demorando em média 20 a 40 minutos para se concluir.

Cada jogador utiliza sua coleção de cartas para montar seu próprio baralho. A criação de baralhos é parte importante da atividade, pois é quando se escolhe as cartas baseado na estratégia que pretende utilizar. Ele pode escolher muitas cartas ofensivas e focar sua estratégia em ataques constantes, ou misturar cartas que possuem uma sinergia maior entre si, possibilitando jogadas mais efetivas. O baralho deve ser ajustado a sua estratégia. Cada pessoa precisa ter seu próprio baralho de 50 cartas para jogar. Não é necessário nenhum acessório extra.

O sistema competitivo permite que diversos jogadores se reúnam para desafiar outros jogadores. Basta o jogador encontrar qualquer outra pessoa que possua um baralho, mesmo um desconhecido, e desafiar para um duelo. É comum a interação dos jogadores, organizando torneios e trocando informações sobre baralhos e estratégias. Também é comum que esse ponto de encontro seja o próprio local onde os baralhos são vendidos.

As Regras em Anjos & Dragões

O jogo possui, basicamente, um único tipo de carta. As unidades podem ser usadas de 3 formas diferentes:

* General – Liderando os combates, atacando seus oponentes e defendendo o jogador.

* Aliado –Auxiliando os Generais nos combates.

* Efeito Rápido – Sendo descartado para alterar diversas situações de jogo.

Isso quer dizer que uma mesma carta poderá ser utilizada como General ou Aliado, dependendo apenas da estratégia do jogador. Generais fortes são fracos como aliados, da mesma forma que Aliados fortes são fracos como Generais. Unidades que possuem um Efeito Rápido serão Generais ou Aliados medianos e também existem unidades que são medianas, tanto como Generais quanto Aliados. A palavra de ordem é equilíbrio.

O jogo começa com os jogadores colocando 5 cartas do topo do seus baralhos como Escudos. Esses escudos serão suas defesas, funcionando como pontos de vida. O objetivo do jogo é atacar o oponente, quebrando seus escudos, e desferir um golpe final. Cada jogador compra 5 cartas. O jogador que começar a partida compra uma carta a mais. A partir desse ponto, já começa a ação. O jogador que começa pode escolher uma unidade de sua mão e baixar como General, atacando seu oponente. Em resposta, o jogador defensor pode:

* Deixar que o ataque passe e quebre um de seus escudos.

* Escolher uma unidade de sua mão e baixar para se defender.

Luz - ChoqueCaso ele deixe o ataque passar, um de seus escudos será quebrado. Essa carta sai da área de escudos e vai para a mão do jogador. Ou seja, quanto mais ele apanha, mais força para revidar. Caso ele resolva se defender, ocorre um combate. Nos combates, o vencedor é o General com maior força. Em caso de empate, a vitória é do atacante.

No entanto, o jogador perdedor pode mudar o resultado do combate jogando Aliados. A força do Aliado é somada a do General. Pode-se jogar Aliados até reverter o combate a seu favor. O novo perdedor pode fazer o mesmo até que ambos os jogadores não possam (ou não queiram) jogar mais Aliados. O General vencedor fica em campo, mas o perdedor é descartado. Todos os aliados são descartados.

Não pense que os combates são resolvidos apenas na força bruta. Os Generais e Aliados possuem diversos poderes para alterar o resultado dos combates. Alguns Generais são mais fortes ao atacar, ou ao defender, ou no exato momento que entram ao campo. Também podem sobreviver ao perder o combate, atacar mais de uma vez, ou caçar Generais oponentes. Alguns Aliados podem voltar para a mão do dono após o combate, virar Generais e permanecer na mesa, ou mesmo destruir o General vencedor.

E ainda existem os Efeitos Rápidos. Essas cartas podem alterar diversas situações de jogo, destruindo Generais, impedindo ataques ou defesas, comprando cartas extras e diversos outros efeitos. Há muita variedade nas interações de jogo, cabendo aos jogadores usar as cartas nas situações mais vantajosas. O jogador atacante pode continuar atacando com outros Generais até perder um combate, ou até passar o turno por vontade própria. Ao passar o turno o oponente compra 3 cartas e poderá revidar com força total. Os turnos são revezados até que um jogador quebre os 5 escudos oponentes e efetue um ataque final que não puder ser defendido.

MarvoxBrasil entrevista André Luiz, Fiero Jogos

Luz - Arqueira Celestial

MVXBRConte-nos um pouco sobre o trabalho da Fiero Jogos. Como é que vocês começaram?

AL – Em 2010 identifiquei uma brecha no mercado, pois não tínhamos nenhum Card Game Colecionável nacional. Comecei a aprofundar meus estudos em Game Design para suprir essa área. Desde então fiz meu TCC na faculdade sobre um assunto semelhante, fiz iniciação científica sobre o uso de cartas colecionáveis na educação e aprofundei o estudo em empreendedorismo para conseguir produzir o jogo e coloca-lo no mercado. Enquanto isso o Anjos & Dragões foi sendo produzido com muitas mudanças. Durante o desenvolvimento, interrompi o processo desenvolvendo um outro jogo, que fosse mais fácil de produzir. Surgiu então o Duelo de Dados em Março de 2014, onde pude experimentar o mercado e todos os processos de produção.

MVXBRQual foi o maior desafio enfrentado ao projetar Anjos & Dragões?

AL – O maior desafio é conciliar o Game Design com os aspectos mercadológicos. Projetar um jogo é diferente de projetar um produto. É preciso estabelecer como o produto final será produzido, embalado e vendido. Isso significa que a quantidade de cartas nos baralhos e numero de ilustrações produzidas, por exemplo, impacta diretamente no Game Design do jogo.

MVXBRVocês pretendem futuramente fazer Anjos & Dragões em versão digital?

AL – Não há previsão quanto a uma versão digital, mas é possível.

MVXBRQual foi a inspiração para a criação das ilustrações das cartas?

AL – As inspirações foram muito variadas. A principal foi do Card Game Duel Masters, onde o tema e os personagens do jogo inspirou o Anjos & Dragões diretamente. Além disso temos inspirações vindas de games, animes, RPG e outrás mídias. Existem inspirações vindas de personagens do Shurato, Soul Calibur, Samurai Shodown e Caverna do Dragão. Uma influencia interessante foi as imagens utilizadas durante a versão inicial do jogo. Para ilustrar as cartas, foram usadas imagens da internet. Algumas imagens ficaram tão interessantes como personagens do jogo que acabaram inspirando diretamente o personagem final.

MVXBRQuando Anjos & Dragões começará a ser vendido e onde as pessoas poderão adquirir os decks?

AL – O jogo entrará em Financiamento Coletivo no segundo semestre de 2015, ainda sem data definida e poderá ser adquirido direto pela internet. Durante o Financiamento Coletivo as pessoas poderão comprar o jogo a um preço super especial, além de colaborarem com a expansão dos baralhos que de 50 cartas, pode expandir até 100, tudo pelo mesmo preço. Basta que muitas pessoas colaborem na compra do jogo.

Bem-Vindo ao Anjos & Dragões (gameplay oficial)

Assista ao gameplay aqui embaixo, o vídeo foi produzido pela Fiero Jogos e a desenvolvedora explica as regras de Anjos & Dragões.


Agradecemos ao André, e também à Fiero Jogos pela oportunidade de divulgar e não só isso, mas trazer a existência desse trabalho com Anjos & Dragões e desejamos sucesso.

Os leitores que tenham mais dúvidas podem enviar perguntas, utilizem a área dos comentários, não é preciso se cadastrar ou logar no WordPress para comentar, então enviem perguntas, sugestões, quem conhece e joga Card Games pode contar o que achou e repassarei para o André. Para conhecer mais, tem o Facebook do Anjos & Dragões e o contato com a Fiero Jogos.

Facebook do Anjos & Dragões, acesse aqui
Contato Fiero Jogos – fierojogos@hotmail.com

A edição 111 fica por aqui, confiram abaixo a galeria com alguns cards de cada facção, cliquem nas imagens para uma maior e melhor visualização. Até a próxima!

Sobre Marvox

Formado em Comunicação Social: Propaganda e Marketing, fundador e autor do Blog MarvoxBrasil. Criador da série Start Again no Youtube. Desde 2015 faz parte da equipe do Canal Jornada Gamer. Minha maior paixão, saber que consigo ajudar pessoas a terminar mais jogos. Essa conquista não tem preço!

Publicado em 7 de maio de 2015, em Previews e marcado como , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Para comentar não é preciso se identificar. Mas, se quiser, pode comentar utilizando seu login do Facebook, Twitter, G+ ou Wordpress. Grande abraço!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: