Ed.Nº 99 – Mighty No. 9 (pré-análise)

Ed99-MVXFaaala gamers do Brasil! A edição 99 traz uma prévia de Mighty No. 9, jogo que será lançado só em abril de 2015 (se não for adiado) para praticamente todas as plataformas existentes, aí vai a lista: PC, Linux, Mac, 3DS, PS Vita, PS3, PS4, Xbox 360, Xbox One e Wii U. Não tem como fugir deste lançamento, foi liberada uma versão beta com apenas uma fase (mancada), mas que já dá para ter uma pequena noção de como será o jogo, a jogabilidade, além do visual. Acompanhe, a prévia do Blog MarvoxBrasil.

Ed99-MightyN9-MVX

Introdução e História

Não é o Mega Man. Não tem mega buster. O Rush não apareceu em nenhum momento. Tudo parece estar diferente, mas o criador é o mesmo. Keiji Inafune, o artista que deu vida ao personagem Mega Man, surgido no NES há quase 30 anos (faz tempo hein). De repente Inafune saiu da Capcom, casa onde sempre trabalhou. E decidiu montar e abrir uma nova softhouse independente chamada Comcept. A produtora que lançará como primeiro trabalho, uma espécie de futuro que a Capcom deixou escapar, vem aí Mighty No. 9 e a história de um garoto robô chamado Beck e sua parceira, a andróide Call. A dupla foi elaborada e montada por meio de três cientistas, Dr. White, Dr. Blackwell e o Dr. Sanda. Segundo Inafune, cada personagem terá seu momento de aventura, ou seja, o jogador terá a oportunidade de controlar cada um desses 5 personagens citados em algum momento do jogo. Beck é o número 9 na lista de vários robôs que foram criados e de alguma forma acabaram por ser consumidos por algum vírus poderoso, e decidiram voltar-se para o mal. Só restou Beck para salvar toda a situação e o vilão final não chegou a ser revelado ainda. Para ajudar a Comcept no desenvolvimento de Mighty No. 9, está a Inti Creates, uma softhouse que existe desde 1996 formada por ex-funcionários da Capcom e que desde 2002 esteve à frente da criação da série Mega Man Zero e Mega Man ZX.

Diferente do que acontece em Mega Man, Beck consegue segurar nas bordas de vários lugares para alcançar pontos altos, o que vai facilitar de repente, ao efetuar um pulo mal dado dependendo da situação. O personagem ainda possui habilidades que serão melhoradas e reveladas até o fim da produção do jogo, no ano que vem. Durante o gameplay, é possível ver que os inimigos não são destruídos de uma vez com tiros normais ou com um tiro mais forte, eles são atordoados, para depois através de um Movimento Especial, o jogador conseguirá efetuar combos, baseado no tempo que o jogador demora para dar o impacto final que é uma rajada de energia e o personagem joga-se em cima dos inimigos como se fosse um combo final. Beck também possui a habilidade de ganhar formas e imitar o corpo dos chefões eliminados no final da fase, e não é apenas mudar a cor do corpo, por exemplo, na versão Beta a única fase liberada é chamada de Military Base, onde no final existe o chefão Nº 5, no formato de um revólver. Após Beck eliminar o vilão da fase, o personagem absorve os poderes e ainda ganha a forma do revólver. Talvez, seja a curiosidade mais interessante e esperada para ver, como será que isso ficará retratado no jogo. No vídeo isso não dá para ver, a versão Beta não permitiu.

Tecnologia e Desenvolvimento

Toda a criação está sendo desenvolvida com o motor-gráfico Unreal Engine 3, o cenário de Military Base possui um tom azul muito forte, será um jogo em 2D, com um cenário bastante profundo e cheio de detalhes, e que às vezes os olhos se perdem pelo horizonte. Haverá textos que aparecem embaixo do personagem, que apresentam conversas entre os personagens, amigo ou inimigo, o que dará uma profundidade maior para curtir o enredo, existem segredos escondidos na fase, bem legal de procurar, e ao jogar no PC não pareceu ser um jogo pesado ou algo que precisará de um PC todo bombado para conseguir rodar, um ponto muito forte para conseguir pegar uma quantidade grande de jogadores. Apesar das recomendações técnicas ainda não terem sido divulgadas.

Mighty No 9, é uma produção que só conseguiu ser aceita e começar o desenvolvimento após uma campanha no Kickstarter. E desde o início de 2014, a Comcept apresentou diversos vídeos onde mostrava pequenos momentos durante a criação do jogo, até que chegou o momento em agosto, de liberar a versão Beta. Vale mencionar que o compositor das músicas, capaz de serem ouvidas durante as fases é o mesmo que trabalhou em Mega Man 2.

Gameplay

No menu principal, a música é muito marcante, chega a ficar na cabeça ao jogar duas ou três vezes seguidas. Muito legal ver o personagem se materializar em pequenos cubos quando a fase começa. Beck não corre, ele dá passos até que largos e engraçados, o jeito meio desajeitado dele enquanto caminha. Nada muito robótico, isso é bom. O rosto do Beck é muito marcante, ainda mais quando ele faz uma cara de bravo, expressão usada ao eliminar o vilão, dá para perceber claramente um pensamento de “agora você já era”. Pelo decorrer da fase, acredito que o gamer oldschool vai se divertir muito com o jogo, tanto quem viveu a primeira geração de jogos do Mega Man, assim como a série X. Na questão do vilão, o fato dele ser atacado em um momento único para retirar boa parte da energia é muito desafiadora, chega a trazer emoção. No teclado, está muito confortável de jogar, a posição dos comandos estão bem amigáveis e com o mouse, botão esquerdo atira, botão direito realiza o movimento especial, praticamente nem precisa de controle. Porém, ao plugar o controle a experiência ganha um plus. O que deu para perceber bastante, durante o gameplay é que o jogo resgatará algo atualmente difícil de ver em jogos atuais, a possibilidade daquela jogabilidade mais “kamikaze”, toda a movimentação de Beck, assim como os inimigos é tudo muito rápido e chega a ser bastante divertido. O resumo de tudo isso, você confere no vídeo abaixo, com o gameplay – jogado e gravado por mim.

Propostas e Encerramento

A partir de 2015, será possível ver vários materiais sobre Mighty No. 9, Inafune planeja levar o personagem para os quadrinhos, mangá, anime, filmes e desenho na TV. Fortes veículos que podem acabar por tornar o personagem cada vez mais conhecido. Na recém realizada Anime Expo 2014, Inafune apresentou um material com animações, o que garante que haverá uma série para a TV ou um filme no cinema, mas isso é um material, que segundo o criador, só estará 100% completo, a partir de 2016, é possível assistir o mesmo teaser no vídeo abaixo. A última novidade sobre o jogo é que haverá voz, tanto em Beck quanto nos outros personagens, uma dublagem em inglês foi a nova conquista que a campanha conseguiu. E por falar em conquista, para quem perdeu o 1º Beta que apareceu no fim de setembro, haverá um novo, que segundo o criador, conterá a 3ª fase. Em algum momento próximo o download estará disponível para quem não conseguiu pegar a 1ª fase do Beta. Para mais informações acerca da produção, visitem o site oficial do jogo.

Abaixo temos várias imagens, clique em cima de qualquer uma delas para abrir um slideshow e ver tudo mais de perto. É claro que, no começo haverá uma certa dose de frustração, ainda mais para os gamers oldschool que sempre foram acostumados ver o Mega Man, o importante é não fazer disso um bloqueio e deixar de conhecer uma nova experiência, é sempre bom ter jogos novos, e se agora será a vez de Mighty No. 9 que venha então,  vamos deixar Beck mostrar todo o potencial dele, coisa que não faltará em um personagem tão expressivo. Até a próxima!

*Update: Lançamento dia 15 de setembro de 2015.

Sobre Marvox

Formado em Comunicação Social: Propaganda e Marketing, fundador e autor do Blog MarvoxBrasil. Criador da série Start Again no Youtube. Desde 2015 faz parte da equipe do Canal Jornada Gamer. Minha maior paixão, saber que consigo ajudar pessoas a terminar mais jogos. Essa conquista não tem preço!

Publicado em 25 de outubro de 2014, em 3DS, PC, Previews, PS3, PS4, Vídeos, XBOX 360, Xbox One e marcado como , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Para comentar não é preciso se identificar. Mas, se quiser, pode comentar utilizando seu login do Facebook, Twitter, G+ ou Wordpress. Grande abraço!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: