Start Again 12ª Temp – Redneck Rampage

MVX0502Faaala gamers do Brasil! Dentro de alguns dias o Start Again estará de volta com mais um detonado através do Canal MarvoxBrasil.

O jogo escolhido veio por meio da votação que aconteceu aqui no Blog. A votação foi bastante acirrada, onde os três jogos: Heretic, Unreal e Redneck Rampage ficaram praticamente emparelhados, porém, quem ganhou foi o Redneck Rampage.

Mais uma vez, agradeço aos leitores que participaram da votação, e acompanhe para saber o que será apresentado durante a 12ª temporada do Start Again.

RR12

Título – Redneck Rampage

Desenvolvedor: Xatrix Entertainment

Publisher: Interplay Productions

Ano de lançamento: 1997

Expansões: Suckin’ Grits on Route 66 (1997) | Rides Again (1998)

Curiosidade: Jogo disponível nas lojas Steam e GOG, mas, somente no GOG.com você encontra o pacote Redneck Rampage Collection que traz o jogo base + as duas expansões de uma só vez.

Steam: https://store.steampowered.com/app/565550/Redneck_Rampage/

GOG.com: https://www.gog.com/game/redneck_rampage_collection

Enredo do jogo

Em Redneck Rampage iremos para o interior dos Estados Unidos, precisamente na cidade de Arkansas, próximo de uma das estradas mais famosas, a Rota 66. O jogo possui todo um clima rural com estradas de terra batida, construções de madeira, fazendas, ferro-velho, serralherias e todo um ambiente que por mais que pareça simples, é muito divertido.

Tudo começa em Taylor’s Town, onde moram os irmãos Leonard (o principal) e Bubba que sempre espera o irmão no final da maioria das fases. O enredo é dividido em duas situações, a parte superficial é o roubo do porco premiado, já a parte principal conta sobre a vinda de mulheres alienígenas que decidiram clonar os homens e moradores da região do Arkansas. Com isso o Xerife Robbes não quer de jeito nenhum que essa história se espalhe pela cidade e acaba por não contar nada para ninguém, uma espécie de Big Jim do atual seriado de Stephen King, Under The Dome.

O pior acontece quando Vixen, a rainha alienígena começa a espalhar suas tropas, apodera-se do condado e espalha um vírus que é misturado com a comida, como se fosse uma gripe aviária, que torna os moradores e até os animais cheios de raiva.

O jogo exibe bastante senso de humor, embalado por trilha sonora do gênero Rockabilly, que é uma mistura de rock’n roll, country music e blues.

De onde veio Redneck Rampage

O jogo foi desenvolvido pela Xatrix a pedido da Interplay. Em 1997, a Interplay estava muito interessada em começar a investir no gênero FPS, no entanto, a softhouse não tinha um conhecimento profundo de como fazer sozinha um jogo nesse estilo e decidiu chamar a Xatrix que já tinha uma vivência marcante no segmento dos PCs para desenvolver Redneck Rampage.

O mais interessante é que a Interplay já vinha de um sucesso inesquecível nos consoles com a franquia Earthworm Jim, tanto é que a maioria dos efeitos sonoros que poderão ser ouvidos durante as fases em Redneck Rampage, é muito similar aos encontrados no jogo da minhoca espacial.

Com os trabalhos realizados no Redneck Rampage em 1997, foi possível em 1999 o lançamento de um novo jogo, Kingpin Life of Crime que também leva a marca da Interplay, só que desta vez com o uso do motor-gráfico de Quake 2, emprestado pela id Software.

A maioria dos nomes envolvidos na criação de Redneck Rampage, são de pessoas que até o momento atual, ajudaram na criação de jogos famosos, por exemplo Brutal Legends, Return to Castle Wolfenstein.

No que diz respeito a equipe Level Designers, temos Alex Mayberry – Produtor Senior de Diablo III, mas antes dele fazer parte da Xatrix foi editor de level dos jogos Doom e Quake. E para finalizar esses exemplos técnicos, temos Aaron Barber que atualmente trabalha na Valve e ajudou a projetar as fases em Half-Life 2. Todos eles, além de outros nomes a mais estão nos créditos do jogo Redneck Rampage que você vai conferir dentro de alguns dias.

A chegada ao Brasil

O jogo foi lançado originalmente em 1997 nos computadores, nessa época, devido uma censura que bloqueou a entrada de diversos jogos de PC, dentre eles, Carmageddon e GTA que estava ainda em sua primeira versão, todos eles eram lançamentos do ano em que apareceu Redneck Rampage.

Acredito que muitos gamers acabaram por jogar demonstrações presentes nas revistas CD Expert e muitas outras revistas que tinham CDs de demonstração. A versão completa de Redneck Rampage só chegou, em pleno ano 2000 quando outra revista concorrente, a antiga Senha PC nº 15, publicou o jogo de forma oficial nas bancas de jornal de todo o Brasil.

Uma curiosidade à parte que vale a pena ser mencionada é que RR foi o último jogo que utilizou o mesmo visual de Duke Nukem 3D, a engine chamada Build. Depois dele é que apareceram criações diferentes como MDK, Quake 2, Unreal, Half-Life, Deus Ex e muitos outros. Leia mais sobre Redneck Rampage, com imagens e informações sobre as expansões lançadas, na Ed.Nº 49 aqui no Blog.

A versão existente no site Gog.com é a mesma deste CD, da imagem abaixo, que foi vendido pela Senha PC. A vantagem é que vem com todas as expansões existentes.

RR-MVX-SenhaPC

Detonado Redneck Rampage pelo Canal MarvoxBrasil [2014]

O detonado será feito em cima da versão principal, o jogo possui 2 episódios, começa em Outskirts e termina em Downtown. O que eu não aconselho é jogar pela versão da plataforma chamada “Erampage”, porquê apesar de deixar alguns detalhes do visual mais arrojado, essa plataforma anula certas áreas secretas que existem durante as fases. É

preferível utilizar a versão matriz mesmo, até porque a própria configuração do jogo para a época já suportava resoluções maiores como 1024×768, 1280×1024 e até 1600×1200. Cada fase possui um tempo médio de 50 minutos, esse tempo pode subir se o jogador explorar tudo que existe no local e não é difícil confundir-se com os caminhos existente nas fases, porquê o jogo já começava a querer “brincar” com áreas mais espaçosas e abertas.

No detonado que será apresentado pelo Canal MarvoxBrasil, o objetivo é mostrar como chegar até o fim do jogo, pegar os objetos principais, e revelar a maioria das áreas secretas de uma forma bem prática e dinâmica com a proposta de deixar a situação da exploração mais profunda nas mãos dos jogadores interessados em aventurar-se mais em Redneck Rampage. Até a próxima!

 

Trailer da nova temporada do Start Again

 

Detonado completo

6 Comments

  1. Ótima matéria! Esse jogo roubou muitas tardes de minha vida. Ainda tenho o cd original mas perdi a senha de instalação, sera que alguem lembra? Ajuda ae galera! Abraço…

    Curtido por 1 pessoa

  2. A versão do Gog é boa, tanto a versão matriz quanto a versão do Gog que é a mesma, tem a opção de controlar a mira/visão pelo mouse. Qualquer dúvida, só perguntar que eu ajudo numa boa. Grande abraço!

    Curtir

  3. Muito bacana comentar sobre a história do jogo e como ele “chegou” no Brasil. Eu tinha o demo dele em um CD da Revista CD Expert (que por sinal, ainda tenho o CD guardado). Porém o demo nunca rodou no meu PC. Este artigo me instigou a tentar jogar novamente o jogo, eu tenho ele comprado no gog, vou instalar e jogar!

    Parabéns pela introdução do artigo!

    Curtir

  4. Esse gameplay promete, não vejo a hora de tu começar, hahaha!

    Estou tão empolgado que até estou pensando em pegar ele pra jogar.

    Abraços

    Curtir

Para comentar utilize seu login do Facebook, Twitter, Gmail, ou Wordpress =)