Ed.Nº 83 – Super Mario Land 2: 6 Golden Coins [Detonado Especial]

Ed83MVX

Faaala gamers do Brasil! Vamos comemorar os 21 anos de um personagem muito curioso e carismático do Reino dos Cogumelos existente no universo dos jogos do Mario, o mascote da Nintendo.

Ele é robusto, possui bigodes extravagantes e uma risada bastante aberta e espontânea. Usa um boné amarelo e ao longo dos anos vem sendo um personagem que não pode faltar em um jogo do Mario. Epa! Acho que muitos leitores já descobriram quem é o nosso querido aniversariante… É o Wario!!

A primeira aparição da versão malvada de Mario foi em 1992 no jogo Super Mario Land 2: 6 Golden Coins para Game Boy Classic. Até então, o único chefão final nos jogos do Mario que víamos nos videogames NES 8-bits e Super Nintendo sempre foi o Bowser. Porém, a Nintendo estava numa época de intensa criação de novos personagens e, Wario chegou já roubando a cena.

Durante o processo seletivo da Nintendo, a dinâmica do momento era, criar um novo chefão final para Mario. E acreditem, Shigeru Miyamoto nem sequer tocou na criação do jogo. Tudo ficou a cargo de outra equipe de criação e digo desde já, foi uma produção bem diferente do que muitos gamers que jogavam Mario Bros nos 8 e 16-bits estavam acostumados.

A partir de agora, no Blog MarvoxBrasil, acompanhem o detonado deste jogo que fez nascer o personagem Wario.

SML2-000

Mario – Wario – Criação – Recriação

Quando Super Mario Bros 3 chegou no NES abriu-se um horizonte diferente para os jogos do Mario. A Nintendo sedimentou a idéia onde o jogador pode caminhar dentro de mapas e com isso ter uma noção de como será a próxima fase. Mas até aí, o jogo trazia mundos divididos em mapas e a própria criação já foi algo monstruoso para o próprio NES. A partir do momento em que o Super Nintendo chegou e foi lançado Super Mario World, mais uma vez esse horizonte foi inovado com a possibilidade de caminhar pelo mundo sem pausas, numa espécie de mundo aberto inicial em um jogo do Mario.

Para um videogame como o Super Nintendo que tem seus 16-bits e foi um videogame bastante à frente da própria época, pode ser uma tarefa muito fácil. Mas para a primeira versão do portátil Game Boy, isso foi como tirar leite de pedra.

Para que vocês consigam compreender, se houvesse uma ordem de tempo dentro das histórias de cada jogo do Mário, Super Mario Land 2: 6 Golden Coins leva o jogador em um universo que acontece após os acontecimentos de Super Mario Bros 3 e Super Mario World. E mesmo que não haja uma ordem cronológica no Reino dos Cogumelos, então, podemos colocar essa ordem na evolução criativa dos jogos do Mario até o ano de 1992.

Existiu uma equipe de criação dentro da Nintendo formada por Gunpei Yokoi (líder do projeto Game Boy) e Kazumi Totaka, compositor de músicas que preencheu a cabeça de muitos gamers enquanto jogavam Mario Paint(1992), The Legend of Zelda: Link’s Awakening(1993), Yoshi’s Story(1997) e Luigi’s Mansion(2001).

No Game Boy, se Super Mario Land 1 chegou com inimigos nada comuns, a idéia em Super Mario Land 2 foi trazer a imagem para frente, com blocos de interrogação gigantes, inimigos que remetem a boas lembranças de Super Mario Bros 3, e um mapa livre que lembra demais Super Mario World.

Tudo isso, fez o jogo chegar ao peso de 4 megabits, um dos maiores cartuchos para o portátil da Nintendo, que na época pensava-se que seria uma plataforma para réplicas dos jogos do NES, e não foi. Para finalizar, o chefão jamais poderia ser Bowser, porque o próprio vilão já tinha tomado uma surra em Super Mario World.

O resultado disso, foi a criação de Wario, que naquela época, em 1992, nem se imaginava que ganharia a cor amarelo em suas roupas, até porque o primeiro Game Boy não tinha imagem colorida. Ver um jogo do Mario onde quem o espera no final é outro vilão, foi uma grande surpresa.

As Seis Moedas de Ouro

Super Mario Land 2: 6 Golden Coins, possui 31 fases, divididas em 6 mundos. Algumas das fases são secretas e ao encontrá-las faz com que o visual daquele mundo ganhe uma nova vida. Na história do jogo, enquanto Mario estava ausente, Sarasaland (reino do jogo) foi tomado por um feitiço criado pelo Wario. O vilão, fez com que todos os moradores do reino pensassem que ele é o Mario, o feitiço resultou em uma enorme lavagem cerebral em todos. Wario trancou-se no castelo final e espalhou as 6 moedas em cada mundo. Assim que Mario volta de viagem se depara com a bagunça e precisará atravessar os 6 mundos para coletar as moedas, encaixá-las na parede do próprio castelo e assim encarar a batalha final.

SML2-039

PRESSAB

Aperte Start

SML2-001

Marco Zero: Desembarque

SML2-002

As Novidades em Super Mario Land 2

SML2-003 SML2-004

Muitos Bônus Para Você

SML2-005 SML2-006

O Objetivo Do Jogo

SML2-007

1º Mundo: Tree Zone (1 Fase Secreta)

SML2-008 SML2-009 SML2-010 SML2-011

2º Mundo: Turtle Zone (1 Fase Secreta)

SML2-012 SML2-013 SML2-014 SML2-015

3º Mundo: Pumpkin Zone (2 Fases Secretas)

SML2-016 SML2-017 SML2-018 SML2-019

4º Mundo: Macro Zone (1 Fase Secreta)

SML2-020 SML2-021 SML2-022 SML2-023 SML2-024

5º Mundo: Mario Zone (Não tem Fase Secreta)

SML2-025 SML2-026

Fase Isolada

SML2-027

Hippo Stage (Caminho para a Space Zone)

SML2-028

6º Mundo: Space Zone (1 Fase Secreta)

SML2-029 SML2-030 SML2-031 SML2-032

Após Coletar As 6 Moedas de Ouro

SML2-033

Castelo do Wario

SML2-034 SML2-035 SML2-036

Nintendo E Suas Piadinhas

Este é um dos jogos do Mário onde Shigeru Miyamoto não participou em nada da criação. Tudo ficou nas mãos de Gunpei Yokoi e Kazumi Totaka. E falando em Gunpei Yokoi, neste jogo existe um Easter Egg histórico relacionado com a Nintendo. Em Mario Zone, existe uma fase, cheio de blocos que lembram o brinquedo Lego. Em uma determinada parte da fase é possível enxergar uma sigla “N&B” – a sigla quer dizer Nintendo Blocks.

Na década de 60 a Nintendo criou um brinquedo para o Japão na intenção de bater de frente com a fabricante Lego. Como esse jogo foi produzido por Gunpei Yokoi, ele mesmo fez questão de colocar essa sigla e não por acaso, foi para homenagear um momento em que ele trabalhou como designer das caixas de brinquedo Nintendo Blocks.

Aliás, essa história é muito curiosa porque a Lego não gostou nada do sucesso que fazia o Nintendo Blocks no Japão, e até tentou acionar a Nintendo judicialmente.

SML2-038

100% De Aproveitamento

SML2-037

Uma criação bastante ambiciosa e à frente do que se tinha até então, na primeira geração do próprio Game Boy, que já estava no mercado desde 1989.

O mais interessante é ver que Wário caiu como uma luva na forma de vilão, porque o que se tinha até essa época era Mario x Donkey Kong, Mario x Bowser, mas Mário x Wario, foi algo muito desafiador e ficou muito bom. Tanto o Game Boy Classic quanto o cartucho do jogo, eu guardo até hoje como lembrança desde que comprei o portátil em 1994.

Com este detonado, você conseguirá terminar este fantástico jogo que estreou a carreira de Wário. E assim, terminamos o detonado especial do jogo Super Mario Land 2: 6 Golden Coins, lançado em 1992 para o Game Boy Classic. A partir daqui, Wario segue seu próprio caminho dentro do universo de jogos produzidos pela Nintendo.

E esta foi a comemoração do aniversário do personagem Wario, no Blog MarvoxBrasil. Até a próxima!

Sobre Marvox

Formado em Comunicação Social: Propaganda e Marketing, fundador e autor do Blog MarvoxBrasil. Criador da série Start Again no Youtube. Desde 2015 faz parte da equipe do Canal Jornada Gamer. Minha maior paixão, saber que consigo ajudar pessoas a terminar mais jogos. Essa conquista não tem preço!

Publicado em 8 de setembro de 2013, em Consoles Retrôs, Detonados e marcado como , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Para comentar não é preciso se identificar. Mas, se quiser, pode comentar utilizando seu login do Facebook, Twitter, G+ ou Wordpress. Grande abraço!