Ed.Nº 74 – Alex Kidd in Miracle World [Detonado Especial]

ED74

Faaala Gamers do Brasil! E aí, como passaram as férias? Conseguiram jogar ou zerar aquele game tão sonhado? Espero que todos tenham passado bem as festas de fim de ano. Ansiosos pelas novidades que surgirão no universo dos games para o ano de 2013?

A chegada da 8ª geração de videogames. As novas criações que estão para aparecer na E3. Uau! É muita coisa para pensar.

Mas, ao invés de ficarmos imaginando como será tudo em 2013, hoje na edição 74 mostrarei para todos vocês um super detonado especialíssimo de um dos primeiros jogos que eu terminei, isso já faz 22 anos. Alex Kidd in Miracle World, título de 1986 que foi lançado pela SEGA para o videogame Master System e que depois apareceu na memória do videogame Master System II vendido pela TecToy no Brasil em 1990. Isso mesmo, era só ligar o videogame sem cartucho nenhum e pronto, o Alex Kidd aparecia na tela da TV.

Este detonado, eu fiz com muito carinho para que vocês compreendam que Alex Kidd in Miracle World não é apenas um game onde é possível brincar com o famoso joguinho de: pedra, papel e tesoura. E quebrar cofres amarelos para coletar sacos de dinheiro. Mostrarei também que, comprar e utilizar o objeto certo fará com que você consiga avançar cada vez mais, até finalmente zerar o jogo.

Com este detonado, é possível zerar Alex Kidd in Miracle World entre 30 minutos a 1 hora, sem exageros. A partir desta edição, está inaugurada – as matérias 2013 do Blog MarvoxBrasil. Agarrem os seus controles, e aperte o botão 1 para começar.

AKMW000

A Profundidade de Miracle World

AKMWboxes

Há muitos séculos, no Planeta Áries(o planeta Áries aparece em Alex Kidd The Lost Stars), vivia um menino chamado Alex Kidd. Durante sete anos ele morou no Monte Eterno estudando Shellcore, uma antiga arte marcial que ensinava as pessoas a ser tão fortes que elas conseguiam quebrar grandes pedras com as próprias mãos(só não é possível quebrar as pedras vermelhas e azuis).

Certo dia, ao deixar o Monte Eterno para ir à sua terra natal espiritual, ele encontrou um morimbundo que lhe fez uma revelação: a pacífica cidade de Radactian corria um grande perigo. Antes de exalar o último suspiro, o homem entregou para Alex o fragmento de um mapa e um medalhão feito com um pedaço da Pedra do Sol(objeto que parece uma bússola quando aperta pause durante o jogo).

O que tudo aquilo queria dizer? O único jeito de descobrir seria viajar para o Miracle World e lá procurar as respostas. Haverá muita ajuda em torno de Alex, onde o personagem pode utilizar uma moto, uma lancha e um helicóptero movido por pedais, fora os objetos mágicos encontrados nas pequenas lojas no início da maioria das fases. Abaixo, você consegue aprender os comandos existentes no jogo, outros comandos mais específicos vocês conferem durante o detonado:

Comandos a pé:

– Direcional – (esquerda/direita) Movimenta Alex / (baixo) Faz Alex agachar-se / (cima) Faz Alex subir em escadas ou levantar vôo ao usar a Bengala Mágica.

– Botão 1 – Faz Alex pular.

– Botão 2: Dá soco ou atira raios ao utilizar o bracelete.

Comandos a bordo de veículos:

– Motocicleta Sukopako – (direita) Acelerar / (esquerda) Diminui a velocidade / (botão 1) Alex pula com a moto.

– Peticopter – (esquerda/direita) Direciona o helicóptero / (botão 1) Aperte repetidas vezes para voar / (botão 2) Atirar.

– Lancha Suisui – (direita) Acelerar / (esquerda) Diminui a velocidade / (botão 1) Alex pula com a lancha. / (botão 2) Atira.

Janken-Po

Este é o nome do famoso jokenpo na versão de Alex Kidd in Miracle World. Você terá que disputar no: pedra, papel ou tesoura, para vencer os confrontos contra os chefes. No momento do confronto, tocará uma música e durante isso, você tem que escolher. Quando a música acabar o chefe mostrará a mão. É preciso vencer duas rodadas seguidas. Por isso, siga a sequências de mãos que está abaixo do nome de Alex Kidd, nas imagens com os chefões. É uma mão para cada rodada.

Agora que você aprendeu os comandos para dominar Alex Kidd durante o jogo, vamos partir para Miracle World.

AKMW002

PRESSAB

Este é o mapa de Miracle World. O jogo conta com 11 localidades. O reino está dominado pelas forças de Janken, o Grande e seus capangas: Gooseka (Cabeça de Pedra), Chokkinna (Cabeça de Tesoura) e por último Parplin (Cabeça de Papel). Para vencê-los, deverá utilizar as técnicas do jogo milenar – Jokenpo, ou Papel, Pedra e Tesoura.

Chegar até o castelo vermelho no mapa não é fácil, fique atento na seqüência do jogo Janken-Po utilizada por mim há anos, que facilitará suas conquistas e o fará chegar ao fim do jogo, intacto e sem preocupações e, no fim utilizará a combinação da Pedra Hirotta para finalizar de vez este fantástico game da geração 8-bits.

Acompanhem…

AKMW001

1- Monte Eterno

AKMW003 AKMW004 AKMW005 AKMW006 AKMW008 AKMW009 AKMW010 AKMW012AKMW013

2- Lago Profundo

AKMW014 AKMW015 AKMW016 AKMW017

3- Ilha do Homem Santo Nurari

AKMW018 AKMW019 AKMW020 AKMW021

4- A Pequena Cidade de Namui

AKMW022 AKMW023 AKMW024 AKMW025

5- Monte Kave

AKMW026 AKMW027 AKMW028AKMW030

6- Bosque Negro

AKMW031 AKMW032 AKMW033 AKMW034 AKMW035 AKMW036 AKMW037 AKMW038

7- Terras Baixas de Bingoo

AKMW039 AKMW040 AKMW041AKMW042

8- Castelo de Radactian

AKMW043 AKMW044 AKMW045 AKMW046 AKMW047 AKMW048 AKMW049 AKMW050 AKMW051AKMW052

9- Cidade de Radactian

AKMW053 AKMW054 AKMW055

10- Reino de Nibana

AKMW056

Outra situação: não peguei a carta, e agora?

Ao entregar a carta para o Rei, em troca Alex Kidd consegue pegar a Pedra Hirotta que possui a combinação para a Coroa na última fase. Mesmo que o jogador não pegue, o que acontece de diferente é que o rei não entrega a pedra Hirotta, e aparece um fantasma, o jogador consegue rapidamente pegar o “bolinho de arroz” e prosseguir até o fim do jogo, mesmo sem entregar a carta.

AKMW057 AKMW058 AKMW059 AKMW060 AKMW061 AKMW062 AKMW063 AKMW065 AKMW066 AKMW067 AKMW068 AKMW069 AKMW070 AKMW071 AKMW072 AKMW073 AKMW074 AKMW075 AKMW076

11- Lago Cragg

AKMW077 AKMW078 AKMW079

Este foi um dos primeiros jogos que terminei aos 9 anos, seguido por Goonies(MSX-1986). A continuação de Alex Kidd in Miracle World, é um jogo difícil, por muitas vezes a SEGA parece que está sempre querendo matar o jogador.

A continuação acontece apenas em 1989, no título Alex Kidd in Enchanted Castle para Mega Drive/Genesis. O jogo é divertido, mas não traz toda a magia de Miracle World.  Ainda no Master System, Alex Kidd ganhou mais 5 jogos: Alex Kidd: The Lost Stars(Árcade-1986/Master System-1988), Alex Kidd BMX Trial(1987), Alex Kidd High-Tech World(1987), e finalmente, a última aparição do personagem em Alex Kidd in Shinobi World, este já em 1990. Porque, a partir de 1991 a SEGA desistiu de usar Alex Kidd como mascote e partiu para o Sonic. Daí então, a história do menino de 8 anos que veste um macacão vermelho, joga Janken-Po e come Bolinho de Arroz, X-Salada e Sorvete, acabou. Alex Kidd em 2013 completa 27 anos.

Continues Com Propina

Alex Kidd in Miracle World é um game que não possui continue, quando as vidas são esgotadas, uma tela com Game Over e sua pontuação aparece. Rapidamente, durante a tela de Game Over – segure para cima e aperte 8 vezes o botão 2(pula) você conseguirá um continue. Cada vez que você utilizar o continue, gastará 400, do seu dinheiro coletado.

Aparições Subliminares

Ainda em 1988, no game Altered Beast criado pela SEGA, na primeira fase existe duas lápides com os nomes Alex e Stella. Sim, Alex Kidd já teve uma namorada, que só apareceu na versão Árcade do jogo Alex Kidd The Lost Stars. Mas ainda, em Altered Beast. Teria a SEGA já anunciado, a morte de Alex Kidd, muito antes do Sonic, aparecer?

Em Kenseiden, outro jogo fantástico e exclusivo do Master System, o rosto de Alex Kidd aparece desenhado nas paredes da 2ª fase. O jogo é de 1988, mesmo ano do jogo Altered Beast. Quem quiser conhecer, Kenseiden também possui um detonado, aqui no Blog MarvoxBrasil, na edição 36. [clique aqui para ver o detonado]

Depois disso, o personagem foi esquecido de vez. Em 1999, o Dreamcast (último videogame fabricado pela SEGA) lançou Shenmue, um fantástico jogo japonês que deu abertura ao termo “mundo aberto”. Alex Kidd aparece como um brinquedo para coletar, uma espécie de easter egg do jogo, e depois também em Shenmue II (seria um possível resgate do personagem?).

Ainda no Dreamcast, em 2001 quase próximo da chegada do PS2. A SEGA lança um game chamado Segagaga, um título muito curioso que infelizmente, saiu apenas no Japão. No jogo, Alex Kidd aparece como um funcionário de uma loja de videogames. Ele chega a narrar, no próprio Segagaga as antigas competições inclusive a queda da fama levado ao esquecimento, após a chegada de Sonic. Depois de Segagaga, o Dreamcast acabou e novamente Alex Kidd foi parar no fundo da gaveta.

Chega 2008 e a SEGA, lançaram o Superstars Tennis. Você podia escolher Alex Kidd para disputar partidas de tênis contra outros personagens trazidos e resgatados do universo da SEGA.

Depois a partir de 2010 a SEGA lembrou que poderia criar um jogo de corrida com os personagens criados por ela. A Nintendo já faz isso há anos, Diddy Kong já teve um, Crash Bandicoot também teve o dele, e com isso veio Sonic & Sega All-Stars Racing. Muitos ficaram surpresos em rever Alex Kidd com design atualizado. Com Alex Kidd, você pode correr com a Motocicleta Sukopako e voar com o Peticopter.

Dois anos depois, vem a continuação. Sonic & All-Stars Racing Transformed, este já saiu o nome da SEGA porque em cada videogame era possível ver personagens diferentes. Mas Alex Kidd também está nessa versão. A SEGA conseguiu acertar a mão no estilo corrida com seus personagens e recebeu a classificação: Best Racing Game of 2012.

Alex Kidd, um retrô que virou indie

Devido a tantos hiatos e esquecimentos que a SEGA teve com Alex Kidd, o personagem hoje tende a não ser tão considerado assim como um retrogame(jogo das antigas). Alex Kidd in Miracle World é um jogo clássico, mas passou de retrô para a categoria indie. Não é um personagem que você sai na rua e as pessoas lembram na primeira pergunta.

Em revisões em cima dos últimos dois jogos de corrida do Sonic em que Alex Kidd aparece, o mais curioso é: por mais que Alex Kidd esteja no jogo, a SEGA não coloca o personagem nas capas. Se o Sonic aparece nas capas de outros jogos ao lado de Mario(mascote da Nintendo), por quê não aparece junto com o atual mascote da SEGA? E cá entre nós, o design do Alex Kidd nos jogos All-Stars Racing é demais.

Algum de vocês, já pensaram numa possibilidade de um novo Alex Kidd in Miracle World nos moldes de The Legend of Zelda: Ocarina of Time? Mundo aberto, imagina caminhar pelo Reino de Radactian, Reino de Nibana, as montanhas do Monte Eterno, utilizar moto, lancha e até o Peticopter. Minha cabeça explode quando penso nisso. Lembro que no evento de game que fui em 2012, tinha lá uma televisão com o Master System e Alex Kidd in Miracle World, e as pessoas olhavam e chamavam Alex de Mario.

A última aparição de Alex Kidd está viva no jogo Sonic & All Stars Racing Transformed, disponível para os videogames, PS3 e Xbox360. Os portáteis: PS Vita e 3DS. Computadores PC (ainda não para MAC) e até para o primeiro videogame da 8ª geração, o Wii U.

A edição 74 do Blog MarvoxBrasil, e o Detonado Especial do game Alex Kidd in Miracle World chegam ao fim. Acredito que com este detonado, todos podem chegar ao final deste jogo fantástico, que eu, não canso de jogar sempre que vejo o jogo disponível em algum evento de games. Aguardem as próximas matérias em 2013, no Blog MarvoxBrasil e os detonados do Canal MarvoxBrasil, no Youtube.

44 Comments

  1. eu lembro de ter chegado no final, mas nunca acertava aquela sequencia, agora depois de 30 anos, finalmente vai
    fico surpreso como naquela epoca eu tinha tanta paciencia kkkk
    otimo detonado

    Curtir

  2. Pow, satisfação saber que pude ajudá-lo! O final é aquela coisa, o bom é que você venceu o desafio do jogo.

    Curtir

  3. Valeu Italo, sua dica do Alex Kidd é muito bem vinda. Agradeço pelas palavras!
    O lance do Phantom 2040 ele vai sim continuar, mas provavelmente farei isso em vídeo e vou deixar disponível lá na página do detonado do Phantom 2040. Tranquilo?

    Grande abraço!

    Curtir

  4. Quando era mais novo eu consegui zerar este jogo por meio de tentativa e erro até descobrir as sequências e caminhos, e na parte do segundo castelo que você pode cair na agua encontrar os caminhos estreitos com espetos na verdade não é tão difícil basta chegar bem próximo aos espinhos descer um pouco, ir para frente direto e deixar ele encostar nos espinhos de cima que não lhe causaram dano.Até descobrir isso eu sofri bastante por isso estou deixando a explicação para quem pode acidentalmente cair na armadilha.
    Parabéns pelo detonado muito bem explicado espero que continue com o detonado de phantom 2040 que até hoje não descobri terminar da forma correta, na época que não tinha internet tão acessível o pessoal da rua toda trocava informação e ia descobrindo novos meios porém o jogo era realmente muito difícil e nós desistimos.
    De essa alegria pra nós pfv rsrs.

    Curtido por 1 pessoa

  5. Obrigado! Você mudou minha vida! Hahaha
    Décadas depois consegui me libertar do trauma de nunca ter salvado esse jogo impossível!!! Kkkkk
    Não preciso mais de terapia!!!

    Curtido por 1 pessoa

  6. Marvox, só fui conhecer agora esse seu detonado graças ao Vigia que me indicou! Cara, isso ficou sensacional, praticamente dissecou o game inteiro! Parabéns pela paciência!

    Curtido por 1 pessoa

  7. Olá, tudo bem? Lage, os objetos de poderes como: Bracelete, bengala mágica, cápsulas A ou B, ficam armazenadas na Tela de Pause. Verifique nas configurações do seu emulador, qual a tecla que dá o Pause no jogo. Assim você conseguirá utilizar os poderes coletados.

    Curtir

  8. Parabéns! Apos alguns anos conseguir graças ao seu Detonadp deacobri o Pq não conseguia salvar esse jogo! Mto obrigado! Excelentes trabalho!

    Curtido por 1 pessoa

  9. Faaala Júlio, fico feliz que tenha vindo conhecer o Blog MarvoxBrasil, e para responder sua dúvida sem demoras, por favor, segue os links das sessões:
    – Press A+B (detonados com imagens) – https://goo.gl/nlu4Na
    – Start Again (detonados em vídeos com narração) – https://goo.gl/aYPZGO
    – Canal Jornada Gamer (canal de longplays com games de várias gerações) – https://goo.gl/0FtWsw

    E para facilitar o acompanhamento das novas publicações do Blog, vale cadastrar o E-mail (não faço spam rsrs). Espero vê-lo mais vezes por aqui. Até a próxima!

    Curtir

  10. Marvox,excelente site cara,parabéns.
    Estava olhando o detonado da Monica no Castelo do Dragão seu e fiquei curioso,como faço para filtrar ou achar os outros detonados?Achei meio difícil de procurar,desculpa ai..
    Vlw cara,espero que responda…kkk

    Curtir

  11. Ufa!! Consegui fechar!! Graças a sua ajuada. Obrigado e parabéns, é um jogo muito difícil.

    Curtir

  12. Parabéns, muito bom mesmo. Voltei aos meus 10 anos de idade. Fico pensando… caramba! zerei esse jogo com 10 anos e sem web !! Na época era só pela revista e dica dos amiguinhos. rs…

    Curtir

  13. @jaqueline
    Existe um esqueminha bem legal, segura o direcional para cima e aperte 8 vezes o botão que faz o Alex dar soco, isso fará aparecer um continue que vai custar 800 do dinheirinho coletado durante o jogo. Aproveite!

    Curtir

  14. Sempre que acabam minhas vidas, o jogo comeca do inicio, ha um jeito de comecar onde parou?

    Curtir

  15. Fala Gabriel, obrigado por comentar. Acho que não, porque no jogo e no manual está escrito Nibana. Até a próxima!

    Curtir

  16. Fico contente pelo seu comentário Rannid.
    Sobre as combinações, não existe uma regra padrão de como jogar o janken-po, você pode começar como mostra o detonado ou seguir uma estratégia própria na hora do duelo que nem sempre pode acabar com dois rounds, pode acontecer do resultado ser “XOO” ou “OXO”. A partir do primeiro duelo, o próprio jogo já começa a montar uma sequência, criando inúmeras possibilidades de vencer no janken-po ainda mais após pegar o amuleto da telepatia em que você consegue enganar o chefe na hora do duelo. O que aparece aqui pelo detonado é apenas uma estratégia que eu utilizo com frequência e serve de ajuda para chegar ao final.
    A carta, eu adicionei uma errata sobre isso, mas é importante mencionar que sem a carta o rei não entrega a pedra Hirotta que possui a combinação pra coroa aparecer no final, ou seja, você termina o jogo de um modo que não participa de toda a experiência do desafio, nesse caso fugiria da proposta do detonado. Adicionei um vídeo também com o gameplay. Grande abraço!

    Curtir

  17. Belo detonado. Porém, algumas coisas não consegui entender …
    As combinações do Jokenpo apresentadas, são diferentes das que uso e sempre vi em outros detonados. Se basta vencer duas vezes para derrotar os chefes, porque aqui você mostra três combinações?

    E ao chegar ao rei sem possuir a carta você diz que morre até que dê game over, sendo impossível continuar. No meu console, e em todas as roms que baixei, basta simplesmente pegar o bolo de arroz que está no chão ao lado do fantasma e continuar normal.

    Será que existe alguma rom de Alex Kidd que eu não conheça? …

    Curtir

  18. tem uma passagem secreta na fortaleza, logo na entrada, vc cai no local onde pega o pergaminho, bom pra cortar caminho no caso do continue!

    Curtir

  19. Adooooooooooooro Alex Kidd. Sinceramente, o Sonic é ótimo, mas o Alex Kidd é maravilhoso… Time Alex Kidd!

    Curtir

  20. curti demais o seu post, sempre gostei muito desse jogo, mas nunca conseguia passar da fase dos macacos. Agora vai fica facil, Logo logo viro o jogo e venho aqui comentar

    Curtir

  21. Fala Luiz, ficamos felizes em saber que o detonado ajudou você a terminar esse jogo fantástico aí que é o Alex Kidd in Miracle World. Continue acompanhando o Blog MarvoxBrasil que em 2014 teremos muitas coisas legais para ver por aqui. Grande Abraço!

    Curtir

  22. Acabei de zerar com a ajuda desse guia, valeu mesmo! Quando era muleque tinha um Master System e esse jogo ficou engasgado até agora hahaha. Baixei no Wii e finalmente pude terminá-lo!

    Curtir

  23. Cara, adorei o texto *-*
    Eu adoro jogos “retrôs”, tenho o ps2 mas prefiro jogar alex kidd no meu master system, rs 🙂
    Eu nunca conseguia passar do primeiro castelo, mas com as dicas consegui chegar na cidade de Radaxian e amei *-* Infelizmente sempre chego com 1 ou 2 vidas e acabo morrendo, e ainda nao consegui fazer a paradinha do continue, porqe se conseguisse ja teria zerado :c
    No mais, amei tudo, parabéns :3

    Curtir

  24. Cara, já tinha zerado o jogo algumas vezes, ainda tenho o Master system, meu primeiro video-game, Seu Detonado eh muito bem detalhado, eu joguei por anos diferente em algumas coisas, como as sequências do jankenpo, e que não necessariamente tenha que levar a carta ao Segundo castelo, basta saber a sequência das caixas rosas na ultima tela….
    Mas parabéns pelo seu detonado!!

    Curtir

  25. Valeu MarCel, não canso de jogar este game sempre que bate aquela saudade. Continue acompanhando as matérias do Blog MarvoxBrasil. Aliás, você tá escrevendo onde atualmente?

    Curtir

  26. Ahahaha! Fala sério carinha. Espero que muitos gamers possam zerar este jogo fantástico dos 8-bits. Inclusive você! Grande abraço!

    Curtir

  27. Bom detonado, Marvox.

    Me fez querer jogar de novo essa semana ainda.

    Um abraço!

    Curtir

Para comentar utilize seu login do Facebook, Twitter, Gmail, ou Wordpress =)