Ed.Nº 73 – MeMe: 24 Games Para O Fim Do Mundo

Ed73

O calendário de conta longa é apenas um entre os vários que os Maias usavam. Assim como os nossos meses, anos e séculos, ele se estrutura em unidades de tempo cada vez maiores. Cada 20 dias formam um “mês”, ou uinal. Cada 18 uinals, 1 tun, ou “ano”, cada 20 tuns faziam um katun e assim sucessivamente. Enquanto o nosso sistema de contagem de séculos não leva a um fim, o calendário de conta longa maia dura cerca de 5.200 anos e se encerra na data 13.0.0.0.0, que para muitos estudiosos (não há um consenso a respeito) corresponde ao nosso 21/12/2012.
Isso não significa que eles esperassem pelo fim do mundo naquele dia. “Os povos ameríndios não tinham apenas uma concepção linear de tempo, que permitisse pensar num fim absoluto”, diz Eduardo Natalino dos Santos, professor de história da América Pré-hispânica da USP. “Em nenhum lugar se diz que o ciclo que estamos vivendo seria o último.” A maioria dos estudiosos acredita que, após chegar à data final, o calendário se reiniciaria. Assim como, para nós, o 31 de dezembro é sucedido pelo 1 de janeiro, para eles o dia 22/12/2012 corresponderia ao dia 0.0.0.0.1. [Galileu]

No espaço

Depois dessa citação de Galileu no estilo Discovery Channel ou History Channel, a edição 73 do Blog MarvoxBrasil com a participação de outros sites do gênero Games/Jogos, apresenta o – MeMe: 24 games para o Fim do Mundo. Esta é uma lista muito simbólica para este que vos escreve. Colocarei abaixo 24 games, um para cada hora, cada um em seu devido vídeogame/plataforma até o último game, que num possível fim do mundo, seria aquele que eu teria a honra de ser pulverizado com o controle/teclado na mão. Acompanhem!

PRESSAB

1:00 – The Heist, MSX
2:00 – Super Mario World, Super Nintendo
3:00 – Moon Crystal, Famicom
4:00 – Wacky Race (Corrida Maluca), NES
5:00 – Alex Kidd in Miracle World, Master System
6:00 – Cruis’n USA, Nintendo 64
7:00 – Ninja Gaiden, Master System
8:00 – Kid Chameleon, Mega Drive
9:00 – Shenmue, Dreamcast
10:00 – Mirror’s Edge, PC
11:00 – The Ultimate DOOM, PC
12:00 – Phantasmagoria, PC
13:00 – Driver 1, PC
14:00 – Grand Theft Auto Vice City, PC
15:00 – Streets of Rage 1, Mega Drive
16:00 – Blood 2: The Chosen, PC
17:00 – Street Fighter Alpha 3, Playstation
18:00 – F-Zero X, Nintendo 64
19:00 – Crysis 2, PC
20:00 – Actraiser, Super Nintendo
21:00 – Metro 2033, PC
22:00 – Bioshock 1, PC
23:00 – Rage, PC
Fim do Mundo – Time Commando, PC

Abaixo, a lista de participantes do “MeMe: 24 Games Para O Fim Do Mundo”:

Agradeço a participação da galera neste último MeMe do ano de 2012. Desejo à todos: Retrogames Brasil, Nostallgia, Alforje, Super Controle, B-Mark, Drink n Play, Games 4 Evil, Haow Far You Can Get, VG.etc, a galera que participou do MeMe: O Que Você Jogou em 2012, e à vocês leitores um Feliz Natal. Fiquem ligados para as próximas edições do Blog MarvoxBrasil e em breve mais um detonado especial no Canal MarvoxBrasil. Abaixo, vocês podem conferir o trailer da nova temporada do Start Again. Até a próxima!

6 Comments

  1. Cara, houve uma época que fiz uma maratona particular zerando os Ninja Gaiden desde o NES até o Master System, te falo que o do Master system foi o que eu mais passei tempo, porque na época eu não tinha o NES nem derivados, tinha o Master system então é mais uma paixão pessoal mesmo. Mas foi uma pena você não ter participado, pelo menos já existem relatos de próximos fins de mundo ahaha, haverá outro momento, com certeza. Grande abraço!

    Curtir

  2. ahahahah verdade cara, legal seria fazer um “speedrun” para tentar zerar ou chegar perto do final em apenas 60 minutos. Já pensou?! rsrsrs

    Curtir

  3. E eu não consgui tempo pra participar deste Meme, infelizmente. Mesmo que eu tenha escrito um rascunho, não consegui tempo o suficiente para editar e postar, semana corrida no trabalho.
    Mas ficou bacana sua lista, pelo menos todos que conheço são realmente recomendáveis.
    Me chamou a atenção vc recomendar o Ninja Gaiden do Master e não o do NES, conheço gente que ficaria ofendido com isso (mas é pessoa que é fanática pelo NES e não curte o Master). E eu que joguei um pouco e curti o do Master também, mas sei lá. Esse vai ser encarado antes do próximo fim do mundo, já que não acabou mais uma vez! uhahuahua
    A minha lista tinha também Super Mario World e Street Fighter Alpha 3, por pouco não teve Streets of Rage 1 também.
    E eu preciso urgentemente conhecer Shenmue, não conheço uma pessoa que tenha jogado e não tenha no mínimo adorado o jogo.
    Que venham os próximos finais de mundo! 🙂
    Abraço

    Curtir

Para comentar utilize seu login do Facebook, Twitter, Gmail, ou Wordpress =)