Ed.Nº 58 – Alien Swarm: Diversão Grátis No Steam!

Seja bem-vindo gamernauta a mais uma edição do Blog MarvoxBrasil.

Desde a última edição, muitas novidades apareceram por aqui. Agora o blog tem uma sessão especial para o Garagem dos Clássicos Podcast, outra novidade também, é a parceria do blog com o Canal Primastart onde o gamer Bcp aborda aqui mesmo, vídeo-análises com curiosidades muito bem detalhadas. Parabéns ao Bcp e equipe pelo Primastart!

E na edição nº58 vamos trabalhar de forma cooperativa para limpar uma infestação cruel de aliens. Chokko, Bcp e eu(Marvox), saímos em busca de respostas e no caminho tivémos que chutar muito traseiro de aliens, aranhas-gigantes e na hora da fome, palitamos os dentes com parasitas peçonhentos.

Tudo isso existe em Alien Swarm, uma criação gratuita da Valve que você vai saber como jogar a partir de agora.

O Que É Alien Swarm?

Alien Swarm, ou AS, para os mais íntimos, é um game para PC criado pela Valve em 2010. A produtora de Half-Life e Left4Dead pensava em lançar o jogo em 2005 utilizando a Unreal Engine de forma modificada. O jogo foi prometido com o nome Alien Swarm: Infested. A produção ficou sem muitas novidades até que a Valve decidiu colocar o jogo com a engine Source de uma vez.

Alien Swarm foi lançado em julho do ano passado (2010), o jogo é Freeware, ou seja, você não precisa pagar para jogar e para fazer o download e instalar é necessário ter a plataforma Steam instalada no seu computador. Clique aqui para acessar a página do jogo. O download dele tem apenas 1,5 GB.

O Enredo de Alien Swarm

Tudo se passa em um planeta chamado Jacob’s Rest. Em Dezembro de 2052, uma horda alienígena invade e toma conta de tudo, dizimando todos os moradores do planeta. É aí que entra você e mais três amigos, que encarnam soldados em um grupo de extermínio que tem como objetivo entrar em todas as 7 localidades, e na última base implantar uma bomba nuclear para explodir de vez o planeta inteiro e fazer Jacob descansar em paz para sempre.

Personagens, armas e objetos


Em Alien Swarm existem 4 classes de personagem onde em cada uma temos 2 estilos diferentes para o jogador escolher. Cada classe pode carregar um estilo diferente de armas, algumas são disponíveis para todas as classes, enquanto outras não. O que realmente você precisa saber é o comportamento de cada classe dentro do jogo e isso é muito importante porque, existe o personagem certo para o seu jeito de jogar, veja só:

Tech – Perito em abrir portas com trancas-eletrônicas. Para isso é preciso hackear ou ligar cabos, nesse momento o Tech torna-se um alvo fácil para os aliens por estar desprotegido durante o puzzle, é aí que a equipe precisa ficar atento até o jogador conseguir decifrar. Se você é do tipo que gosta de resolver mini-puzzles, este é o seu personagem.

Medic – Muito importante para a tropa como defesa e ataques surpresas, além de ajudar a tropa a recuperar energia e livrar todos dos parasitas que grudam no corpo. O médico pode montar um círculo de energia onde os outros jogadores devem ficar perto para recuperar-se. Além disso, somente o médico pode retirar os aliens parasitas que grudam no corpo dos personagens consumindo assim a energia vital que vai descendo pouco a pouco até eliminar por completo o jogador.

Special Weapons – Se você gosta de armamento pesado, esta é a sua classe ideal. Só o Special Weapons pode fixar atiradeiras no chão para servir de sentinelas de defesa e eliminar os aliens nas horas mais difíceis. O Special Weapons consegue carregar armas de grande calibre como uma metralhadora rotatória, porém é o personagem que mais gasta munição. É bom levar um kit extra de munições para espalhar no chão na hora de apelar.

Officer – O sargento é o fuzileiro da tropa, a classe que vai pra cima dos inimigos sem piedade, shotguns, tesla e lança chamas são ótimas armas para este personagem que tem como objetivo levar sãos a salvos toda a equipe para o fim das missões.

Vários níveis de dificuldade

Em Alien Swarm, completar uma missão com êxito e matar o maior número de inimigos que conseguir rende ao jogador pontos de experiência (XP). Com isso o personagem ganha levels e torna possível escolher armas que causam mais estragos e claro, poderá carregar equipamentos cada vez melhores que servem como um ótimo plano B para os momentos que o jogador sentir-se encurralado. Em Alien Swarm é possível encontrar 5 níveis de dificuldade, vamos ver o que cada um faz:

Easy – Uma boa pedida para quem está começando agora e precisa acostumar-se com os comandos e a jogabilidade. Dá poucos pontos de experiência.

Normal – Aqui o jogo porta-se do modo normal, aliens aparecem aos montes e o jogo ganha uma velocidade mais intermediária. Se você tem prática com jogos cooperativos pode já começar nesta dificuldade.

Hard – Esta dificuldade é ótima para ganhar muitos pontos de experiência. É possível subir 2 levels de uma vez dependendo da sua performance durante a missão.

Insane – Aqui o jogo já torna-se apelativo a ponto de colocar inimigos onde antes não existia. Ganha-se muitos pontos de experiência porém se o jogador for cercado pelos inimigos a chance de perder é muito maior.

Brutal – Este é para jogadores kamikaze e que não tenham medo de sofrer, não é tão frequente ver pessoas jogando neste nível, vale a curiosidade para ver o jogo ficar muito, mas muito rápido e sanguinário.

Tome cuidado ao escolher níveis muito difíceis para iniciar o jogo porque o Insane e o Brutal são níveis onde tudo acontece muito rápido e principalmente o jogo coloca inimigos que nem sequer existem nas primeiras etapas do jogo. O melhor é na primeira vez que for jogar procure o nível Easy ou Normal para aprender a lidar com os comandos e personagens e assim você vai ganhando experiência para armar suas próprias táticas de ataque.

O jogo já é desafiador por conta própria desde o início, a diferença entre as dificuldades está na velocidade de resposta do jogo e na dificuldade inclusive dos puzzles para quem escolher jogar como Tech que no começo podem ser fáceis demais mas nas últimas missões podem assustar os jogadores iniciantes a ponto de acontecer isso de forma bem rápida.

Após a partida aparecerá um resumo do que ocorreu durante a partida. O mapa vira uma tablet e com o mouse você pode desenhar e discutir estratégias com seus amigos ou grupo que estiver jogando.

Do Desembarque até a Bomba Nuclear

Missão 1 – Landing Bay
Objetivos:
– Acess the inner perimeter
– Download the flight data
– Get to the Landing Bay exit


Missão 2 – Cargo Elevator
Objetivos:
– Activate the cargo elevator and descend
– Access the facility exterior

Mission 3 – Deima Surface Bridge
Objetivos:
– Gain access to the pipeline
– Destroy the infested pipeline
– Get to the Colony Reactor entrance

Mission 4 – Rydberg Reactor
Objetivos:
– Bring the reactor online

Mission 5 – Syntek Residential
Objetivos:
– Destroy Swarm Eggs 0/26
– Destroy Biomass 0/8
– Escape using the elevators

Mission 6 – Sewers, junction B5
Objetivos:
– Seal the access tunnel
– Destroy Swarm Eggs 0/20

Mission 7 – Timor Station
Objetivos:
– Activate the cable railway
– Detonate the warhead
– Escape via Bloodhound

Vamos Jogar Alien Swarm?

O jogador inicia no Level 1 e ao chegar no Level 27, aparece uma opção escrito “Promote”. Ao clicar uma mensagem aparecerá pedindo para aceitar ou ignorar. Caso o jogador aceite, este receberá uma medalha. São 6 medalhas ao todo. Além disso o jogador retorna ao level 1 e terá que reabrir todas as armas e os equipamentos novamente, tornando a diversão cada vez mais desafiadora.

Aqui estou com dois amigos, Chokko e Bcp, em Alien Swarm. Enquanto jogamos para facilitar a comunicação, nós usamos sempre o Skype. Então deixamos o Skype aberto enquanto o jogo roda em tela cheia. Apesar do jogo pedir 4 jogadores, é permitido jogar a partir de 2 jogadores.

Normalmente jogamos em três e dá muito certo, mesmo com toda a dificuldade do jogo. O lance é todo mundo trabalhar em equipe, ajudando e utilizando os kits de primeiros socorros quando for necessário. Um grupo bem sincronizado pode se dar muito bem jogando em duas, três e claro, quatro pessoas.

Vamos acompanhar um pouco da nossa jornada nos dois primeiros mapas do jogo. Vejam:

Se você gosta de joguinhos de celular ou já se divertiu muito jogando o famoso Pipe Dream no Windows 3.11 ou Bioshock, o puzzle das conexões não será um problema para você.

Neste outro puzzle o jogador que estiver como Tech deve alinhar na horizontal o número 1 formando assim uma linha só. Para isso deve clicar com o mouse nas setas para baixo(verde) e para cima(vermelho) para alterar a direção dos números, feito isso aguarde o download completa. Enquanto isso a tropa deve ajudar o Tech e evitar o ataque dos aliens.

Você não pode jogar sem saber que:

– Algumas armas tem tiro secundário, por exemplo: O lança-chamas pode atear fogo e também pode apagar o fogo como um extintor, assim como outras armas podem atirar granadas ou mísseis. Portanto ao escolher fique atento aos detalhes de munição descritos na arma.

– Os personagens podem carregar 2 armas e 1 kit especial. Esses kits podem ser: estojo de primeiros-socorros, granadas, máquinas que geram campo de força, lança-mísseis, adrenalina e muitos outros specials abertos conforme o aumento de level do jogador.

– Tome cuidado ao andar pelo jogo, fique atento ao chão porque o jogador pode ser surpreendido por algum parasita. O parasita suga a energia vital até o personagem cair morto no chão. O jeito de arrancar isso é com um médico usando o campo de força ou o próprio jogador ter o ítem “colete de choque”. Ao ativar, o colete dispara descargas elétricas e expelem os parasitas na hora.

– Procure aceitar a promoção e ganhar uma medalha sempre a partir da primeira missão, porque o jogo torna-se mais difícil gradualmente.

– Nem todas as fases é necessário ter um Tech presente. Algumas missões não apresentam computadores para decifrar códigos. E mesmo se o Tech do grupo morrer, as portas trancadas por fechaduras eletrônicas podem ser derrubadas com socos e pontapés e claro, tiro e explosões.

– Tente jogar com classes diferentes para mudar a sua experiência em cada partida, se perder a partida não desista jamais, uma hora você encontrará a classe, a arma e o special mais adequado para você caro leitor, o importante é a diversão sem compromisso.

[Não deixe de ler] Para rodar Alien Swarm em seu computador ou notebook, saiba que o jogo funciona com processadores a partir de Pentium IV com 1 ou 2Mb de RAM, já é o bastante. Quanto aos gráficos o jogo inicia com placas de vídeo a partir de 128Mb tanto ATI quanto NVidia e que tenham o DirectX 9.0c. O tamanho do jogo para download na Steam está entre 1Gb a 1,5Gb. E o jogo roda tranquilamente em Windows XP, Vista ou Seven. Então, mãos à obra porque o jogo não é exigente não.

Quem Joga Alien Swarm?

Alien Swarm rende ótimos momentos de diversão e o mais legal é que tenho encontrado muitos brasileiros com o jogo instalado e muitos outros que nem imaginam que um jogo com essa qualidade e tamanha diversão seja gratuito.

Os gamers que tem o Steam podem adicionar cada um de nós, é só passar a seta do mouse sob os nomes abaixo e clicar para acessar a página do perfil de cada um na Steam, e vamos juntos embarcar nesse combate cheio de adrenalina, vamos jogar Alien Swarm juntos.

Marvox – marvoxbr
Chokko – !Chokko
Bcp – bc.pereira

Espero ver mais brasileiros jogando Alien Swarm, aproveitem e comentem sobre como você ficou conhecendo Alien Swarm e até trocar IDs da Steam para marcar encontros para jogar. Até a próxima edição.

Sobre Marvox

Formado em Comunicação Social: Propaganda e Marketing, fundador e autor do Blog MarvoxBrasil. Criador da série Start Again no Youtube. Desde 2015 faz parte da equipe do Canal Jornada Gamer. Minha maior paixão, saber que consigo ajudar pessoas a terminar mais jogos. Essa conquista não tem preço!

Publicado em 23 de agosto de 2011, em Análises, PC e marcado como , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 6 Comentários.

  1. Fala Igor, olha o Alien Swarm ele pede no mínimo uma placa de vídeo de 128MB. Para usuários que tem aí 128MB cravado eu recomendo desligar efeitos de sombra e fumaça para aliviar o processamento da máquina. Um outro conselho que dou é ver se a sua Steam está direcionada para servers da América do Sul, isso facilita a jogatina fazendo o jogo encontrar sempre pings menores e mais próximos do seu. De qualquer modo, caso o jogo continue dando engasgadas, diminua o visual para médio ou baixo. Faça as alterações e depois me diga o que aconteceu, ok? Um abraço!

    Curtir

  2. da muito bug no meu pc auguem pode mi explicar como deixa rápido?

    Curtir

  3. Excelente matéria Marvox! Conhecia esse jogo de vista, depois dou uma olhada no steam, vlws!

    Curtir

  4. Quem joga Alien Swarm?

    Esqueceu do Alciiiiiiiiiiir

    Curtir

  5. Excelente matéria, Marvox!

    Os gamers que não conhecem Alien Swarm não sabem o que estão perdendo. Realmente é um jogo muito divertido e, principalmente, desafiador. Mas que fique claro: trabalhar em equipe é fundamental!

    ALCIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIR

    Curtir

  6. Poxa.. que jogo maneiro mano! Vou ver se arranjo ele pra jogar aqui… (tomara que meu pc rode liso hehehehe’) eu gosto de jogo assim…

    Muito bom Marvox!

    Curtir

Para comentar não é preciso se identificar. Mas, se quiser, pode comentar utilizando seu login do Facebook, Twitter, G+ ou Wordpress. Grande abraço!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: