Ed. Nº 48 – Tributo ao F.P.S, Parte 10 – Blood

Os jogos de terror fascinam você?

Em épocas remotas, Phantasmagoria fez muito gamer borrar as calças a ponto de sentir pânico à todo momento, principalmente porque você controlava um “ser-humano real” através de comando acionados pelo teclado e mouse.

Depois apareceu Blood com todo um enredo macabro de zumbis, almas penadas e bonecos vudú. A partir daí o computador ficou muito carente de jogos de terror, e podemos citar poucos jogos, por exemplo, Obscure apresentou-se muito bem na primeira versão.

Cliver Barker também teve seus momentos de glória no episódio chamado Jericho ao tentar reproduzir sagas do filme HellRaiser para os gamers morrer de medo.

O tempo passou e novamente a Monolith reaparece com F.E.A.R que como o próprio nome traduzido mostra, é o M.E.D.O com elementos do estilo O Chamado e até O Grito.

E para aqueles que gostam mesmo de levar sustos no escuro, aconselho jogar DOOM 3.

A esta altura não é mais um jogo novo, mas seus gráficos mantém-se em um estilo muito atual e capta muito aquilo que mete medo no ser humano comum, o escuro e coisas que se mexem em vultos. Claro que não dá para esquecer de The Suffering que é outro game de PC que dá muito medo ao jogar.

Enfim, não vou mais citar nomes pois posso passar despercebido por algum. Mesmo assim, jogos que dão medo são legais e merecem mais foco para este estilo que hoje em dia fica nas costas de F.E.A.R, bem  poderia aparecer aí algum concorrente de peso para podermos escolher com mais liberdade.

É por isso que na edição 48 você confere a trajetória do game Blood de 1997 que mistura shooter com filme de terror. Vale a pena conferir a matéria porque, se você nunca ouviu falar de Caleb, esta é a sua chance. Podem comentar a vontade porque assim eu sei se o blog está agradando ou não. Até a próxima edição!

Dev: Monolith
Publ: GT Interactive
Plataforma: PC
Estilo: Ação+toques macabros+filmes de terror
Ano: 1997

A HISTÓRIA COMEÇA ASSIM

Technoborg está sentado em seu trono, enquanto Caleb e seus amigos (Ophelia, Ishmael e Gabriel) escutam atentamente um pronunciamento. Technoborg cumprimenta a todos na sala e diz:
– Bem-vindos meus servos, e meus escravos. Enquanto mexe as mãos ossudas e gigantescas.

Então chega um monge com manto marrom. E Technoborg começa a falar:
– Você falhou comigo, e agora eu rejeitarei você! E aponta o dedo indicador para a direção deste monge. Em segundos, o monge se desintegra, a pele de todo o corpo se desfaz, restando apenas o esqueleto e rapidamente os ossos desmontam-se no chão.

Caleb e seus amigos também olham todos assustados e não entendem muito o que está acontecendo. E nisso começa a loucura. Cérberus, o cão-de-duas-cabeças aparece na escuridão e queima o corpo de Gabriel. A Aranha-Gigante desce do teto e agarra Ishmael. Ophelia fica distraída com Gabriel em chamas e o Gárgula agarra a moça e desaparece na escuridão. Caleb corre para tentar salvar Ophelia, mas não adiantou.

Nisso Technoborg diz:

– Eu peguei o seu amor, agora eu irei pegar a sua vida. Considere os meus poderes no fundo de sua sepultura.

E assim Caleb acorda dentro de um túmulo dando início ao jogo. A partir de agora você deve guiar Caleb até o encontro dos três chefes que mataram todos os companheiros de Caleb:

1º Episódio – Gárgula
2º Episódio – Aranha-Gigante
3º Episódio – Cérberus
4º Episódio – Finalmente travar a batalha final.

Quando Caleb chega finalmente ao palácio de Technoborg no 4º Episódio, este diz:

– Eu esperava por você. Você sempre foi leal a mim, e agora você é a maioria dentre todas as minhas crianças. (praticamente não restou ninguém). Porque eu sabia que você retornaria. Você não percebeu isso? Toda a vida que você tirou, o tornou mais forte e agora você retorna a mim como uma grandiosa peça de um sacrifício que eu sempre desejei. Com os poderes que você trouxe (quer dizer, todos os chefes mortos), eu poderei abrir as portas entre nossos mundos, e por fim, dominar a Terra. Acompanhe as imagens deste tenebroso game.

 FRASES ENGRAÇADAS FALADAS POR CALEB, DURANTE O JOGO:

– I live AGAIN! (diz assim que sai da sepultura, no início do jogo)

– Aah, fresh victims for the ever-growing army of the undead.

– All I want’s a friend.

– Amateurs…

– Are you gonna just stand there and bleed?

– Fool! You were already dead!

– Get off my train!

– Good, bad, I’m the guy with the gun.

– I love the smell of napalm in the morning.

– I’m gonna paint the town re-e-e-ed…

– I want Jojo! I want Jojo! Jojo! Jojo! I want Jojo!

– I’ve got two guns, that should be enough for all of you.

– No-one wants to play with me.

– Rest in pieces…

– Show yourself – SHOW YOURSELF!! (Assim que vê Ophelia, ele grita chamando o chefe Cheogh the Gargoyle, no 1º episódio)

– Sleep Ophelia (Após derrotar o chefe Gargoyle, no 1º episódio)

– Son of a bitch must pay! (Após matar vários inimigos ao mesmo tempo usando dinamite.)

– Strangers in the night, exchanging glances…

– They’re all dead, they just don’t know it yet!

– This is my boomstick!

– What are you gonna do? Bleed on me? I did it my way…

– On the good ship Lollipop, da, da, da… Damn, forgot the words.

– Out, out, damn spot! (Quando usa uma pia pela primeira vez na primeira fase do primeiro episódio)

– But I like my hands bloody. (Quando usa uma pia pela segunda vez na primeira fase do primeiro episódio)

– Looks like my train’s come in…

– Nevermore… (após usar a arma “9”: Draven tombstone)

– And along came a spider and sat down beside her and said, “What’s in the bowl… bitch?”

– I’m gonna have to put you down!

– Aah! It burns, get it off me, aah!

– Please, when will the hurting stop! (Sarcasticamente diz quando mata algum mímico na fase House of Horrors)

– Good doggy. Play dead. (Após matar o chefe Cérberus, no 3º episódio)

– Over the lips, through the gums, look out tummy, here I come. (Diz quando entra dentro da House of Horrors)

CURIOSIDADES DO UNIVERSO DO GAME BLOOD:

O mais legal de jogar é reparar em elementos em que você se pergunta: O que os programadores estavam pensando? Por exemplo:

Jason – Apesar de não aparecer em corpo, deixa rastro do seu figurino em uma fase do 4º episódio. A fase se passa exatamente em Crystal Lake (Lago de Cristal).

Freddy Kruegger – Este também deixa suas roupas penduradas em um Hospital. Não lembro muito de hospitais em Freddy, mas quem lembrar por favor, comente a respeito.

Gabriel – Neste jogo este personagem que é morto por Cérberus, aparece como homem. Mas na continuação, Blood 2: The Chosen, Gabriel vira Gabrielle. Alguém aí lembra da parte em que Caleb entra em batalha contra uma espécie de Serpente? Logo o primeiro chefe, e uma mulher morena aparece. E começa um diálogo:

– Gabrielle (antes Gabriel) – Caleb?!

– Caleb – Gabriel?!

– Gabrielle – It’s a very long story. Hmmm e será que precisa de alguma história pra contar?

Se você realmente gostou desta matéria, escreva para o Blog MarvoxBrasil dando sugestões e críticas dizendo como podemos melhorar. Aguarde para mais matérias super legais.

 

Sobre Marvox

Formado em Comunicação Social: Propaganda e Marketing, fundador e autor do Blog MarvoxBrasil. Criador da série Start Again no Youtube. Desde 2015 faz parte da equipe do Canal Jornada Gamer. Minha maior paixão, saber que consigo ajudar pessoas a terminar mais jogos. Essa conquista não tem preço!

Publicado em 3 de agosto de 2010, em Análises, Especiais, PC Retrô e marcado como , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 6 Comentários.

  1. huahuahua me diverti muito com esse jogo. muito tiro, sangue e matança. ele vai mais para o lado do terror, fazendo inclusive referencia a alguns filmes do genero como a volta dos mortos vivos, sexta feira 13, a hora do pesadelo, e o iluminado. ótimo!

    Curtir

  2. I enjoyed reading it!! I need to read more on this topic:).I admiring time and effort you put in your blog. because it is obviously one superb place where I can find lot of useful info:)

    Curtir

  3. My brother recommended I might like this web site! He was entirely right!! This post actually made my day! You can not imagine simply how much time I had spent for this information:) Thanks:D

    Curtir

  4. Intresting post! i really enjoyed reading it!🙂

    Curtir

  5. Cara, Blood é demais de bom. Não dava pra segurar o clima pesado do jogo por causa dos comentários do Caleb, hauahuahauhau eu ria demais…

    Lembro de alguma coisa que ele fala quando vc tenta atravessar uma corda bamba na fase do circo…não lembro mais, hehehe

    Abraços cara!

    Curtir

  6. Achei uma ótima edição!Seu blog é o melhor que já vi.Parabéns!!

    Curtir

Para comentar não é preciso se identificar. Mas, se quiser, pode comentar utilizando seu login do Facebook, Twitter, G+ ou Wordpress. Grande abraço!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: