Ed.Nº 42 – Tributo ao F.P.S – Parte 4: PowerSlave (Exhumed)

Quando eu era adolescente comprava todo tipo de revista sobre games. Ação Games, Super Game Power, Nintendo World, Videogame, CD Expert, Revista Senha.

Escrever ou fazer parte de uma redação em uma dessas revistas era um dos meus maiores sonhos. O tempo passou e a minha vida profissional tomou rumos totalmente diferente, mesmo assim nunca deixei de curtir uma das diversões que eu mais gosto, jogar Videogame.

Hoje eu tenho o MarvoxBrasil onde gosto de colocar sempre uma novidade ou uma nostalgia. Por isso, pessoal, procuro inovar a cada momento. Claro que tenho que cuidar da minha vida e do meu trabalho, e este blog é o meu refúgio onde procuro compartilhar detalhes, experiências e jogatinas. O universo do entretenimento é maravilhoso e com ele podemos aprender muitas coisas.

Curtam agora um blog com menos papo-furado e mais conteúdo. Aproveitem, pois a qualquer momento posso pensar em mudar novamente. Por isso gostaria que vocês deixassem a sua opinião, e por enquanto, vamos curtir a Edição 42 com mais uma parte do Tributo ao F.P.S dos anos 90.

®Marvox

A engine de um game é o motor gráfico, ou seja, o visual. E quando falamos nisso, atualmente, lembramos de alguns exemplos. Source (Half-Life 2), CryEngine (Crysis) ou Unreal Engine utilizada em vários jogos que encontramos hoje.

Só que, em 1996 a engine mais famosa chamava-se “Build”, um nome bem simples, mas que foi utilizada em vários jogos da época quando o PC começava a se desenvolver de forma popular, por exemplo, Duke Nukem 3D, Witchaven, Blood e a franquia completa de Redneck Rampage. O game que falaremos hoje é:

Título – PowerSlave (nome original) Exhumed (conhecido na Europa)

Ano de lançamento: 1996 (Sega Saturn e PC) | 1997 (PS1)

Desenvolvedora: Lobotomy Software

Publisher: Playmates Interactive

Nº de Fases: 21 e ainda tem final bom e final ruim

Curiosidade: A versão de PC utiliza a Build Engine, enquanto que no Sega Saturn e PS1 utilizam a SlaveDriver. O percurso das fases e detalhes também são totalmente diferentes entre a versão PC e Consoles.

Onde jogar hoje? Infelizmente o jogo não está disponível nas lojas digitais, existe atualmente um trabalho sendo desenvolvido pela Nightdive, a proposta é trazer o jogo original remasterizado, ou seja, a versão dos consoles (Sega Saturn e PS1) com algumas misturas de conteúdo da versão PC. Este foi um dos raros Shooters da época que a versão original partiu dos Consoles.

PowerSlave apareceu por acaso no PC. Primeiro a Lobotomy tinha criado o game para Sega Saturn. Depois tinha acabado de assinar um contrato com a Sony para criar de modo exclusivo o game para o primeiro Playstation (PS1). Daí veio a ideia de levar o game para o PC, só que foi aí que um pequeno problema aconteceu. No contrato a Sony impedia a Lobotomy de utilizar a mesma engine que foi usada no PS1 chamada de SlaveDriver. O resultado foi procurar recriar o jogo sob uma outra engine. Mas qual?

Até que finalmente lembraram que no PC existia uma engine muito flexível e que não sairia tão caro para programar. Então, a Lobotomy procurou George Broussard, criador de Duke Nukem e chefe da 3D Realms, e pediram emprestada a engine Build. É certo que o jogo saiu bem diferente da versão para o console, mas o mais importante é que a Lobotomy conseguiu lançar o jogo no PC, e que vocês podem acompanhar com as imagens abaixo.


Curiosidade da época

PowerSlave também é encontrado pelo nome de Exhumed. Porém, uma das ligações mais interessantes é com a última imagem abaixo: será uma mera coincidência?


No Canal Jornada Gamer, pelo YouTube, todos os meses trazemos diversos jogos completos para quem quiser rever ou conhecer, você pode assistir na íntegra o percurso deste jogo PowerSlave, então, aproveite e até a próxima!

[Longplay] PowerSlave a.k.a Exhumed

Data do vídeo: 4/7/2016 | Canal Jornada Gamer | Gravação: Marvox

→Este foi o Tributo ao F.P.S Parte 4, para acessar a Parte 5 clique aqui

4 Comments

  1. Fala Victor, seja bem vindo ao Blog MarvoxBrasil.

    Ao ler a sua pergunta sobre o jogo, me veio na cabeça o jogo Hexen, um dos personagens no jogo utiliza um cetro com um anel. Mas sendo egípcio, tipo, o jogo inteiro possui tema do Egito como em Powerslave? Fale mais o que você lembra, continuarei procurando.
    Grande abraço!

    Curtir

  2. Cara! Baixei esse jogo umas 2 Horas antes de ler esse Post! Jogo muito bom!

    Queria perguntar se voce conhece um jogo de PS1 q eh muito parecido com esse, nao me lembro o nome mas eu baixei esse pensando que fosse o jogo que eu queria, mas nao era!

    O jogo que procura tambem tem armas meio mistiscas e lembro que no inicio voce começa apenas com um punho q usa um anel com um diamante, e é cheio de enigmas tambem tinha uns passaros assim como powerslave, mas eram uns tipos de urubus. E o cenario tambem era egipcio.

    Se puder me ajudar, escreva um comentario nesse POST, agradeceria muito!

    Obrigado!

    Curtir

  3. ñ conhecia. conheci pelo blog MarvoxBrasil, baixei, joguei e gostei! gostei tambem do fato do jogo ter como tema o antigo egito.

    Curtir

  4. Tenso esse jogo heim cara. Acho que a arte destes FPSs antigos ainda supera os atuais.

    Confesso que ri muito dos seus comentários sobre as armas, kkkkkkkkk principalmente sobre a maior qualidade da granada.

    Muito bom.

    Sugiro a vc um review do Marathon, pouca gente conhece, e foi o antecessor espiritual de Halo…

    Curtir

Para comentar utilize seu login do Facebook, Twitter, Gmail, ou Wordpress =)

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s