Ed.Nº 42 – Tributo ao F.P.S – Parte 4: PowerSlave (Exhumed)

Quando eu era adolescente comprava todo tipo de revista sobre games. Ação Games, Super Game Power, Nintendo World, Videogame, CD Expert, SENHA.

Escrever ou fazer parte de uma redação em uma dessas revistas era um dos meus maiores sonhos. O tempo passou e a minha vida profissional tomou rumos totalmente diferente, mas sem esquecer jamais de uma das diversões que eu mais gosto, jogar Videogame.

Hoje eu tenho o MarvoxBrasil onde gosto de colocar sempre uma novidade ou uma nostalgia. Por isso pessoal, que eu procuro inovar a cada momento. Claro que tenho que cuidar da minha vida e do meu trabalho, mas este blog é o meu refúgio, onde procuro compartilhar detalhes, dos mais mínimos aos mais óbvios. O universo do entretenimento é maravilhoso e com ele podemos aprender muitas coisas.

Curtam agora um blog com menos papo-furado e mais conteúdo. Aproveitem, pois a qualquer momento posso pensar em mudar novamente. Por isso gostaria que vocês deixassem a sua opinião, e por enquanto, vem curtir a Edição 42, com mais uma parte do Tributo ao F.P.S dos anos 90.

®Marvox

A engine de um game é o motor gráfico, ou seja, o visual. E quando falamos nisso, atualmente, lembramos de alguns exemplos. Source (Half-Life 2), CryEngine (Crysis) ou Unreal Engine utilizada em vários jogos que encontramos hoje.

Só que, em 1996 a engine mais famosa chamava-se “Build”, um nome bem simples, mas que foi utilizada em vários jogos da época quando o PC começava a se desenvolver de forma popular, por exemplo, Duke Nukem 3D, Witchaven, Blood e a franquia completa de Redneck Rampage. O game que falaremos hoje é:

Título: PowerSlave Exhumed
Plataforma: PC (mas o jogo existe para Sega Saturn e Playstation)
Lançamento: 1996
Quem fez? Lobotomy
Quem ajudou a distribuir? Toy Playmates
Estilo: Uma mistura entre Indiana Jones e Rambo.
Gênero: Ação e muita violência.
Joga-se com: só teclado

PowerSlave apareceu por acaso no PC. Primeiro a Lobotomy tinha criado o game para Sega Saturn. Depois tinha acabado de assinar um contrato com a Sony para criar de modo exclusivo o game para o primeiro Playstation (PSX). Daí veio a idéia de levar o game para o PC, só que foi aí que um pequeno problema aconteceu. No contrato a Sony impedia a Lobotomy de utilizar a mesma engine que foi usada no PSX. O resultado foi procurar recriar o jogo sob uma outra engine. Mas qual?

Até que finalmente lembraram que no PC existia uma engine muito flexível e que não sairia tão caro para programar. Então, a Lobotomy procurou George Broussard, criador de Duke Nukem e chefe da 3D Realms, e pediram emprestada a engine Build. É certo que o jogo saiu bem diferente da versão para o console, mas o mais importante é que a Lobotomy conseguiu lançar o jogo no PC, e que vocês podem acompanhar com as imagens abaixo.

Longplay do jogo PowerSlave (Gameplay: Marvox)

E olha só que legal! Gravei este longplay para que vocês conheçam como são desenroladas as fases do jogo, neste vídeo conheça os caminhos e segredos de cada local. Ao todo são 20 fases cheias de desafios e muita ação ofegante. Eu espero que vocês gostem. Este vídeo está disponível no Canal Jornada Gamer, conheça o canal, clique aqui e inscreva-se. Além deste vídeo, lá no canal está cheio de jogos de Videogame e PC.

PowerSlave também é encontrado pelo nome de Exhumed. Porém, uma das ligações mais interessantes é com a última imagem abaixo: será uma mera coincidência?

Esta foi a Parte 4 da série Tributo ao F.P.S dos Anos 90, aguardem porque mais jogos estão para aparecer por aqui. Qual será o próximo que irei trazer para vocês? Continuem acompanhando e, até a próxima!

Sobre Marvox

Formado em Comunicação Social: Propaganda e Marketing, fundador e autor do Blog MarvoxBrasil. Criador da série Start Again no Youtube. Desde 2015 faz parte da equipe do Canal Jornada Gamer. Minha maior paixão, saber que consigo ajudar pessoas a terminar mais jogos. Essa conquista não tem preço!

Publicado em 6 de maio de 2010, em Análises, Especiais, PC Retrô e marcado como , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 4 Comentários.

  1. Fala Victor, seja bem vindo ao Blog MarvoxBrasil.

    Ao ler a sua pergunta sobre o jogo, me veio na cabeça o jogo Hexen, um dos personagens no jogo utiliza um cetro com um anel. Mas sendo egípcio, tipo, o jogo inteiro possui tema do Egito como em Powerslave? Fale mais o que você lembra, continuarei procurando.
    Grande abraço!

    Curtir

  2. Cara! Baixei esse jogo umas 2 Horas antes de ler esse Post! Jogo muito bom!

    Queria perguntar se voce conhece um jogo de PS1 q eh muito parecido com esse, nao me lembro o nome mas eu baixei esse pensando que fosse o jogo que eu queria, mas nao era!

    O jogo que procura tambem tem armas meio mistiscas e lembro que no inicio voce começa apenas com um punho q usa um anel com um diamante, e é cheio de enigmas tambem tinha uns passaros assim como powerslave, mas eram uns tipos de urubus. E o cenario tambem era egipcio.

    Se puder me ajudar, escreva um comentario nesse POST, agradeceria muito!

    Obrigado!

    Curtir

  3. ñ conhecia. conheci pelo blog MarvoxBrasil, baixei, joguei e gostei! gostei tambem do fato do jogo ter como tema o antigo egito.

    Curtir

  4. Tenso esse jogo heim cara. Acho que a arte destes FPSs antigos ainda supera os atuais.

    Confesso que ri muito dos seus comentários sobre as armas, kkkkkkkkk principalmente sobre a maior qualidade da granada.

    Muito bom.

    Sugiro a vc um review do Marathon, pouca gente conhece, e foi o antecessor espiritual de Halo…

    Curtir

Para comentar não é preciso se identificar. Mas, se quiser, pode comentar utilizando seu login do Facebook, Twitter, G+ ou Wordpress. Grande abraço!

