Ed.Nº 30 – Xbox720, PS4 e Wii 2. Não é Achismo, é Realidade. Mas, Quando?

Editorial

O fim do mês de fevereiro causou grandes abalos sísmicos em nosso mundo real, com o desastre que ocorreu no sólo dos nossos hermanos, no Chile. E também, no mundo virtual do entretenimento eletrônico, com o “bug” que impediu muitos donos de Playstation 3, de acessarem a rede PSN(Playstation Network). De um lado ou de outro, só provou o quanto nós, seres humanos, estamos inseguros. E para piorar ainda mais o lado do universo virtual, tivémos o péssimo lançamento do tão aguardado Heavy Rain, dos mesmos criadores de Fahrenheit, que infelizmente não agradou devido ao grande número de bugs que o jogo apresentou. Pelo jeito os dois mundos, real e virtual, estão instáveis. Se não podemos ficar seguros no mundo real, e muito menos no mundo virtual, seja na hora de tirar o stress, seja depois de um dia de trabalho em que seu chefe não largava do teu pé, ou depois de fazer uma prova difícil no colégio ou na faculdade e até depois daquele fora, daquela mina gata, ou daquele cara boa pinta, então, eu pergunto: Onde é que vamos ficar? Mesmo assim, a edição número 30 está cheia de matérias muito bem elaboradas, e que fará você esquecer-se destes problemas, pelo menos por enquanto. Veja o que você, caro internauta, encontrará nesta trigésima edição do Blog MarvoxBrasil:

1- Heavy Rain traz uma tempestade de problemas para os jogadores do PS3.
2- Fevereiro foi ruim para você? Março será muito melhor, com esses lançamentos para curtir o friozinho desse tempo maluco.
3- PS3: falhas e reclamações, como ficou a cara da Sony?
4- Gosta da Lara Croft? Então fique ligado, porque ela virá remodelada, novamente.
5- O Futuro está na 8ª Geração de Videogames. Michael Patcher contou para nós da MarvoxBrasil.
6- Os 10 vilões mais malucos dos games em uma lista especial. Você concorda ou discorda?
7- Nostalgia: Lembra de Battletoads? Nós também! (Matéria com conteúdo exclusivo para download)

Tudo bem, a gente espera você ir lá no seu quarto e buscar o seu edredom, junto com aquele chocolate quente que está na cozinha, para curtir esta edição, com todo o aconchego do lar.

Marvox

Heavy Rain, o drama que virou um problema.

No dia 18/03/2010, foi lançado finalmente o mais novo game para PS3, Heavy Rain da desenvolvedora Quantic Dream. Esta empresa foi responsável em 2005, pelo lançamento do game Prophecy Indigo, que rapidamente mudou de nome para Fahrenheit. Se Fahrenheit era uma espécie de filme de ação interativo, Heavy Rain foi criado para ser a novela dramática interativa, com diálogos fortes e muita, mas muita choradeira sentimental. O único problema foi que, Heavy Rain saiu da loja com algum parafuso a menos. Quando centenas de gamers levaram o jogo para casa, tiveram a infeliz surpresa. Defeitos, de repente o jogo ficava mudo, o progresso salvo não podia ser carregado, e a choradeira passou do mundo imaginário para a realidade. Os fóruns de Heavy Rain foram recheados em questão de minutos com reclamações vindas de várias partes do planeta. Selecionamos três reclamações para que você, caro internauta, possa ver o que aconteceu, no fórum de Heavy Rain.

Usuário 1 – “Travou!!! E quando eu tentei ligar o jogo de novo, eu não consegui mais jogar, o jogo não respondia dentro do videogame. Agora eu não sei o que fazer para o jogo funcionar.”

Usuário 2 – “Sinto-me como se estivesse revivendo o momento em que joguei Fallout 3. Grande enredo, gráficos e iluminações fantásticas, mas trava o tempo todo. As vozes pipocam, a dublagem saiu mau sincronizada, o jogo reinicia a cada meia hora, e me fez perder 60,00 dólares. Ainda bem que faltam apenas 6 dias para Battlefield (Bad Company 2).”

Usuário 3 – “Eu tenho o PS3 “fat” (convencional) e o áudio do jogo simplesmente some, e do nada a imagem fica congelada em uma tela toda escura, e quando eu esperei um pouco, estava de volta no menu principal do videogame.”

O que aconteceu com a equipe, chamada de Beta Testers, que revisa tudo atrás de bugs e outros tipos de defeitos? Fica a dúvida se o game foi feito às pressas para um lançamento já em Março, ou se deveria esperar um pouco até que todos os testes tenham sido concluídos. Agora só nos resta saber se esse game, sserá lançado também para computador, assim como Fahrenheit.

Enquanto você não joga Heavy Rain, curta esse vídeo que demonstra como é a ambientação do jogo. Acompanhe:

Crash

Fevereiro foi embora e deixou o frio, mas Março chegou e vai esquentar.

Com esse tempo maluco parece que o verão foi embora sem ao menos dar uma despedida de um último bate-volta até a praia. Mas já que está frio, temos aqui oito motivos para você gostar muito, do mês de Março. Veja e faça sua lista:

1- Comand & Conquer 4: Tiberian Twilight

2- Supreme Commander 2

 3- Just Cause 2

 4- Metro 2033

 5- Red Steel 2

 6- Battlefield: Bad Company 2

 7- Final Fantasy XIII

 8- God of War 3

Nuke

O Dia em que a Sony pediu para não usar o PS3.

 Nesta primeira semana de março, mais um problema marcou a indústria dos games. Se antes fora Heavy Rain, desta vez aconteceu com a rede Playstation Network. Um grave problema ocorreu e devido a um bug no relógio interno do próprio videogame da Sony, nos modelos criados antes da criação do modelo Slim (compacto). No dia do problema a Sony avisou a todos os donos do PS3, para não ligarem o videogame até que a própria gigante japonesa, tivesse a cura para este problema. A mensagem foi assim: “Aqueles que tiverem os modelos fabricados antes da vinda do PS3 Slim, nós avisamos para você não ligar o seu PS3. Todos os seus Thophies, serão recuperados quando conseguirmos reparar este bug.

A Sony conseguiu arrumar tudo em 24horas, mesmo assim, enquanto a notícia percorria, toda a internet, a Microsoft e Nintendo devem ter pulado de alegria.

–Uma Pausa–
Vamos voltar ao modo offline!

XXX.exe falhou ao carregar porque XXX.dll não foi encontrado.

Situações como a da frase acima vemos aos montes enquanto usamos o computador para jogos ou programas. A sorte é que em qualquer problema causado, basta apertarmos CTRL+ALT+DEL e pronto, recuperamos o sistema como se nada, tivesse acontecido. Quantas vezes quando jogávamos DOOM, Quake, que tinha aqueles saves, e do nada apagávamos ou o Save não era carregado. Uma pasta some e todo o seu progresso no jogo vai por bytes a baixo.
E então, o PS2 chegou, oferecendo a promessa de títulos com qualidades de jogos de computadores. Não deveriam nada um para o outro.
De repente você liga seu videogame, novo, que mau acabou de comprar e por vez, mal acabou de pagar, e acontece um erro, que você não pode pegar um disco de boot e reparar. No caso dos donos de PS3, isso foi um tapa na cara, porque é um videogame que sua diversão, continua, pela internet a dentro, e no entanto, a própria Sony, pede para que todos os jogadores não acessem a Playstation Network. Quando o Xbox360 tinha os problemas da Luzes Vermelhas, muitos falaram mal do videogame, e agora quem ficou com problemas? O indestrutível videogame da Sony. Indestrutível, até quando?
O próximo será quem? O Wii, com algum vírus pela internet sem fio?
Fico pensando se a idéia de “transformar o videogame em um PC” não é mera mentira dita e agenciada, pelo marketing dos games. A fantasia deve existir dentro do ambiente virtual, mas não na realidade, pois na realidade não gritamos “Klapaucius” e dinheiros aparecem, não fazemos missões perigosase ganhamos recompensas gordas pela nossa destruição.
Espero que a 7ª Geração de games não seja marcada por fracassos na produção de hardware. Pois se isso acontecer, não haverá motivos para continuar com esta produção. Melhor voltarmos para a época em que apenas inseríamos cartuchos e pronto, e se quiséssemos jogar em CD, bastava ir até um computador.

ShotJoe

Lara Croft, re-re-re-remodelada.

No Twitter na Eidos, os produtores da Lara Croft soltaram uma informação de que a arqueóloga está sendo redesenhada. E que a nova Lara Croft aparecerá já na GDC 2010. A história pelo que parece vai contar o marco zero da moça, como um Tomb Raider Zero, em que contará a história de situações antes do primeiro Tomb Raider, lançado para o Playstation, em 1994. As empresas atualmente gostaram da idéia de contar o início da história, Batman Begins foi um exemplo muito forte, e parece que os desenvolvedores, inspiraram-se através de trechos do filme do morcegão. Ficaremos ligados para qualquer informação que apareça, de repente.

Nuke

Matéria Exclusiva – A 8ª Geração de Videogames contada por Michael Patcher.

Provavelmente vocês não devem conhecer Michael Patcher, mas ao conhecer agora, vão reparar em uma semelhança interessante, entre ele, e todos os gamers que gostam de falar sobre jogos e videogames. Qual a diferença entre Michael Patcher e você, amante dos games. É que ele fala de videogame e ganha para isso. Michael Patcher é um analista muito conceituado na imprensa internacional. E no começo de Março, Michael Patcher deu entrevista exclusiva para o site alemão, Videogameszone, o analista abriu o jogo para uma das questões mais fomentadas em todos os sites, revistas e blogs que falam sobre o assunto, games e videogames. Ele contou, como será a 8ª Geração de Videogames acompanhe agora. Isso mesmo, o sucessor do PS3, Xbox 360 e Nintendo Wii.

“Sem PS4 e Xbox720 até 2013, mas com certeza o Wii HD será anunciado em breve” palavras de Michael Patcher. Nenhum sucessor do Xbox360 ou PS4 será possível em um espaço de tempo de no máximo quatro anos, é o que presume o analista do Escritório Wedbush Morgan. A Microsoft estava certa quando disse que o Xbox360 terá vida longa, junto com a Sony e seu PS3. Assim ambas já confirmaram seus lançamentos que darão uma nova vida para suas plataformas. O Project Natal para o videogame da Microsoft, e o Arc, que é o controle com sensor de movimentos para o PS3. A Nintendo não tem comentado mais nada sobre a existência de um Wii HD, em breve, mas o analista concorda que é a atitude mais sensata que a Nintendo falta revelar e que com certeza será uma realidade. Só que a confirmação real de um próximo Wii, com hardware novo, será confirmada oficialmente na E3 2010, que acontecerá entre os dias 15 e 17 de junho.

O Mercado e Seus Números

Michael Patcher continua, tanto o PS3, Xbox360 e Nintendo Wii fizeram a indústria de games crescer ainda mais. Trouxe de volta pessoas que não jogavam mais videogames, fez mais pessoas aderirem à internet no videogame, e as partidas multiplayer cresceram de maneira absurda. De acordo com pesquisas e análises dentro da indústria de games, durante o ano de 2010, a indústria de games crescerá 5%. Em 2011 haverá um crescimento de 7%, em 2012 teremos mais 8%. Em 2013 a expectativa é de 5% de crescimento. Para termos uma noção de 2010, na Europa a indústria cresceu 7%, em comparação a América do Norte, 4%. Em 2009, tivémos 60 mi de videogames vendidos, praticamente 52mi de videogames serão comprados em 2010.
A divisão de mercado desses 52mi que ainda serão vendidos durante 2010 está assim:
1.4mi de PS2
9.8mi de PS3
9 mi de Xbox360
3.1mi de PSPs
14.7mi de Wiis
14mi de Nintendo DS

Os games também têm parte neste crescimento de mercado. As vendas de games são medidas em conjuntos: videogames, portáteis e computadores. Em 2009, o mercado vendeu 520 milhões de games, e em 2010 serão 562 milhões de games vendidos. Ainda haverá uma queda nos preços dos jogos de videogames no mundo todo, uma queda na média de 2.5% no preço.

A 8ª Geração de Videogames

Michael Patcher é um analista da indústria dos games. Sua função é encontrar respostas sobre os mistérios que nos fazem roer as unhas.

Aviso: As informações a seguir, foram reveladas por Michael Patcher, o texto original está no site alemão, videogameszone.de, e conta possíveis mudanças na realidade que temos hoje com o videogame. Vamos acompanhar:

Playstation4 e Xbox720: com resolução Quad-HD, Sistema HD sem fio e os novos discos HVDs. Será este o futuro?

PS4 e Xbox720 – A tecnologia do futuro, um olhar dentro de uma bola de cristal, revela com (quase) certeza, que o sucessor do Blu-Ray, HDMI e Full HD para o PS$ e Xbox720, são reais. O que a 8ª Geração, mudará? A 7ª Geração trouxe para os videogames, a resolução 1080p, cabos HDMI e discos Blu-Ray com capacidade em dobro de armazenamento, muito acima do DVD. Mas a 8ª Geração de games poderá fazer muito mais, a ponto de modificar completamente a realidade que temos hoje, em 2010.

Resolução Para Ver Até de Longe

Para o PS4 e o Xbox720, existe a possibilidade da introdução de uma nova resolução. Se você está cansado de 1080p, então deve se preparar para a 4320p. Uma resolução capaz de ser nítida a muitos metros de distância. E que está na categoria Quad-HD ou Alta Resolução quadruplicada, ou seja, quatro vezes mais do que temos hoje. Abaixo na imagem com o carro de corrida, a primeira imagem, no topo, é uma imagem em Quad HD, capturada em uma convenção de tecnologia, por Michael Patcher.

 Blu-Ray será passado quando o Disco Holográfico chegar.

O Blu-Ray inovou com a alta capacidade de armazenamento no disco. Porém, o sucessor do Blur-Ray já está sendo preparado. É o Quad-HD de 2160p e Ultra High Definition de 4320p. “O ano de 2010, será o ano da televisão em alta definição”, afirma Micheal Patcher. Vemos que muitas emissoras de televisão já enviam sinais em Full-HD. Com isso, a indústria das TVs e Blu-Rays irá baratear muito para que mais consumidores comprem seus produtos. No Japão, já falam da próxima resolução, e será a Quad-HD, criando quatro vezes o número de píxels dentro de uma tela Full-HD. Em uma TV no formato Widescreen 16:9, veremos uma resolução de 3840x2160p. Ainda além, com a Quad-HD, teremos a UHD (Ultra High Definition), que nos trará a resolução 7680x4320p. Nós assumimos que a nova geração de videogames aparecerá em 4 ou 5 anos no máximo. PS4 e Xbox720, serão os mestres da Quad-Definição. Assim como, os novos televisores também terão suporte à estas modernas resoluções.

O sucessor do Blu-Ray, já tem nome, é o Holographic Versatible Disc, ou apenas HVD, e com apenas 1 deste disco, será possível armazenar entre 1 a 10 terabytes.

HVD – Prepare a sua sala

 O Sucessor do HDMI será o Wireless HD

Descompactar conteúdo HD hoje ainda é complicado, mas no futuro será possível através de WirelessHD, ou sistema HD sem fio. Teoricamente, o WirelessHD foi criado pensando-se na transmissão de filmes e áudio com a eficiência de uma transferência de dados de 25Gbit/sec (HDMI: 10.2Gbit/sec). O sistema HDMI, involuntariamente abriu novos caminhos de transferência de informações em Quad HD-HVD, mas sem perder nenhum detalhe, e a transmissão sem fio ficará ainda melhor. Devido aos longos cabos que atravessam paredes, o mais frágil ainda continua sendo a transmissão. Assim, filmes em 3D e games podem ser transferidos com mais facilidade. Os primeiros produtos ainda virão, com menos recursos, mas daremos já uma noção do que será, na 3ª metade do ano de 2010 nas lojas. Definitivamente, Quad-HD e tocadores HVD não são a melhor alternativa para as massas (os consumidores em geral). Por outro lado Blu-Ray e HD-TVs estão aos poucos agradando as pessoas e tornando-se comuns. Abrir espaço para estas novas tecnologias sempre é necessário, porém os preços para iniciar de vez e entrar na era HD ainda está muito longe da realidade, quer dizer, é muito caro. Se o PS4 e o Xbox720 vierem com estas novas tecnologias, então você precisará de uma TV nova, que aceite a resoluções Quad HD. Por isso é melhor a Sony e a Microsoft esperar o tempo necessário, 4 ou 5 anos para fabricar novos videogames porque no momento é inviável e elas mesmo, sabem que o custo de produção e inserção destas possibilidades em um videogame, são muito caras.

Wii 2: Chefe da Nintendo dá uma prévia, mas já diz, Wii HD será realidade ainda este ano, de 2010.

Reggie Fils-Aime, chefe da Nintendo, fala sobre o Wii 2 e promete que além de HD muitas novidades virão. Michael Patcher conta que a Nintendo já está com idéias de produzir um novo hardware e que em 12 a 18 meses, um novo Nintendo DS 2 será lançado. E poderá ser tão prático quanto um Ipod Touch. Micheal afirma que o novo Nintendo DS 2 aparecerá já em outono de 2010 (no Brasil será primavera, ou seja, Setembro de 2010).
Michael conta também que se surpreendeu ao saber da grande surpresa do ano. A idéia do Wii HD. Dentro de poucos meses, poderemos ver durante a E3 2010, o Wii HD, mostrado pelas mãos da Nintendo. O Wii HD presume-se conter até 720p de resolução. Muito melhor que os atuais 480p, com o cabo de vídeo componente. A Nintendo sempre mostra novidades durante a E3 e ela não perderia a oportunidade de fazer do videogame mais vendido da atualidade, ser o videogame com resolução HD mais vendido da história.

Marvox

Você conhece esses indivíduos?

Estes são os 10 vilões mais malucos dos videogames. Durante a análise, foram respeitados desde o rosto de doido, até o design mais impensável, macabro e assustador. Veja a lista e responda a nossa enquete dizendo, se você concorda ou discorda desta lista.

1. Walter Sullivan – Silent Hill 4 (PC, PS2, Xbox: 2004)

2. Alma – F.E.A.R. (PC, PS3, Xbox 360: 2005)

3. Nemesis – Resident Evil 3 (PS: 1999)

4. Crimson Heads – Resident Evil (GC: 2002 Remake)

5. Scissor Man – Clock Tower: The First Fear (SNES: 1995, PS and PC: 1997 and 1999)

6. Hanuda Residents – Forbidden Siren (PS2: 2004) Siren: Blood Curse (PS3: 2008)

7. Aaron – Clive Barker’s Undying (PC: 2001)

8. Pyramid Head – Silent Hill 2 (PC and PS2: 2001)

9. Andrew Ryan – Bioshock (PC, PS3, Xbox 360: 2007)

10. The Dopefish – Commander Keen: Secret of the Oracle (PC: 1991)

ShotJoe

Nostalgia: Battletoads, os sapos mais barra pesada dos videogames.

Quando falamos em sapos para os mais veteranos, pode vir na cabeça o lendário jogo Frogger, para Atari 2600. Mas desta vez não falo de um simples jogo de atravessar o brejo. Aqui o lance é bater muito. Battletoads apareceu nos videogames pelas mãos da Rare, em uma época em que a desenvolvedora nem pensava em macacos como Donkey Kong, e muito menos chamava Rareware. O game veio com o estilo Beat ‘em Up, ou seja, bater em inimigos enquanto avança pela fase e no final você encontra um chefe. Diferente dos jogos da época, a Rare misturou vários estilos de jogos, tem ação, estratégia, corrida, tudo em um game só, e o melhor, sem fugir um milímetro do enredo principal. Battletoads é considerado até hoje uma das franquias mais difíceis de todos os tempos, e mesmo assim, é a franquia mais inesquecível dos videogames. O principal motivo para a criação de Battletoads foi para quebrar as pernas da Konami, que produzia os jogos das Tartarugas Ninjas. Os sapos foram criados justamente para causar competição e mostrar que não são apenas tartarugas que podem virar ninjas, sapos, também pode brigar muito bem. Battletoads é formado pelo trio Rash, Zitz e Pimple, sapos que com a ajuda pro professor T-Bird, viajam o vasto espaço sideral para frustrar os planos da malvada Dark Queen. Veja a cronologia da saga Battletoads:

Battletoads, NES 1991
Desenvolvedor: Rare
Distribuido por: Tradewest e Nintendo

Battletoads & Double Dragon: The Ultimate Team, SNES 1993
Desenvolvedor – Rare
Distribuido por: Tradewest, Nintendo e Sony Imagesoft

Battletoads, SNES 1993
Desenvolvedor – Rare
Distribuido por: Tradewest e Nintendo

Super Battletoads, Arcade 1994
Desenvolvedor: Rare
Distribuido por: Electronic Arts

E claro que, você ficou com muita vontade de jogar. Faz assim, deixamos um pacotão completo com toda a história de Battletoads para você jogar. É só acessar nosso HD Virtual, e baixar este mais novo conteúdo exclusivo. É o Battletoads Combomaniac Pack. Uma invenção do Blog MarvoxBrasil, exclusivamente para você, que lê o blog. Clique na imagem abaixo para fazer o download do conteúdo exclusivo, do HD Virtual.

No arquivo compactado, você vai encontrar: a primeira versão para o NES, as duas versões do Super Nes e a versão hardcore do Arcade. Não perca tempo, faça o download do pacote agora. O jogo é por nossa conta, já o emulador, fica a gosto de cada um. Mas damos um conselho:

– Emulador de NES – Nesticle ou UberNes
– Emulador de Super NES – ZSNES ou SNES 9x
– Emulador de Arcade – MameFX32

Momento Dark Queen

ShotJoe

Os Parceiros do Blog MarvoxBrasil:

E temos dois parceiros que queremos muito agradecer a confiança de deixarmos colocar seus banners. É o GamePlay Blog e o All Games Fórum.

gameplaybannerNo GamePlay Blog você pode conferir as melhores análises dos games para todos os gostos. Clique na imagem para entrar, e conhecer mais.

allgamesforumbannerE no All Games Fórum é o mais novo fórum da internet onde você pode conversar e iniciar um debate com os melhores assuntos sobre games. Tirar dúvidas, procurar ajuda e até ver quem tem as mesmas opiniões que você.

Clique na imagem para entrar, e conhecer mais. GamePlay Blog e All Games Fórum, podem ser acessados diretamente daqui, do Blog MarvoxBrasil, no menu encontrado no lado direito, na parte de Parceiros.

Até a próxima edição, espero que tenham gostado da edição nº 30. Na próxima, tem muito mais.

Marvox

Sobre Marvox

Formado em Comunicação Social: Propaganda e Marketing, fundador e autor do Blog MarvoxBrasil. Criador da série Start Again no Youtube. Desde 2015 faz parte da equipe do Canal Jornada Gamer. Minha maior paixão, saber que consigo ajudar pessoas a terminar mais jogos. Essa conquista não tem preço!

Publicado em 6 de março de 2010, em Especiais e marcado como , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 3 Comentários.

  1. É por isso que atualmente a sociedade não está preparada para receber essas evoluções de imediato e também é por isso que ainda as fabricantes e softhouses não incentivam para que isso aconteça agora. Imagina que talvez num futuro não basta ter apenas um videogame é preciso ter uma sala própria para jogar. Isso seria muito ditador e pretensioso se fosse visto dessa maneira. Quanto mais a indústria viaja nos sistemas 3D, TV e jogos compatíveis com essa tecnologia, mais as softhouses buscam mergulhar o jogador na trama que eles criaram. O problema é, cria-se um ambiente para o jogador viajar e esquecem da história ou seja, você terá um jogo vazio onde o objetivo é “ser transportado para dentro do jogo” isso já existe desde a época do Atari, jogar videogame em sí é a maior viagem e não existe tecnologia nenhuma que consiga vencer isso, você quando gosta do jogo já se sente parte dele desde a primeira cena. Valeu pelo comentário, continue acompanhando o Blog.

    Curtir

  2. Cara se fose por mim parava na 7 geraçao de video games tava muito bom,agora já pensou na 10geracao voce vai poder entrar dentro da tv imagina quanto isso é ruim ja pensso voce jogando call of duty mw12 e levar uns tiro.Vai ser bom sim.

    Curtir

  3. Muito bão seu blog Marvox, parabéns!
    Apesar do real vilão de bioshock ser outro, Andrew Ryan foi o que mais marcou realmente…

    E Silent Hill 4 é tenso…hahaha….to tentando tomar coragem pra voltar a jogar!

    Curtir

Para comentar não é preciso se identificar. Mas, se quiser, pode comentar utilizando seu login do Facebook, Twitter, G+ ou Wordpress. Grande abraço!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: