Ed.Nº 26 – VideoGame Awards 2009 – Os Melhores Games de 2009

Editorial

Blog MarvoxBrasil na ativa novamente, não que tenhamos desencanado de continuar com o blog, o caso é que fim de ano juntam-se tantas coisas, que temos primeiro que cuidar da vida social e dar um descanso para o hobby. Mas chega de papo. Natal está aí, Ano novo também, o que tinha para acontecer em 2009 já aconteceu. Eu estou dizendo sobre videogame, sim, o universo dos games. E quase no fim do ano aconteceu o esperado, mais uma edição do VGA. Para quem não sabe, o VGA é o Videogame Awards, sim, o Óscar dos melhores games de 2009. Aconteceu no sábado e podia ser acompanhado ao vivo, on-line pelo site GameTrailers, um dos maiores sites de games no cenário internacional da web. Assim como existem o Music Awards e tantas outras premiações claro que os games não poderiam ficar de fora. Afinal, hoje os games representam uma economia muito mais desenvolvida que até o cinema de Hollywood. Para os cinéfilos, a verdade dói, mas é essa mesma. E para seguir com o enredo do Blog MarvoxBrasil, fizémos um bate-papo, uma mesa-redonda no melhor estilo, eu mesmo que vos escrevo, nunca ví algo assim tratando-se de games, por isso, trouxemos até a redação do MarvoxBrasil algumas figuras ilustres que conhecemos para debater o que foi o VGA 2009. Ninguém menos que nosso chefe, Marvox. O vício em shooters, Nuke. O destemido das pistas escorregadias, Crash. E o campeão por mais tempo no jogo RiverRaid, ShotJoe. Ah! Essa edição está supimpa como diria meu avô Bartolomeu. Que comece o debate. Vai voar Dorittos para tudo que é lado.

Nossos Cumprimentos Aos Vencedores

Jogo do ano: “Uncharted 2: among thieves”;
Melhor jogo de Xbox 360: “Left 4 dead 2”;
Melhor jogo de PS3: “Uncharted 2: among thieves”;
Melhor jogo de Wii: “New super mario bros. Wii”;
Melhor jogo de PC: “Dragon age: origins”;
Melhor jogo independente: “Flower”;
Melhor jogo para portátil: “Grand theft auto: chinatown wars”;
Melhor jogo de tiro: “Call of duty: modern warfare 2”;
Melhor jogo de luta: “Street fighter IV”;
Melhor jogo de aventura: “Assassin’s creed II”;
Melhor jogo de RPG: “Dragon age: origins”;
Melhor jogo multiplayer: “Call of duty: modern warfare 2”;
Melhor jogo de esporte individual: “UFC 2009 undisputed”;
Melhor jogo de esporte de times: “NHL 10”;
Melhor jogo de corrida: “Forza motorsport 3”;
Melhor jogo musical: “The Beatles: rock band”;
Melhor trilha sonora: “DJ hero”;
Melhor trilha sonora original: “Halo 3: odst”;
Melhores gráficos: “Uncharted 2: among thieves”;
Melhor jogo baseado em filme ou série de TV: “South park let’s go tower defense play!”;
Melhor atuação feminina em um game: Megan Fox;
Melhor atuação masculina em um game: Hugh Jackman;
Melhor elenco em um game: “X-men origins: Wolverine”;
Melhor dublador: Jack Black;
Melhor jogo por download: “Shadow complex”;
Melhor conteúdo por download: “The ballad of Gay Tony”;
Jogo mais esperado de 2010: “God of war III”;
Estúdio do ano: Rocksteady Studios.

Numa distribuição, não-copia-o-que-é-meu!

O Blog MarvoxBrasil apresenta,

VGA – Video Game Awards 2009 (o debate referente os vencedores)

Digitado na redação sem ar-condicionado e com um galão pequeno de água.

Atenção: As opiniões aqui prestadas são de autoria dos próprios colaboradores e convidados, em nenhum momento este debate serve como a verdade absoluta dos fatos. Simplesmente este bate-papo é formado por algumas pessoas que amam jogar videogame. Acompanhe esse espetacular bate-papo e discuta com seus amigos também.

Convidados: MARVOX – NUKE – CRASH – SHOTJOE

Primeira Categoria: Jogo do Ano: Uncharted 2: Among Thieves

NUKE: Eu mesmo não acreditei, achei que GTA IV seria o jogo do ano, fiquei chocado quando ví Uncharted.

SHOTJOE: Eu ví o trailer e falo, parecia que você estava vendo um filme. O visual é algo extremamente surpreedente, as feições do personagem, a trama que desenvolve durante o jogo é algo que faz suas mãos formigarem de ansiedade e nervosismo.

CRASH: Não fui de acordo com Uncharted, acho que outros jogos deveriam ter a sua chance de serem jogos do ano. Por exemplo, The Sims 3. É algo inovador e cada vez mais os personagens estão mais realistas.

MARVOX: Eu quando ví Uncharted 2 na lista dos jogos do ano já imaginei, esse vai ser campeão, posso até citar o que o NUKE e o SHOTJOE falaram, é como se você estivesse vendo um filme na TV. Sabe que é possível até já ter acontecido de alguém jogar e a mãe ou o pai dizer, “troca de canal por favor?”. É algo impressionante o que fizeram com esse jogo, se 2009 tivesse um nome, seria com certeza Uncharted 2, todos os outros jogos tiveram suas chances mas nenhuma softhouse teve tanta preocupação com um visual moderno e realista como em Uncharted 2.

CRASH: Eu só acho que diversão conta bem mais que gráficos porque senão qual a graça? Tem que ter um balanço, não quero tirar o mérito de Uncharted, seria injusto se fizesse isso mas convenhamos depois que acaba-se esse jogo o que você tem além de um belo final? Você apenas encosta o jogo e pronto.

NUKE: Mas não adianta reclamar, foi uma decisão justa por mérito de criação. As softhouses ganham bonificações quando concluem projetos, tem kits de desenvolvimento e podem se quiser fazer um ótimo jogo, agora é como contratar alguém para fazer um serviço de forma regular. No caso de Uncharted os caras utilizaram até o último centavo para a produção. Uncharted é o que podemos dizer, fizeram com muito dedicação e acreditaram naquilo que estavam fazendo. E aquele que tem um PS3 pode sentir-se feliz depois que esse jogo foi lançado, Uncharted é um game obrigatório para quem tem PS3, é para usar e abusar do Blu-Ray.

MARVOX: Olha só o cara, mandou bem NUKE, essa foi profunda (risos).

Segunda Categoria: Melhor Jogo para XBOX360: Left 4 Dead 2

SHOTJOE: Se tem algo que a Microsoft fez de melhor depois do Windows XP esse algo é a Live do Xbox360. Jogar L4D2 na Live é como dormir em um ambiente tranquilo e sabendo que nada pode incomodá-lo. Não tem lags, a comunidade do L4D2 é muito divertida, jogam direto e o melhor, no 360 não tenho problemas com conexão. Esse jogo caiu como uma luva no 360. Não é à toa que foi o melhor.

NUKE: Quando olhei já esperava ler “Halo 3” mas quando ví Left 4 Dead 2, a Valve conseguiu ser melhor que o primogênito da Microsoft para Xbox. Muito boa escolha.

MARVOX: Eu nunca ví uma lista tão honesta como essa que estamos debatendo. Jogos de empresas variadas ganharam títulos que antigamente nem chegavam a aparecer nessas listas. Você percebe como a dedicação, o trabalho duro e nunca desistir faz com que essas softhouses melhorem cada vez mais, e o melhor, se sobressaem de forma espetacular em comparação aquelas que estão no ramo a muito mais tempo.

CRASH: Fico imaginando como as softhouses mais veteranas se sentem quando veem a Valve ganhando títulos, mesmo que todos sejam tão democráticos, competição sempre existe entre eles, isso é inegável. Left 4 Dead 2 eu tive o prazer de baixar a versão de demonstração, que fiz o download por ter conta no Steam, e só pelas duas fases apenas que existem nessa versão que eu estou falando, eu já fiquei com vontade de comprar a versão completa. Sensacional, e o melhor que L4D2 chama atenção pelo estilo, mais pelo estilo que pelo visual, alguém concorda?

SHOTJOE: Acho que sei o que você está falando, eu quando ví L4D2 pensei estar vendo Half-Life 2, não sei, devia estar doido na hora (risos)

NUKE: A Valve achou a medida certa da diversão no modo cooperativo on-line, bem no estilo de Killing Floor que também é um jogo arrasador. Mas sabemos que o visual de L4D2 é como estar passeando pela Cidade 17, não tem jeito, os gráficos e o design do ambiente é parecido com Half-Life 2.

MARVOX: Nossa, mas a engine de Half-Life 2 é muito bonita. A Valve com a preocupação toda dela de incluir efeitos de física nos games que ela mesma projeta é algo impressionante, se todas as softhouses se importassem com a física de seus games não haveriam games ruins. E essa é a moda on-line do momento, games com modo cooperativo é muito mais divertido para jogar com a galera.

Terceira Categoria: Melhor Jogo de Wii: New Super Mario Bros Wii

CRASH: Esse jogo é o melhor, fez me sentir nos anos do NES.

NUKE: Viajou bem hein? Depois me empresta o Delorium (risos).

MARVOX: Há tempos não via um jogo do Mário tão bem falado, acho que desde o Super Mário 64.

SHOTJOE: Esse jogo do Mário para quem jogou e conseguiu acompanhar a trajetória desde os 8 bits quando Mário estrelou Super Mario Bros 3 e a continuação em Super Mario World nos 16-bits, percebeu que New Super Mario Bros Wii fez todo mundo voltar na época em que os games eram perfeitos por serem divertidos. O Mário sempre foi divertido por ser um game para mais de uma pessoa, só que a partir de Mário 64 isso morreu. Mário 64 foi um ótimo game porque pela primeira vez tinhamos visto Mário em um ambiente tridimensional e ocorreu aquele sentimento de “puxa até que enfim”. Só que nesse a Nintendo se sobressaiu e recuperou o que tinha perdido, a diversão ao estilo Famicom, ou seja, para toda a família. Algo que hoje perdemos em razão da internet e o crescimento das bandas de conexão. Eu quero jogar pela internet um Killing Floor um Left 4 Dead 2 mas não chamar um amigo para jogar do meu lado digamos Street Fighter ou Streets of Rage. Jogar na mesma tela é algo muito fascinante pois mostra realmente algo muito mais que cooperativo, união de verdade em um mesmo lugar.

MARVOX: Caramba, muito bem colocado, ficou muito claro o que o SHOTJOE disse.

Quarta Categoria: Melhor Jogo de PC: Dragon Age Origins.

NUKE: Sabe que eu fiquei esperando por um shooter?

CRASH: É eu também achei que seria um shooter, sei lá, ficou na cara que seria.

MARVOX: Eu acho muito importante que jogos de PC ganhem títulos porque demonstra que o mercado de games para PC dá para acreditar e as softhouses criem ou convertam seus jogos para o Pc porque é de se saber que os usuários de PC vão gostar.

SHOTJOE: Mas é um ou outro que se sobressae, até Half-Life ser lançado pela segunda versão DOOM sempre esteve no topo das listas de melhor jogo. Existem aqueles jogos que são as chaves do mercado. Os mais aguardados e aqueles que sabemos que são feitos com muita vontade.

NUKE: Lembramos que jogos estilo Dragon Age são raros de aparecer no PC e por sorte este apareceu e fez a diferença, vemos o quanto as placas gráficas estão poderosas ultimamente, o PC é uma plataforma de grandes criações só perde para pirataria porque em matéria de criatividade PC quebra barreiras.

MARVOX: Vamos ver daqui para frente como será, 2010 parece ser muito promissor para os games e os gamers que jogam através do PC.

Quinta Categoria: GTA Chinatown Wars

MARVOX: Incrível, GTA IV ficou extremamente de fora dessa premiação, você Nuke que é um fissurado pela saga GTA o que tem a dizer? Você achou justo?

NUKE: Olha, acompanho GTA desde a primeiríssima versão em que a gente jogava vendo por cima, pareciam um bando de carrinhos correndo ao redor de uma maquete, e desde GTA III na história dos games nunca ví um GTA de fora, sempre foi muito bem premiado, classificado pelas diversas listas que existem, mas GTA IV teve a infelicidade de não agradar pelo motivo que todos já sabemos vai, nem adianta falar, bugs e mais bugs.

SHOTJOE: É um fato interessante ver que isso é uma mudança no cenário dos games porque até então GTA sempre dominava as listas e agora com a chegada de Uncharted 2 e demais outros games vimos um GTA 4 precário apesar da grana que a Rockstar gastou para a produção do ambiente virtual de GTA 4. No PC tivemos problemas com os bugs que foram consertados depois de inúmeros “patches”.

CRASH: Bota “patch” nisso, parecia que o jogo veio crú da Rockstar, poxa, mais um pouco só faltava a Rockstar pedir para os gamers terminarem o jogo para eles. Talvez os usuários de PC serviram como mão-de-obra gratuita porque, eu mesmo me senti um beta-tester não-remunerado, o que foi isso, me chamaram para travalhar na Rockstar mas não me deram o endereço. (risos). Tenho amigos que fizeram uma lista do que viram de errado e ainda comparavam uns com os outros para saber se o problema era o jogo ou o computador do indivíduo (risos)

MARVOX: Nossa, cruel um lance desses hein, é algo que a Rockstar deve parar e pensar, porque ela ainda quer lançar o GTA 5. Segundo a Rockstar terá uma engine nova, ou seja, acabou o visual GTA San Andreas 2.0, quer ver visual lindo que bate de frente com GTA 4? Driver Parallel Lines. Mesmo sendo de 2007 é um jogo que o visual é muito mais bonito que GTA 4.

NUKE: Concordo sim com você, na maioria das vezes os gráficos do GTA 4 tanto no PS3 quanto no PC eram embassados, não eram limpos parecia que tinha poeira na câmera do jogo no GTA 4.

SHOTJOE: Em compensação Ballad of Gay Tony deu certo hein? O povo chorou dizendo “jamais compraria ou jogaria” e olha aê, melhor conteúdo para download.

MARVOX: Pelo jeito jogar uma versão incomum foi a parte criativa do game GTA 4. Agora eu digo para vocês, nem se GTA 4 fosse lançado em 2010 venceria a lista.

CRASH: Nossa, baixou já o vidente.

SHOTJOE: Agora vai se empolgar.

MARVOX: Presta atenção, GTA 4 até que não perdeu tão feio assim, mas se fosse em 2010 seria pior. Digo isso porque, o que teremos no ano que vem? Mafia 2. Mafia 2 tem o visual que o GTA 4 deveria apresentar e não conseguiu. Se no ano que vem, colocássemos Mafia 2 e o GTA 4 do jeito que foi lançado em 2009, quem vocês acham que ganharia? Esse ano a Rockstar deve ter aprendido que às vezes um conteúdo inusitado faz muito mais sucesso que uma trama única. Estamos na época das DLC, ao invés de fazer game 1, 2, 3, 4, faça game 1 com conteúdos de continuação 2, 3 e 4.

NUKE: Verdade, vocês já viram os videos de Mafia 2, aquilo é 2010 na veia.

CRASH: Agora esquentou esse debate hein… nossa!! Mal posso esperar para o decorrer de 2010 para ver os jogos que poderemos jogar.

Sexta Categoria: Melhor Jogo de Tiro: Call of Duty Modern Warfare 2

MARVOX: Alguém tinha uma dúvida?

NUKE: Não, estava muito na cara que isso aconteceria.

CRASH: Call of Duty é invicto, parece que a fórmula inserida no jogo ainda não acabou, isso é bom.

SHOTJOE: Modern Warfare 2 mostrou que tem força para aguentar 2010 tranquilo, a qualidade gráfica foi sensacional.

MARVOX: Desde o primeiro Call of Duty essa saga só tem colecionado vitórias, jogar no clima de Call of Duty, o jogo é muito profundo que te faz sentir dentro da guerra. Emociona em todos os sentidos e isso é a fórmula secreta dos jogos de tiro, surrealidade, as pessoas querem se sentir na guerra como muitos já sentiram-se e sentem-se praticamente todos os dias. Jogo que dá a você a oportunidade de fazer algo sem mesmo acontecer algo contra você.

NUKE: E os gráficos são muito mais realistas, vejam a fumaça, o fogo, as sombras e até a vegetação, o barulho que o gramado faz quando você movimenta o personagem é algo que se eu fechar meus olhos me teletransporto para o jogo em segundos.

Sétima Categoria: Melhor jogo de luta: Street Fighter IV

SHOTJOE: Felizmente uma marca descente reapareceu, Street Fighter é a prova viva de que a ave fênix existe e quando ressurge das cinzas volta mais bela ainda.

NUKE: Tá filósofo hoje hein, o que você andou tomando no café hoje te fez bem hein. Te falar… eu mesmo sentia muita saudade de um game novo de Street Fighter.

SHOTJOE: Fiquei feliz quando ví o nome Street Fighter 4, é como se eu estivesse de volta na geração dos 16-bits quando realmente quem reinava absoluto no gênero Luta era o Street Fighter. Se as softhouses pegarem o Street Fighter 4 como incentivo de que trazer as antigas sagas de volta totalmente reestruturadas e na dose certa da diversão não tem erro vamos ver muitos nomes que não ouvimos há tempos aparecerem nas próximas listas da VGA.

CRASH: Bionic Commando não apareceu. E é das antigas.

SHOTJOE: Mas Bionic Commando é um caso a parte porque é uma saga regional, eu digo sagas mundiais por exemplo, Battletoads, Donkey Kong, Perfect Dark, o último não é tão antigo mas foi colocado na geladeira.

MARVOX: Ver StreetFighter 4 mostra que ainda existe uma geração que não abandonou os games apesar destes games apresentarem tantas mudanças. Nem todos gostam de tantas inovações, mas vemos que Street Fighter continuou no mesmo estilo apesar dos gráficos melhorados, não abandonando suas fiéis linhas de design.

NUKE: É até infeliz ver que Tekken 6 nem foi lembrado. As pessoas não quiseram mais ver Tekken 6.

CRASH: Mas também entre Tekken e Street Fighter, a preferência é por Street Fighter sem dúvida. Tekken é apenas um tira-gosto. O problema do Tekken é que ele já nasceu poligonal, ou seja, não houve grandes mudanças, ao contrário do Street Fighter que nasceu em um 2D com plano de fundo e agora ganhou traços renovados, lembrando as antigas e isso foi o que deu o brilho.

Oitava Categoria: Jogo mais esperado em 2010: God of War III

MARVOX: Hoje em dia personagens fora-da-lei são os dominantes no universo dos games. As pessoas querem jogar games em que o mocinho, não seja tão mocinho assim.

NUKE: O melhor estilo Robin Hood, é isso que as pessoas querem porque personagens politicamente corretos fazem tudo extremamente correto e nem sempre é assim que acontece.

CRASH: Quando joguei GOW 1 e GOW 2 vemos uma grande diferença em gráficos e jogabilidade. Em GOW 3 os gamers já esperam algo extremamente belo e gráficos de 2010.

SHOTJOE: GOW é ótimo desde a primeira versão, logo no primeiro momento em que lutamos contra as três serpentes gigantes a adrenalina e a diversão pela dificuldade são fatores sem igual.

Nona Categoria: Previsões para 2010.

NUKE: Essa é a parte que eu mais gosto.

CRASH: Sem dúvida, a ansiedade é enorme.

SHOTJOE: 2010 será um prato cheio para os gamers.

MARVOX: Bom, já é mais que na cara que 2010 será um ano de grandes retornos. Veremos games que constantemente estavam sendo adiados e pelo jeito…

CRASH: Finalmente vão ver a luz do dia.

MARVOX: Exatamente, ano que vem essa lista da VGA pode ser mais recheada e difícil será escolher os melhores.

SHOTJOE: Imagine, vão disputar Max Payne 3, Mafia 2, God Of War 3, talvez ainda veremos Half-Life 2 Episódio 3, DOOM 4, Alan Wake, Rage…

MARVOX: Puxa, até fico com meus dedos formigando de tanta vontade de jogar hein. E sabendo que a partir de 2010, faltará mais 2 anos dessa geração hein, breve veremos a oitava geração de videogames.

NUKE: Não podemos esquecer do Project Natal, o Wii terá um concorrente de peso, será que a Microsoft acertou na receita?

MARVOX: Perguntas que por enquanto não existem respostas e isso é que acaba sendo o legal da história, no universo dos games é assim, tudo pode mudar de forma rápida, e o jeito é esperar para saber. Quero agradecer todos vocês por esse bate-papo animado sobre o VGA 2009. Valeu pela presença, NUKE!, CRASH!, SHOTJOE.

NUKE: Valeu mesmo MARVOX, por ter me colocado nesse bate-papo, gostei muito disso.

CRASH: Gostei muito desse bate-papo, valeu mesmo pelo convite e quero participar do próximo.

SHOTJOE: Gosto muito de falar sobre games, e se algum dia você montar um bate-papo sobre Atari, me chame porque eu gosto. (risos)

MARVOX: Tá certo pessoal, valeu mesmo pela presença aqui na redação e assim que eu montar outro bate-papo nos reuniremos novamente. Acho que esse grupo mandou muito bem. E quero agradecer também os nossos internautas, que sempre arranjam um tempinho para entrar e visitar o Blog MarvoxBrasil, ao pessoal que comenta e me pede para inserir novos conteúdos no Blog, o caminho é esse, obrigado mesmo à vocês.

Até a próxima pessoal, aguardem a edição nº 27. Até lá!

Sobre Marvox

Formado em Comunicação Social: Propaganda e Marketing, fundador e autor do Blog MarvoxBrasil. Criador da série Start Again no Youtube. Desde 2015 faz parte da equipe do Canal Jornada Gamer. Minha maior paixão, saber que consigo ajudar pessoas a terminar mais jogos. Essa conquista não tem preço!

Publicado em 15 de dezembro de 2009, em Overgrind e marcado como , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Para comentar não é preciso se identificar. Mas, se quiser, pode comentar utilizando seu login do Facebook, Twitter, G+ ou Wordpress. Grande abraço!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: