Ed.Nº 25 – A Saga Ninja Gaiden de 1989 a 1992

Editorial

Caro internauta,

É com muita satisfação que trazemos até você a análise de uma saga que fez muito sucesso nos sistemas 8-bits. Falo de Ninja Gaiden, que hoje pode ser encontrado na versão: Ninja Gaiden Black para XBOX, lançado em 2005. Nesta edição você confere as versões que a Tecmo programou para o sistema 8-bits. De um lado o NES com seus 8-bits produzido pela Nintendo. E do outro lado, o Master System II, também com 8-bits produzido pela SEGA. Vamos rever esses dois jogos e tirar suas diferenças à limpo. A partir dessa edição que você lê, você poderá ver análises com uma classificação bem esclarecedora que facilitará e muito a vida daquele ou daquela que sentir vontade de jogar novamente qualquer um desses dois jogos. Boa leitura do blog e se tiver um tempinho, comente. Até a próxima edição.

NES 8-bits

NJ1

No Master System 2(esq.) e no NES (dir.)

Numa noite de Lua cheia, em um extenso campo aberto sem árvores ao redor avistamos dois ninjas, cada um deles veste uma roupa com uma cor diferente e estão prontos para atacarem-se a qualquer momento. Ao mesmo tempo os dois saltam um de encontro ao outro. Algum deles machucou-se? Não sabemos. Mais tarde Ryu recebe uma carta que conta sobre o desaparecimento repentino de Ken, seu pai. Na carta estava escrito para Ryu ir até a Américca e visitar Walter Smith, um arqueólogo muito famoso. Quando Ryu veste sua roupa de Dragão Ninja e coloca em punho a sua espada do Dragão, ele transforma-se em Ninja Gaiden.

E assim começa a primeira aventura de Ninja Gaiden, lançada em 1989 para NES 8-bits.

PRESSAB

NJ-NES1

A história envolve o pai de Ryu, duas estátuas sagradas e ainda um terceiro nome desconhecido que quer matar Ryu.

Ryu chega na América e depara-se com diversos inimigos querendo matá-lo. Porém ao passar da primeira fase é preso por Irene. Uma agente especial das forças armadas dos Estados Unidos. Mesmo assim, a própria moça liberta Ryu da prisão antes que os guardas o pegassem.

Ryu junta-se com uma agente da CIA

Ao chegar até Walter Smith, o arqueólogo, Ryu descobre a história sobre dois artefatos sagrados e perigosos que se não forem resgatados até a Lua cheia aparecer podem libertar uma criatura horrenda que poderá dizimar todas as nações do Planeta Terra. Ryu então descobre onde encontrar essas pedras após saber do envolvimento do clã Shinobi no meio da história.

NJ-NES3

O tempo é seu pior inimigo. Cuidado para não morrer por “Time Up”.

Ao adentrar no castelo da escuridão, Ryu conhece o verdadeiro interessado nas pedras. Uma criatura estranho, parece humano, parece um demônio, chamado Jaquio. O interesse de Jaquio é libertar a criatura sagrada e transformar o mundo inteiro, em um mundo de trevas e escuridão sem fim. Daí em diante Ryu conhece Malth, um guerreiro que conheceu o pai de Ryu há muito tempo e que após ser derrotado por Ryu, conta que o pai foi hipnotizado por Jaquio. Na batalha final Jaquio é derrotado e o feitiço que controlava a mente de Ken Hayabusa desapareceu. Porém as pedras sagradas foram tocadas pelo brilho da Lua cheia e a criatura das sombras despertou. A criatura é roxa e parece um carrapato gigante. Ryu derrota a criatura e as pedras são destruídas junto com o Castelo das Sombras. Ryu e Irene ficam juntos.

NJ-NES4

Derrote Jaquio e quando pensar que tudo acabou, surgem mais problemas.

Master System II, 8-bits

Ryu Hayabusa é um habilidoso ninja do clã dos dragões ninjas. Em um certo dia Ryu retorna de uma missão para descansar no vilarejo onde mora. Ao chegar no vilarejo encontra casas destruídas, moradores mortos. Enquanto olhava desolado ao redor encontra um dos moradores ainda emitindo alguns últimos suspiros todo ensanguentado. Ryu conversa com o morador e pergunta quem fez isso. O morador com dificuldades de falar, conta que homens vieram e atacaram o vilarejo e roubaram o Bushido. O Bushido é um pergaminho que contém a relação do clã dos dragões ninjas e se cair em mãos erradas, essa pessoa poderia controlar o mundo com a força da espada sagrada do dragão. Ryu determinado a ir até o inferno para encontrar quem roubou o Bushido parte do vilarejo em busca de respostas.

E assim começa a última aventura de Ryu Hayabusa, Ninja Gaiden nos sistemas 8-bits com uma aventura reprogramada e lançada pela SEGA, no ano de 1992.

NJ-MS1

O Bushido sagrado dos dragões ninja foi roubado. Uma versão mais colorida e com ação na dose certa fazem deste game um artefato inesquecível no Master System.

PRESSAB

Capítulo 1 – Escape in a Forest
Ryu segue pela floresta e logo no início depara-se com o Sumo Wrestler, o lutador de sumô que conta que o Bushido pode estar com ele mas para que ele fale teria que derrotá-lo. Enquanto o Sumo Wrestler tenta acertar Ryu, o ninja o detém com uma espadada certeira. O lutador de sumô chama seus comparsas e foge, Ryu precisa atravessar a floresta inteira para encontrar no final Sumo Wrestler.
Ao derrotar Sumo Wrestler, Ryu tenta fazê-lo falar alguma coisa. Inesperadamente alguém atira com uma arma contra Sumo Wrestler pelas costas. Sumo  somente consegue falar “Toquio”. E é para lá que Ryu segue.

NJ-MS2

A arte ninja contra a arte peso-pesada do Sumô, quem vencerá esta luta?

 Capítulo 2 – Pursuit in Tokyo

Ao chegar em Tóquio, Ryu é saudado pelo trio liderado por Yakuza Oyabum. Oyabum faz uma proposta para que Ryu trabalhe para ele na gangue e que o pagará muito bem. Ryu nega o convite e com isso ganha o desprezo da gangue japonesa. Agora cabe Ryu atravessar toda a cidade de Tóquio para encontrar Yakuza Oyabum. Ao derrotar Yakuza Oyabum, o mesmo fala com muita dificuldade sobre o paradeiro do Bushido. Suas últimas palavras são “Tsutenkaku”.

NJ-MS3

Em Tóquio o cenário é muito rico em prédios e construções. Tudo sob o olhar da gangue local.

 Capítulo 3 – Samurai in Tsutenkaku

Ryu já tinha ouvido falar em Tsutenkaku, um poderoso espadachim, mas não acredita e nem consegue entender o motivo do Espadachim estar envolvido em uma sujeira como o roubo do Bushido. Ao entrar no vilarejo de Tsutenkaku, o mesmo recepciona Ryu que demonstra muita coragem. Na batalha contra Tsutenkaku Ryu consegue derrotá-lo, mas Tsutenkaku está em seus últimos momentos de vida. O espadachim conta que sua filha, Geisha, foi raptada por homens de Shogun que o aprisionou próximo ao Vulcão local. Ryu percebe que o Espadachim era apenas uma marionete de Shogun, que havia prometido libertar Geisha caso conseguisse pegar o Bushido. Ryu promete a Tsutenkaku que resgatará Geisha com vida.

NJ-MS4

O jogador ao coletar 999 de munição faz com que Ryu tenha munição infinita para suas armas especiais.

Capítulo 4 – Rescue Geisha

Ryu chega até o Vulcão local que é onde Geisha é mantida refém. Com esperteza, a Geisha emitiu um brilho de algum lugar do vulcão, o suficiente para guiar Ryu pelo caminho e encontrar Geisha o mais rápido possível. Ryu atravessa o vale do Vulcão e no final encontra um guerreiro em uma cadeira voadora. Esse guerreiro era o guardião do vulcão. Ao derrotá-lo Ryu resgata Geisha que conta que já esperava que Ryu a resgataria pois o próprio pai, Tsutenkaku, contou a ela que um corajoso Dragão Ninja a resgataria algum dia. Ryu e Geisha partem em busca de Shogun e o Bushido, agora os caminhos são muito mais difíceis pois tratam-se de caminhos comandados por forças malígnas.

NJ-MS5

As histórias de Ryu sempre apresenta algum ponto romântico para apimentar a trama, desta vez Geisha aparece para estremecer o coração do Ninja Gaiden.

Capítulo 5 – The Land of Enemy

Ryu precisa atravessar o mar de gelo para conseguir chegar perto do Castelo da Escuridão (Castle of Darkness), Geisha pede para acompanhar Ryu, mas o ninja prefere que a moça o espere em segurança e promete retornar com vida. Durante o trajeto pela terra gelada, ryu depara-se com soldados de elite e no final encontra o Mestre do Gelo. Ao derrotá-lo uma caverna aparece por detrás de uma camada de gelo que é estraçalhado pelo fim da força do Mestre do Gelo. Ryu aproxima-se da entrada da caverna e segue sua jornada pelo capítulo seis.

NJ-MS6

Aqui Ryu precisa ser muito ágil pois qualquer movimento em falso e o jogador cai no magma.

Capítulo 6 – Raid

Ao chegar próximo da caverna espírito aparece e o avisa que nenhum mortal tinha entrado alí, pois dentro da cavernas, energias ocultas são controladas por Shogun. Criaturas do mundo das trevas vagam dentro da caverna a procura de alguma carne viva. Ryu segue dentro da caverna e realmente vê que alí dentro não é mais o mundo dos vivos. No final Ryu é encurralado por uma criatura feita inteiramente de pedra. A criatura é astuta e poderosa ao dar um soco no chão, consegue abrir o chão na intenção se faze Ryu cair e queimar-se no magma da caverna. Ryu derrota a criatura que despedaça-se em milhões de pedaços. Com isso abre-se o caminho para o Castelo da Escuridão.

NJ-MS7

The Castle of Darkness é onde Shogun pode ser encontrado.

Capítulo 7 – Overcome
Ryu finalmente chega até o castelo de Shogun. Lá dentro confronta-se com diversos soldados liderados por Shogun. Além de armadilhas cruéis para acabar de uma vez por todas com a vontade de Ryu em resgatar o Bushido.Ryu encontra a suíte de Shogun e a batalha começa. Shogun utiliza-se de magias para tentar vencer Ryu. O ninja derrota Shogun e encontra o Bushido.

NJ-MS8

Shogun usa o Bushido para transformar-se em uma criatura poderosa.

Capítulo 8 – A Decisive Battle

Mesmo assim, Shogun levanta-se novamente e diz que nada pode detê-lo. Shogun abre o Bushido e evoca os poderes dos dragões ninja. Em sua mão aparece a espada sagrada do Dragão. Shogun prepara-se para atacar Ryu quando Geisha, que tinha seguido Ryu, impede o ataque. Ryu trava uma batalha com Shogun e a Espada Sagrada do Dragão. Ao derrotar Shogun, novamente Shogun aproveita da situação de cansaço de Ryu e finca a espada em Geisha. O puro sangue de Geisha desencadeia um ritual de sacrifício que transforma Shogun em uma criatura demoníaca, Ryu e Shogun travam a batalha final no inferno.
Shogun é finalmente derrotado, sem poderes e sem Bushido, a criatura derrete-se como água e desaparece no solo do castelo da escuridão. Assim, o castelo começa a sucumbir e tudo começa a desmoronar. Ryu e Geisha fogem para um lugar seguro. Finalmente a paz poderá reinar, até quando não sabemos, mas quando Shogun voltar, Ryu estará pronto para derrotá-lo mais uma vez.

A Saga Ninja Gaiden de 1989 a 1992.

NJ2

Cronologia Ninja Gaiden nos 8-bits (1989 a 1992)

1989 – Ninja Gaiden
Aqui a história se desenrola com Ryu à procura do pai na América do Norte. E na corrida contra o tempo para recuperar duas estátuas sagradas antes que a Lua cheia liberte uma criatura que acabaria com o mundo inteiro. As estátuas foram roubadas por Jaquio que usou um feitiço no próprio pai de Ryu, Ken Hayabusa, para tomá-las da mão de Ryu no meio do jogo. Durante o jogo Ryu ainda encontra tempo para namorar e conhece Irene, uma agente especial que o aprisiona e depois o liberta.

1990 – Ninja Gaiden 2 – The Sword of Chaos
Aqui a história começa onde a primeira acabou. Com Jaquio morto, Ashtar comanda o reino das trevas. Porém o artefato poderoso agora em questão, é a Espada do Caos. Essa espada é muito poderosa e quem a usa consegue ter controle sobre todas as criaturas das sombras. Ryu e Irene agora trabalham juntos, a força tática da polícia unida com a astúcia das artes marciais do Ninja Gaiden. Ryu ainda conhece Robert, um agente com pinta de caçador de recompensa que conhece profundamente armas bélicas e por razão conhece a tal Espada de Caos. Durante alguns momentos do jogo Robert dá uma pequena ajuda para Ryu em batalhas cruéis. No fim Ryu derrota Ashtar mas descobre que quem controlava Ashtar era Jaquio, que estava vivo ao contrário do que achávamos. Ryu entra na briga com Jaquio pela última vez enquanto Jaquio se aproveita da energia da Espada do Caos para transformar-se em criaturas muito poderosas.

1991 – Ninja Gaiden 3: The Ancient Ship of Doom
A história remete ao fim da primeira versão, em 1989. quando Ryu sava Irene, o comunicador de Irene é chamado e uma voz pergunta se a moça tinha eliminado Ryu Hayabusa. Ryu vê que a moça tinha segundas intenções, mas a própria moça prova o contrário. O nome do cara é Foster e nessa terceira e última versão do Ninja Gaiden no NES, Ryu precisa encontrar Foster, descobrir os planos dele e eliminá-lo para seu próprio bem. Ryu descobre que Foster estava construindo Bio-Noids, seres humanos com forças fora do comum. No meio do caminho Ryu encontra Clancy que diz ser querer ajudar Ryu mas que é um grande traidor e toma o poder de Foster. A batalha final Clancy transforma-se em um bio-noid poderoso.

1992 – Ninja Gaiden
A história é totalmente diferente e conta Ryu em uma jornada para encontrar o vilão que destruiu o vilarejo onde mora e roubou o Bushido sagrado, um pergaminho que contém a relação do clã do dragão ninja e o segredo da Espada do Dragão. A história é contada em capítulos, que são oito capítulos no total. Ryu durante a jornada, encarna uma espécie de detetive ninja para descobrir pistas sobre o ocorrido no vilarejo e o paradeiro do Bushido. Durante a jornada conhece Geisha, a filha de Tsutenkaku, um poderoso Espadachim do Japão. Ryu descobre que tudo foi obra de Shogun que vive no Castelo das Escuridão. Cabe a Ryu derrotá-lo e recuperar o Bushido. No fim Ryu e Geisha ficam juntos.

Master System ou NES

É um grande dilema, vamos ver as imagens para termos uma idéia melhor:

NJ1

No NES, vemos Ryu na cor azul, sem nenhum detalhe de luz ou sombra. Na parte superior da tela onde vemos o menu com a pontuação, níveis de vida, mistura-se a cor branca com magenta. Em Ninja Gaiden 2, de 1990, nada mudou em Ryu, apenas o cenário que vemos uma pequena profundidade de primeiro plano e segundo plano. Outra diferença que passa despercebido é que a cor da barra de energia de magenta passou para verde. E em Ninja Gaiden 3, de 1991, ambientes fechados tomaram conta do jogo. Não sei qual foi a intenção da Tecmo no NES. Vemos agora a barra de energia em amarelo.

NJ3

Ninja Gaiden no NES 8-bits em 1989, 1990, 1991.

No Master System II, apesar de ter sido lançado apenas uma versão, foi a versão de ouro de Ninja Gaiden, porque trouxe um nível de detalhes totalmente diferente do que vimos no NES. A roupa de Ryu apresentava sombras e tons volumosos. Fato importante é a faixa da máscara de Ryu que o tempo todo balançava dando a intenção da ação do vento batendo no rosto de Ryu. as fases apresentavam cores variadas, cada fase podíamos ver uma tonalidade diferente para combinar com o clima da fases. Numa cidade vemos prédios, numa caverna escura vemos paredes de terra, numa floresta vemos árvores e assim por diante. Apesar do Master System e do NES apresentarem o mesmo poder gráfico de 8-bits, a qualidade do trabalho da Tecmo ao tirar um comparativo, causam muitas diferenças.

NJ4

Ninja Gaiden no Master System II em 1992. Jogabilidade rápida e cores vivas.

Hora de Votar:

Ninja Gaiden NES, 1989 X Ninja Gaiden Master System 2, 1992

Dificuldade:
No NES você consegue por várias vezes morrer por time up, quando o tempo da fase termina. No Master System as fases também tem tempo mas você só perde para os inimigos e os grandes abismos que você tem que saltar. Aí é honesto pelo menos. Fora que o NEs tem um grande defeito em seus jogos. Os inimigos ressucitam quando você volta a tela, isso é um defeito enorme e cruel que existia na maioria dos jogos do NES.

Jogabilidade:
Fazer Ryu saltar de parede a parede no NES era tarefa de técnico da NASA. Ryu segurava na parede e não queria mais soltar. No Master System o controle é tão suave que dá para jogar de olhos fechados. A espada de Ryu no NES é curta e você não consegue dar golpes cinematográficos nos inimigos, já no Master System a precisão é tanta que tem fase que é possível passar sem levar um arranhão.

História:
No NES conta uma história entre vingança de pai e filho e mistura pedra sagrada no meio da trama. No Master system já ´pe uma história mais oriental com ninjas e samurais. Porém Ryu sempre termina a história com uma companheira.

Cenas:
NES – tem cenas bonitas quando por exemplo Ryu chega perto do Castelo de Jaquio, mas um jogo não pode ser bom apenas na hora de passar trechos da história.
No Master system – as cenas são mais em quadrinhos, sem animações com pinturas, por exemplo, como acontecia no NES. Era mais texto e menos imagem

Chefes:
NES – No NES o chefão é quase impossível de derrotar. Primeiro você tem que derrotar Jaquio, depois quando você acha que acabou e vai respirar fundo, o jogo continua com a criatura que é liberada pelas estátuas sagradas. A criatura parece mais ter saído do jogo R-Type (game de nave famoso no Master System e SNES). Nessa transição entre Jaquio e a criatura, o jogo não facilita com a restauração da energia de Ryu, ou seja, se você derrotou Jaquio e restava uma barrinha de energia para você morrer, terá que lutar contra a criatura com essa única barrinha de energia. Desafio para poucos. Como vocês podem ver nas imagens.

Master System – Os chefes são ótimos para lutar, são intuitivos e quando aprende é possível não levar nenhum arranhnão. Ryu ainda conta com uma magia escondida que é quando pressionado os botões 1 e 2 juntos, a tela fica toda branca e o inimigo leva perde algumas barras de energia. Mesmo que você perca toda a energia, você volta a lutar contra o chefe. No NES, perdeu, terá que voltar metade da fase até chegar de novo no chefe.

Pensamento sobre:

Ninja Gaiden, Master System II, 1992: Vale a pena jogar de novo.

Ninja Gaiden, NES, 1989: Depois de zerar, respire aliviado e desligue o videogame.

Sobre Marvox

Formado em Comunicação Social: Propaganda e Marketing, fundador e autor do Blog MarvoxBrasil. Criador da série Start Again no Youtube. Desde 2015 faz parte da equipe do Canal Jornada Gamer. Minha maior paixão, saber que consigo ajudar pessoas a terminar mais jogos. Essa conquista não tem preço!

Publicado em 12 de novembro de 2009, em Consoles Retrôs, Especiais e marcado como , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

  1. Pra jogar Ninja Gaiden no NES tem que ser homem, rapaz…

    Curtir

Para comentar não é preciso se identificar. Mas, se quiser, pode comentar utilizando seu login do Facebook, Twitter, G+ ou Wordpress. Grande abraço!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: