Ed.Nº 22-Detonado: X-Men Mutant Apocalypse [Super Nintendo, 1994]

De vez em quando, em uma roda de amigos e colegas surge inesperadamente alguma história sobre videogame. é um assunto que une muitas culturas, mesmo que os pensamentos são diferentes. Os games tornaram-se uma linguagem universal. Deste mesmo modo, em uma roda de amigos durante uma conversa surgiu assuntos sobre o Super Nintendo. O quanto era mágico a época dos 16-bits onde a maioria tinha um SNES em casa e dirvertia-se muito com irmãos, familiares, amigos e demais tipos de relacionamento pessoal.Foi aí que surgiu um jogo que me pareceu ser um problema para muitos, X-Men Mutant Apocalypse.

Achei estranho quando disseram: “nossa é um jogo muito complicado”. Foi aí que entendi que a complicação se dava por não saber o que fazer. Quem lembra do jogo deve ter achado o máximo, pois realmente trata-se de um jogo inesquecível. Afinal, foi no Super Nes que vários jogos dos heróis americanos da Marvel deram o ar da graça. Homem-Aranha, Wolverine e muitos outros.

Na  edição nº 22 do Blog MarvoxBrasil, decidi montar um passo-a-passo, ou detonado, como o internauta preferir chamar. É a primeira vez na tentativa de fazer algo assim vamos ver como eu me saio nessa.

X-Men: Mutant Apocalypse, 1994 – Super Nintendo

História

Um dos melhores jogos da série Marvel que apareceu no Super Nes.

Um dos melhores jogos da série Marvel que apareceu no Super Nes.

Trata-se da primeira formação dos mutantes liderados pelo Professor Xavier. No jogo podemos escolher Wolverine, Cyclops, Psylocke, Gambit e Beast. Essa versão fez muito sucesso pois passava na Rede Globo, durante o mesmo ano de 94. Xavier descobre movimentos estranhos em uma ilha chamada Genoshian, onde vários mutantes pupilos de Xavier foram aprisionados por Magneto.

Na história dos X-Men, existem dois lados da moeda onde de um lado temos o Xavier, que acredita que em um mundo onde mutantes e seres humanos vivam juntos em paz. Porém do outro lado está Magneto, que acredita que o mundo “normal” jamais conseguirá aceitar os mutantes entre os humanos e instiga alguns mutantes a utuilizar os poderes para proveito próprio e se a violência for necessária, então que seja assim.
No meio de toda essa trama, entra um mutante muito interessante, Apocalypse. Que almeja destruir por completo os mutantes que não aceitarem um regime de ditadura onde os mutantes devem acabar com a raça humana. Enquanto isso Magneto ativa os robôs sentinelas, e os monta em algum lugar da ilha de Genoshian. Cabe os X-Men derrotar todos os planos de Magneto e ainda preocupar-se com a intervenção de Apocalypse. Então preste atenção e vamos começar a batalha.

Apenas para você entender:

O jogo possui sete etapas. Na primeira etapa cada personagem tem sua própria missão. Passada essa etapa até o final, o jogo torna livre a escolha de personagens para caminhar em missões únicas. Claro que cada personagem possui uma habilidade e os desafios das fases mudam, por exemplo, Wolverine pode escalar paredes, habilidade que nenhum outro personagem tem e assim devem percorrer a fase pelo caminho comum que nem sempre é o melhor caminho.
No final de cada etapa o jogador é presenteado com um password. Fiquem tranquilos que até o password eu irei mostrar à vocês. Se bem que acredito que muitos vão usar o password final para acabar de uma vez com o jogo. Mas vamos lá.

Roteiro de Fases:

Etapa 1: Um por todos…

– Wolverine – Missão: Destruir a fábrica de Sentinelas.
– Cyclops – Missão: Parar o trem que transporta peças dos Sentinelas
– Psylocke – Missão: Invadir a ilha de Genoshian
– Gambit – Missão: Chegar na ilha de Genoshian através da costa marítima
– Beast – Missão: Roubar dados do computador central para obter arquivos que relatem a verdadeira intenção de Magneto.

– Etapa 2: Derrotar Q. Brood na base militar.
– Etapa 3: Derrotar Tusk & Tuskettes
– Etapa 4: Derrotar Apocalypse
– Etapa 5: Batalha com Omega Red
– Etapa 6: Batalha com Juggernaut
– Etapa 7: Finalmente a base espacial de Magneto.

**Não se esqueça: Existem dois finais no jogo, e o melhor final só poderá ser visto se o jogador não perder nenhuma vida, ou seja, não matar nenhum x-men. Para isso na primeira etapa todos os personagens começam com duas chances, porém, em toda fase é necessário que o jogador colete três objetos quadrados de cor azulada que gira o tempo todo, é fácil reconhecê-lo pois possuem um X no centro. Ao coletar três que estão espalhados pela fase o personagem ganha mais uma chance, por isso olho aberto enquanto joga, pois eu tenho certeza que muitos vão precisar dessas chances para sobreviver.

Etapa 1: Um por todos…

Wolverine, Cyclops, Psylocke, Gambit e Beast - Cada um possui uma missão própria.

Wolverine, Cyclops, Psylocke, Gambit e Beast – Cada um possui uma missão própria.

Wolverine – Fábrica de Sentinelas

Movimentos:
B: Pula
Y: Ataca
B-baixo-Y: rasante com garras do ar ao chão
cima-Y: gancho
2x lado(dir ou esq.)+Y: golpe corporal
baixo: agacha
baixo+lado+baixo+lado-Y: gancho voador (estilo shoryuken) (deslize o dedo no direcional para acertar o golpe.
B+lado: Agarra paredes para escalar.

“X” para coletar:

1º – Está logo no início da fase, derrote o soldado que lança granadas no chão, suba na plataforma elevada e dê um salto bem longo. Se precisar aconselho fazer o golpe “rasante com garras” para ganhar impulso.
2º Logo após derrotar o robô e destruir uma porta que bloqueia o caminho. Caia grudado na parede e vá descendo até o final e encontrará mais uma.
3º – Enquanto sobe pela parede após pegar o segundo X, você verá uma espécie de coluna vertebral gigante com costelas suspensa do lado direito. Agarre-se nas costelas mas suba pois os discos da coluna começará a cair. Você verá o X enquanto sobe, não se desespere, desça, colete e use o golpe “rasante com garras” para alcançar a extremidade da esquerda com segurança.

Chefe: Robô Sentinela – O único modo de matá-lo é golpear a cabeça, que vira de um lado para o outro na vontade de acertá-lo com raios que saem pelos olhos. Faça-o de bobo e dê seus golpes. Nem preocupe-se com os inimigos que aparecem embaixo para atacá-lo.

Cyclops – O Trem de Carga

Movimentos:
B: Pula
Y: Ataca
baixo+Y: rasteira
cima+Y: chute na altura do rosto
esquerda+baixo+direita+Y: solta laser pelos olhos (deslize o dedo no estilo “hadouken”)
2x lado+Y: rasteira com deslize
baixo+lado+Y: laser embaixo (deslize o dedo para cima e para baixo no lado que você quer acertar)
B+Y: Voadora
B+esquerda+baixo+direita: solta laser no ar enquanto pula (estilo Ryu nos atuais jogos da Capcom)

“X” para coletar:

1º – O primeiro está logo ao lado de uma plataforma, para pegá-lo o ideal é pular bem alto e dar uma voadora, só assim Cyclops irá encostar no objeto.
2º – Logo após a batalha com as motos voadoras (derrote-os com facilidade com vários lasers enquanto pula). Após chegar até a ponte de madeira, uma moto dá um rasante e acerta a ponte queimando-a completamente, caia encostado na parte esquerda e o X estará no ar. Talvez você não veja pois é muito rápido, então, fique atento ao barulho quando pegar.
3º – Já no trem, antes de começar a batalha, suba e no alto você verá o X. Pegue-o.

Chefe: Destruir o motor do trem – Parece fácil mas aqui é daqueles chefes que não faz nada mas aparecem vários inimigos para atrapalhar sua missão. No trem você verá um motor, acerte laser sem dó nesse motor até destruí-lo completamente, fique tranquilo pois aparecerá “mission completed”. Depois dessa descanse um pouco.

Psylocke – Base de Genoshian

Movimentos:
B: Pula
Y: Ataca
B+Y: Voadora
baixo+Y: Rasteira
2x lado+Y: rasteira com deslize
esquerda+baixo+direita-Y: uma chama sai nas mãos da Psylocke que equivale por três socos.
cima+Y: chute com mortal
B-baixo+Y: ataca os inimigos na cabeça enquanto atinge locais mais altos.
baixo+direita+Y: joelhada voadora (deslize o dedo para efetuar o golpe)

“X” para coletar:

1º – Logo no começo é impossível ver mas está acima da porta onde sai vários inimigos. Ao sair um, use-o como mola e alcance o objeto.
2º – Logo após o primeiro X, ao pular para uma parte mais baixa você verá o X no alto, Psylocke possui um salto bem longo e alto, aproveite para pegá-lo.
3º – Após a lita com o robô vermelho, um terremoto destruirá o chão amarelo. Não bata em ninguém para ganhar tempo e conseguir fugir, já que Psylocke não corre, então no chão mesmo, você poderá pegar o objeto.

Chefe: Robô Sentinela – Do nada o Sentinela aparece do chão do elevador, dessa vez a área de luta é limitada, não tem para onde correr e mais uma vez o objetivo é acertar a cabeça do Sentinela. Tome cuidado com a mão dele que pelo buraco sai uma bomba de gas verde que toma todo o chão, o melhor modo é pular o tempo todo e acertá-lo com várias voadoras.

Gambit – O Porto

Movimentos:
B: Pula
Y: Ataca
baixo+Y: ataca embaixo
cima+Y: chute com mortal
2x lado+Y: arremessa carta-bomba
2x cima+Y: arremessa carta-bomba para o alto
esquerda-baixo-direita+Y: atira rajada com três cartas-bomba

“X” para coletar:

1º – Logo ao subir na primeira prateleira de caixas, vá para a esquerda e verá o X.
2º – Mais acima nas prateleiras você verá mais um X.
3º – No final das plataformas móveis, o X está bem em cima que pode-se ver apenas a ponta quando Gambit pula mais alto. Espere chegar uma plataforma mais alta e pule nela com Gambit quase fora da tela superior.

Chefe: Helicóptero + Piloto – Gambit tenta chegar por mar até Genoshian mas é abordado por um helicóptero. A primeira parte, destrua todos os canhões que atiram laser rosa. Basta arremessar as cartas para cima. Ao destruir o último canhão, imediatamente o helicóptero desce e o objetivo é acertar o piloto. Encha-o de golpes até ele cair, não demora muito, e assim a missão fica completa.

Beast – O Computador Central

Movimentos:
B: Pula
Y: Ataca
baixo+Y: ataca embaixo
2x lado+Y: ataca com a cabeça
B+baixo+Y: senta na cabeça dos inimigos é bom para atingir lugares altos.
cima+Y: ataca com os dois pés no peito do inimigo
B+Y: gruda os pés no teto e pode andar de cabeça para baixo.

“X” para coletar:

1º – Logo após lutar com o robô roxo, suba e lá no alto pegue o primeiro.
2º – Na parte dos esgotos, grude os pés na alavanca onde cai uma cachoeira de esgoto, o alçapão vai fechar e revelará outro X.
3º – Ainda na parte dos esgotos, ao subir tudo, siga pelo caminho da esquerda e vai pulando em cada plataforma, sempre mantendo a altura quase fora da tela superior, no final do caminho à esquerda, você encontrará o último.

Chefe: Guardiões do Computador – Já não basta um Sentinela, mas três. Sim, mas aparecerá um de cada vez, então tome cuidado com os golpes traiçoeiros. A melhor tática aqui é usar o golpe que Beast senta na cabeça e faça a cabeça dos Sentinelas como molas. Sempre acerte a cabeça que é o ponto fraco.

No final da primeira etapa temos um password. É bom no caso de você parar o jogo por algum motivo.

Etapa 2 – Q. Brood

Q. Brood e Tusk

Q. Brood e Tusk

Agora a escolha é livre e tanto faz qual você jogar, a fase será sempre a mesma, com alguns obstáculos diferentes, mas não muda muita coisa não.

Nessa fase existem “X” para coletar, mas estão espalhados e de fácil visualização.

Chefe: Q Brood. – O bicho é grande pra tela. Golpes só na cabeça, por isso tome cuidado com a garra que o bicho vive movimentando. Golpeie a garra até que a mesma caia por completa, pronto, é só acertar a cabeça e tomar cuidado com os filhotes que voam e acertam o personagem com uma bela ferroada.

Etapa 3 – Tusk & Tuskettes

Chefe: Tusk – o melhor é tentar jogá-lo no magma que está nas duas extremidades assim Tusk perderá energia mais rápido. Apenas tome cuidado com a plataforma que sobe e desce para acertá-lo, não fique no meio da plataforma em momento algum.

Etapa 4: Apocalypse

É a única fase horrível do jogo, pois logo no início um maremoto de magma vem do lado esquerdo. Aconselho jogar com Wolverine, pois é ágil para escapar dos obstáculos que aparecem no meio do caminho para atrasar a vida do jogador. Tem um momento que existe uma abertura no teto e com Wolverine, o jogador poderá subir em segurança pois lá em cima o magma não avança mais.

Chefe: Apocalypse – Lutar com esse cara deve ser complicado, mas não é. Apocalypse tem três golpes que são acionados dependendo do.s movimentos do jogador. Se o jogador fica parado no chão, é atacado com uma bola de energia que sai das mãos do inimigo. Se ficar muito perto, a mão de Apocalypse transforma-se em uma broca retrátil. Se pular em cima para golpear, o corpo inteiro de Apocalypse enche-se de espinhos. O jeito é pular, os espinhos aparece e você ataca com golpes no chão enquanto Apocalypse fica parado na idéia de que você o atacará por cima.

Apocalypse, Omega Red e Juggernaut.

Apocalypse, Omega Red e Juggernaut.

Etapa 5: Omega Red / Etapa 6: Juggernaut

Essas duas etapas tem mais cara de treinamento do que missão. As fases já começam com lutas. Omega Red deve ser atacado no chão enquanto chacoalha as cordas e Juggernaut deve ser atacado quando faz a pose de “eu sou o mais forte”.

Etapa 7: Base Espacial

Exodus e Magneto.

Exodus e Magneto.

 Essa fase pode ser chata para aqueles que não aguentam andar e sempre ter que matar um inimigo que não pára de aparecer. Aqui é assim. Magneto junta-se com Exodus para impedir os X-Men. Durante a fase você encontrará um objeto que lembra o X que foi coletado nas fases anteriores. O detalhe é a imagem dos personagens. Esse objeto fazer o personagem morto ser ressucitado na lista de seleção ou serve também para você dar mais uma chance para o seu personagem preferido. Espere aparecer a imagem do personagem que você quer ajudar e pegue o objeto.

Chefe 1: Exodus

 Tome cuidado com esse chefe, pois ele só poderá ser atacado uma vez que aparecer. Exodus aparece e reaparece no ar, não fique parado para ver o que acontece porque a voadora dele é poderosa. Dependendo da sua postura no jogo, você conseguirá matar Exodus ou apenas derrotá-lo com metade da energia. Assim ele se levanta e some no ar.

Chefe 2: Magneto

A bastalha final começa e Magneto está no centro. enquanto ri da sua cara, uma bola de energia rodeia o vilão. Essa bola desaparece e é nessa hora que você deve atacá-lo. Tome cuidado com as chapas de metal que Magneto ataca contra o personagem. Essa batalha é muito demorada, espero que você tenha muita paciência. Feito isso, descanse e curta o final verdadeiro que é muito bom para quem gosta de papel de parede.

O final verdadeiro.

O final verdadeiro.

Assista ao longplay de X-Men: Mutant Apocalypse

Fico por aqui, comentários são bem-vindos, até a próxima.

Marvox

Sobre Marvox

Formado em Comunicação Social: Propaganda e Marketing, fundador e autor do Blog MarvoxBrasil. Criador da série Start Again no Youtube. Desde 2015 faz parte da equipe do Canal Jornada Gamer. Minha maior paixão, saber que consigo ajudar pessoas a terminar mais jogos. Essa conquista não tem preço!

Publicado em 15 de outubro de 2009, em Consoles Retrôs, Detonados e marcado como , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 8 Comentários.

  1. Sim Glauter, no começo quando estava ainda conhecendo o jogo eu demorei um tempo para aprender a soltar as magias, até entender que a maioria dos poderes são feitos por combinações parecidas com as do Street Fighter II, ou seja, ao lembrar de Hadouken ou Shoryuken é possível efetuar alguns poderes da maioria dos personagens. Recomendo você jogar Marvel Super Heroes: War of the Gems, utilizar o especial desse jogo consegue ser mais desafiador, vale a pena experimentar.

    Curtir

  2. eu achei dificil usar o especial dos personagens

    Curtir

  3. Uau! Que maneiro isso, parabéns pelo vídeos e obrigado por trazê-los aqui e mostrar para nós.

    Curtir

  4. Olá!
    Vou deixar 2 links aqui: O primeiro é um vídeo mostrando onde estão todos os X e o segundo, um vídeo com os principais chefes do jogo.

    https://www.youtube.com/watch?v=ECF1f6zyoDE – Todos os X
    https://www.youtube.com/watch?v=89UJqY-4RvA – Os Chefes

    Obg!

    Curtir

  5. jogo dificil! como fã dos x-men, jogava pra ver os personagens q iriam aparecer ao longo das fases, principalmente os vilões. os gáficos dos personagens são bem bons.

    Curtir

  6. Olá Gabriel… aqui no MarvoxBrasil você consegue jogar X-Men Mutant Apocalypse acessando o HD Virtual MarvoxBrasil, que está localizado na coluna da direita onde aparecem as informações do Blog, antes do item CaixaPreta, ao acessar poderá fazer o download da ROM do jogo, esteja certo que este jogo é para Super Nintendo.
    Bom Divertimento!

    Curtir

  7. eu to doidinho para jogar este jogo maneiro deve ser muito daora e divertido porque parece que tem
    todo mundo .

    eu to loco pra jogar este jogo por favor dexa eu jogar

    Curtir

  8. No quadro da Etapa 2 – Q. Brood:
    O quadro ficou sem desenhos (deve ser por erro, onde consta no rodapé: Q. Brood e Tusk, para mim aparece vazio).
    21.10.09#19h02
    Abçs.

    Curtir

Para comentar não é preciso se identificar. Mas, se quiser, pode comentar utilizando seu login do Facebook, Twitter, G+ ou Wordpress. Grande abraço!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: