Ed.Nº 21 – Detonado: Moonwalker, Michael Jackson [Master System e Mega Drive 1990]

Michael Jackson é o rei do pop, isso todo mundo sabe. Suas canções sempre estiveram no topo das mais tocadas em rádios, e seus videoclipes mais que uma filmagem, eram um verdadeira produção cinematográfica com qualidades absurdas. Beat It, Thriller, Black & White. O que dizer dessas músicas? Letras que faziam milhares de fãs chorar e quem entendia a mensagem que MJ passava, poderia ir mais além, uma das filosofias mais gratificantes para a humanidade ensinadas por MJ é: Tudo pode acontecer, basta acreditar. Infelizmente, o astro teve uma morte inesperada, morreu aos 50 anos no dia 25 de junho de 2009. O mundo de fãs, sentiram-se órfãos por algumas horas, mas sabemos que as palavras de MJ, vão ficar na memória e jamais serão esquecidas.

O MarvoxBrasil Nº 21, fez uma análise com um momento inédito até então que aconteceu no início da década de 90. Michael Jackson, foi protagonista de um jogo de videogame. Controlar MJ e fazer todos aqueles passos difíceis que MJ levou anos para aprender a aperfeiçoar, com o toque de botões, com certeza empolgou muitos gamers que hoje tem seus 20 a 35 anos. Valeu a pena jogar MJ mais uma vez e analisar minuciosamente vários detalhes de duas versões do ano de 1990. A primeira, original, programado para Mega Drive, e comparar com a conversão programada para Master System II. Dois videogames diferentes, de gerações diferentes, mas que a produtora SEGA, esforçou-se ao máximo para presentear os donos de ambos os videogames a participar de maneira jogável e controladora, o filme lançado em 1988, Moonwalker.

No filme Mr. Big sequestra crianças, e cabe a MJ salvar todas as crianças raptadas pelo vilão. É uma história fictícia, com um certo drama e um olhar crítico na carreira de MJ até a presente data do filme. No início do filme é mostrado dezenas de fotos do cantor, alguns videoclipes e claro, a história determinada para o filme em que MJ é amigo de três crianças. Wendy é a garotinha que é mantida como refém pelo vilão Mr. Big, com efeitos especiais muito bem produzidos, com olhar detalhista de MJ, que no filme pode transformar-se em carro futurista com turbo e a capacidade de voar, também vemos MJ como um Robô todo prateado que consegue soltar raios laser pelos olhos e até mesmo em nave espacial que é a última transformação para a feliz derrota de Mr. Big e a salvação das crianças. Acompanhe agora MJ nos videogames.

Trajetória de MJ nos Videogames:

1989 – A Triumph International produz o primeiro jogo baseado no filme programado para máquinas de fliperama. ( Até o fechamento da edição, não consegui encontrar para mostrar à vocês). 1990 – A SEGA Enterprises lança um jogo exclusivo para Mega Drive com uma conversão amigável para Master System II. A versão da SEGA foi totalmente diferente do que foi feito um ano atrás. Este também é baseado no filme, foram coletados os mesmos elementos do filme, carro (não é controlado pelo jogador), robô e nave que são controláveis pelo jogador nos trechos finais do jogo.

Jogue com MJ e dance o Moonwalker

A SEGA programou um jogo bem intuitivo e cheio de detalhes pop que lembram exatamente como o filme é, desde os cenários com seus objetos, até as roupas de cada personagem, o objetivo único de em todas as fases é necessário coletar um dado número de garotinhas Wendy que estão replicadas e espalhadas ao redor das fases. Para encontrá-las, MJ precisa abrir portas, entrar em cavernas, mover lápides de cemitério, olhar atrás de arbustos, abrir portas automáticas, tudo para encontrar todas as garotinhas para no final, ao coletar a última garotinha, ser dado o anúncio da batalha que define o final do estágio e assim MJ prossegue adiante no jogo. Ah, o visual é todo em 2D, com MJ movimentando-se da esquerda para a direita e vide- versa além de outros ângulos que a SEGA trabalhou para dificultar a vida do jogador, porém, nada muito complicado com um pouco de treino e olho fixo no objetivo.

No Mega Drive

MJ pula, dá soco, chuta e dança. Essa última é um movimento especial que faz com que todos os inimigos da tela acompanhem a dança de MJ, que é uma dança mortal onde no final da trilha sonora, todos os inimigos caem derrotados no chão. MJ também pode agarrar galhos de árvores e atingir os inimigos com uma joelhada no ar. Outro movimento excelente é a possibilidade de MJ utilizar o corrimão das escadas e descer sentado no corrimão e atacar os inimigos com os dois pés no peito. O jogador tem duas chances, e uma barra de energia que enquanto estiver azul ou amarelo, MJ acertará os inimigos com fragmentos de estrelas que saem de suas mãos e pés e possuem um alcance privilegiado. Quando a energia vai para vermelho, é bom tomar cuidado, porque MJ perde o poder da estrela e só atinge os inimigos com golpes de perto que na verdade, não surtem muito efeito nos inimigos. Cada vez que MJ resgata uma garotinha, sua barra de energia aumenta. No Mega Drive, o game permite que duas pessoas joguem, alternadamente.

No Master System II

MJ pula, dá soco, chuta, e dança. O único diferencial é que aqui, MJ não tem poder algum das estrelas e o game parece mais um bater e correr. Para dançar o jogador utiliza o mesmo botão que dá chute, basta pressionar e deixar MJ girar o corpo até a dança sair. Com as limitações do Master System, nenhum inimigo acompanha a dança de MJ, enquanto este faz sozinho e com a tela inteiramente escurecida onde somente o cantor aparece. Quando a iluminação da tela volta, todos os inimigos já encontram-se derrotados. Uma espécie de “Fatalitie” antes mesmo do lançamento de Mortal Kombat. Mesmo assim, o objetivo de MJ é o mesmo do Mega Drive. No Master System, o jogo não permite que duas pessoas joguem, tornando o jogo algo bem solitário, principalmente se a pessoa que te chamou for tão bom que não consegue perder nenhum momento, aí tem que fazer o esquema de “uma fase ou uma vida cada um”. Veja agora a diferença entre as duas versões lançadas em 1990 pela SEGA Enterprises.

Michael Jackson’s Moonwalker, Mega Drive x Master System 2, 1990, SEGA Enterprises.

Primeiro veja a relação de fases e o tempo que o jogador deve terminar todo o estágio para ganhar pontos extras de bônus. Esses jogos são bem no estilo, faça mais pontos do que eu, e muitas vezes quem comprava revista de games da época, notava fotos capturada da tela da TV com a pontuação atingida.

No Mega Drive:

Round 1 – Club 30 1-1 – 5 Wendy -> Tempo limite 2 min. 1-2 – 6 Wendy -> Tempo limite 2 min. 1-3 – 7 Wendy -> Tempo limite 2 min.

Round 2 – Street 2-1 – 6 Wendy -> Tempo limite 3 min. 2-2 – 7 Wendy -> Tempo limite 3 min. 2-3 – 8 Wendy -> Tempo limite 3 min.

Round 3 – Woods 3-1 – 7 Wendy -> Tempo limite 4 min. 3-2 – 8 Wendy -> Tempo limite 4 min. 3-3 – 9 Wendy -> Tempo limite 4 min.

Round 4 – Cavern 4-1 – 8 Wendy -> Tempo limite 5 min. 4-2 – 9 Wendy -> Tempo limite 5 min. 4-3 – 10 Wendy -> Tempo limite 5 min.

Round 5 – The Enemy Hideout 5-1 – 9 Wendy -> Tempo limite 6 min. 5-2 – 10 Wendy -> Tempo limite 6 min. 5-3 – 10 Wendy -> MJ transforma-se em Robô

Round 6 – Michael’s Battle Plane – Batalha contra Mr. Big

Pontuação: 452300 pts.

Vamos aos detalhes…

Foto 1 Nas imagens vemos a abertura do game já com o nome do jogo. Após vemos os créditos de produção. No menu vemos a opção para dois jogadores e as opções(options) podemos regular o nível de dificuldade(fácil, normal e difícil), configurar o controle para melhor conforto do jogador e ouvir as músicas do jogo.

Ao iniciar o jogo vemos uma animação com MJ transformado em carro. Na primeira fase, Club 30, podemos ver claramente os detalhes de alto nível. Nas escadas vemos corrimão, nas fases vemos mesas e um balcão de bar. Nos inimigos podemos notar claramente o terno e chapéu. E a garotinha loira é a Wendy que ao ser resgatada por MJ, fala o nome do astro “Michael” e a mesma garotinha voa em cima de uma rajada de estrela cadente até sumir do cenário.

Foto 2 – MJ pode utilizar o corrimão das escadas para deslizar e atingir o inimigos. Ainda no cenário, vemos mesas de bar, mesas de sinuca e podemos abrir portas e janelas. Alguns objetos são acionados com movimentos especiais que MJ faz durante o jogo, como essa escada cinza que desce quando MJ faz o movimento tradicional levantando um dos braços para o alto com a outra mão na cintura. No final do estágio, um mascote pula nos ombros do astro e aponta para a direção que MJ precisa ir para que a luta comece, assim Mr. Big sempre aparece no canto direito e assim inicia a luta. Igual ao filme, MJ dança e todos os inimigos acompanham os passos de MJ até cair derrotados no chão.

Foto 3 – Ao início de cada estágio, MJ aparece com alguma animação, seja dança ou gestos tradicionais. Após o Club 30, MJ segue para o estágio Street. Lá vemos MJ nas ruas, com hidrantes, alguns prédios e os inimigos usam bandanas na cabeça, remetendo ao clipe Beat It. A garagem aparece na terceira e última parte do estágio. Na garagem vemos um detalhe melhor dos carros e no porta malas é possível encontrar armadilhas, como uma bomba-relógio. Pelo menos no Mega Drive, podemos ver a bomba antes de explodir. O terceiro estágio é Woods, que remete o clipe Thriller, em que MJ aparece como um zumbi. Nesse estágio, é comum aparecer um número grande de inimigos ao mesmo tempo, como vemos na imagem em que MJ está embaixo de uma ponte onde dançam vários zumbis. Também podemos ver que MJ pode agarrar os galhos das árvores para efetuar golpes de ataque.

Foto 4 – No quarto estágio, Cavern, MJ precisa vasculhar todas as cavernas para encontrar todas as garotinhas raptadas. Detalhe muito interessante é que uma das cavernas está escondida atrás da cachoeira, como vemos na foto. Em seguida, no estágio cinco, MJ encontra o esconderijo secreto do Mr. Big. Lá podemos ver um detalhe maior que na versão Master System não víamos, as portas possuem sistema eletrônico e encontramos escadas para trafegar dentro do cenário. Além disso, o melhor momento é a luta final de MJ contra o exército de Mr. Big em que uma estrela cadente atinge o astro e o transforma em robô. Na foto, vemos o robô, que atira raios pelos olhos para acertar todos os inimigos, além de raios, podemos voar por tempo indeterminado.

Foto 5 e Foto 6 – O estágio seis é o momento decisivo em que finalmente o jogador encontra Mr. Big e precisa derrotá-lo no melhor estilo do gênero tiro com naves. MJ transforma-se em nave e o jogador se sente dentro da nave espacial. No lado direito do painel da nave temos um radar e um ponto azul. É esse ponto azul que o jogador deve seguir para mirar em Mr. Big e derrotá-lo com oito tiros. Feito tudo isso, o jogador pode descansar e curtir o final. Participação especial do garotinho que vemos no filme Moonwalker.

No Master System II:

Round 1 – Club 30 1-1 – 4 Wendy -> Tempo limite 2 min. 1-2 – 6 Wendy -> Tempo limite 2 min. 30 seg. 1-3 – 9 Wendy -> Tempo limite 3 min.

Round 2 – Street 2-1 – 6 Wendy -> Tempo limite 2 min. 2-2 – 6 Wendy -> Tempo limite 2 min. 2-3 – 7 Wendy -> Tempo limite 4 min.

Round 3 – Woods 3-1 – 8 Wendy -> Tempo limite 1 min. 30 seg. 3-2 – 8 Wendy -> Tempo limite 2 min. 3-3 – 8 Wendy -> Tempo limite 2 min.

Round 4 – Cavern 4-1 – 6 Wendy -> Tempo limite 3 min. 4-2 – 6 Wendy -> Tempo limite 3 min 30 seg. 4-3 – 8 Wendy -> Tempo limite 4 min.

Round 5 – The Enemy Hideout 5-1 – 6 Wendy -> Tempo limite 2 min. 5-2 – 6 Wendy -> Tempo limite 2 min. 30 seg. 5-3 – 7 Wendy -> Tempo limite 2 min. 30 seg.

Round 6 – Michael’s Battle 6-1 – Robô -> Derrotar 30 inimigos. 6-2 – Nave -> Derrotar 4 canhões.

Pontuação: 999990 pts.

Vamos aos Detalhes…

Foto 1 – O início do jogo é inteiramente mudo, sem nenhum tipo de som como acontece no Mega Drive. Em compensação, uma animação também ocorre antes do início de cada estágio. Vemos a transformação de MJ em carro, porém os estágios não possuem título. Ao iniciar o primeiro estágio, vemos um cenário mais simples. As escadas não possuem corrimão, os objetos do cenário são estáticos e não possuem “vida”. Mesmo assim, podemos encontrar mesas e MJ precisa abrir portas e janelas. Outra simplicidade é na resolução da garotinha Wendy no Master System, que parece mais uma jóia empilhada. Ainda mais, ao resgatar a garotinha, a mesma não aumenta a energia de MJ, assim, o jogador precisa encontrar um paletó verde, para aumentar o nível de energia determinado pelas barras retangulares verde que encontra no canto superior esquerdo. Outros obstáculos que se tem, é buracos no piso do estágio. Ao final do estágio, Mr. Big aparece sozinho em uma tela escura. Durante a dança, vemos MJ sozinho também em uma tela escura sem nenhuma interação com os inimigos.

Foto 2 – No estágio Street, todas as três etapas passam dentro da garagem. Os inimigos, com menos detalhes no figurino aparecem carecas. Dentro dos carros também existem bombas como armadilhas para pegar de surpresa o jogador, que infelizmente não é tão visível como aconteceu no Mega Drive. Ainda para suprir a simplicidade, outro paletó é encontrado durante o jogo, desta vez na cor vermelho, que ao pegar, MJ não utiliza mais os punhos para bater nos inimigos e sim atira o chapéu contra o inimigo. Isso lembrou muito de relance Kung Lao de Mortal Kombat. Mas vamos voltar à Moonwalker.  No estágio três, Woods, o cemitério possui um clima menos perigoso que na versão para Mega Drive. Os zumbis podem ser derrotados com apenas um golpe. Enquanto que na versão para 16-bits, o jogador precisa de dois golpes para derrotar os zumbis. Nas cavernas os soldados de Mr. Big possuem a cor cinza ao invés de verde. Talvez para não haver confusão com a barra de energia de MJ.

Foto 3 No estágio do esconderijo do inimigo, vemos um cenário mais plataforma onde MJ precisa movimentar-se com altos pulos para atingir locais mais altos. Os canhões laser que atrapalham a vida do jogador não podem ser destruídos e somente são desativados com a destruição dos computadores com painel vermelho. Finalmente quando MJ transforma-se em robô, um modo estilo tiro ao alvo de parques de diversões é apresentado. O jogador movimenta o robô de um lado para o outro apenas, e precisa derrotar 30 inimigos enquanto Mr. Big assiste atentamente no centro e protegido por um vidro inquebrável. Na última etapa, quando jogamos com a nave espacial, Mr. Big somente é derrotado quando destruímos todos os quatro canhões que atiram contra o jogador. No final Mj desaparece no céu e assistimos o final.

Longplay Moonwalker (Mega Drive)

Conclusões

A SEGA Enterprises fez um excelente trabalho em converter a versão de 1989 e ainda melhorar o estilo de jogo. Tanto para Mega Drive quanto Master System 2 é encontrado uma diversão sem limites e não deixa a desejar. Ao tirar alguns detalhes, porém, entende-se as limitações e a diferença de ambos os videogames. MJ foi um jogo que qualquer usuário que tivesse um dos dois videogames ou os dois, não poderiam reclamar que não jogaram MJ em 1990. Mesmo assim, é interessante dizer que, vemos detalhes bem sutis em cada um dos videogames.

Alguns chegam perto do filme e outros utilizam o filme para criar desafios diferentes e até melhores. Atualmente, veículos que escrevem sobre games relataram uma suposta e inédita versão de um game protagonizado novamente pelo Michael Jackson. Quando será lançado? Para quem videogame? Desta vez a plataforma PC receberá também uma cópia? Enquanto não sabemos de maiores detalhes, continuarei a jogar e mostrar diferenças sobre diversos games e digo, a lista que tenho aqui é grande. E não esqueci, ainda encontrarei a versão de 1989 do game Moonwalker, para jogar e mostrar à vocês.

Nos veremos na edição 22. Até a próxima!

Marvox

Sobre Marvox

Formado em Comunicação Social: Propaganda e Marketing, fundador e autor do Blog MarvoxBrasil. Criador da série Start Again no Youtube. Desde 2015 faz parte da equipe do Canal Jornada Gamer. Minha maior paixão, saber que consigo ajudar pessoas a terminar mais jogos. Essa conquista não tem preço!

Publicado em 6 de outubro de 2009, em Consoles Retrôs, Detonados e marcado como , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 2 Comentários.

  1. mchael jackson lindo

    Curtir

  2. Cara, como você consegue? Passou a semana jogando videogame?

    Curtir

Para comentar não é preciso se identificar. Mas, se quiser, pode comentar utilizando seu login do Facebook, Twitter, G+ ou Wordpress. Grande abraço!